Boletim de Atos Oficiais da UnB em 05/03/2021

Timbre  

Edital CONJUNTO N. 001/DEG/INT/2021

 

PROCESSO Nº 23106.018409/2021-32

 

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA PROJETO DE TRADUÇÃO DE EMENTAS DA GRADUAÇÃO

 

PREÂMBULO

O Decano de Ensino de Graduação e o Secretário de Assuntos Internacionais (INT), no uso de suas atribuições legais, estabelecem as normas da seleção de estudantes de graduação da UnB para apoiarem ações relacionadas à preparação do texto final de traduções de ementas da graduação para as línguas espanhola e inglesa.

objeto

Seleção de bolsistas para apoiar o trabalho de tradução, revisão e inserção de ementas de disciplinas de todos os cursos de graduação da UnB no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA.

Dos requisitos das candidaturas

O(A) candidato(a) a esta seleção deverá:

ser aluno(a) regular de graduação dos cursos de Tradução – Inglês, ou Tradução – Espanhol, Línguas Estrangeiras Aplicadas do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da UnB ou ser aluno(a) regular de graduação em Letras do Instituto de Letras da UnB e possuir diploma em Tradução ou Línguas Estrangeiras Aplicadas;

estar regularmente matriculado(a);

não estar cumprindo sanção administrativa na UnB;

ter cursado o mínimo de 50% de um dos cursos de Letras mencionados (em créditos);

ter pelo menos 20 horas semanais para se dedicar ao desenvolvimento das atividades demandadas, confirmadas por meio da assinatura de uma declaração.

da bolsa

A presente Chamada contará com recursos oriundos do orçamento da Fundação Universidade de Brasília (FUB), de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do exercício 2021.

O valor unitário mensal da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

O período das atividades será de abril de 2021 a setembro de 2021.

Caso o projeto não seja concluído no período previsto e haja disponibilidade orçamentária o período de atividades poderá ser prorrogado por 6 meses.

As atividades serão desenvolvidas de forma remota. Os bolsistas selecionados deverão dispor de conexão à internet a fim de manterem sua participação no projeto.

As bolsas serão pagas por meio de depósito em conta bancária. Para tanto, o(a) estudante convocado(a) deverá apresentar os dados bancários referentes à conta corrente própria, no momento da assinatura do Termo de Compromisso. A conta corrente deverá ser no nome do(a) aluno(a), individual, e não poderá ser conta poupança.

A permanência do(a) estudante na referida bolsa está condicionada à manutenção dos requisitos constantes desta Chamada.

das inscrições

A Inscrição será realizada apenas por meio do formulário eletrônico disponível em http://int.unb.br/br/bpte_2021, entre os dias 08/03/2021 e 14/03/2021.

O acesso ao Formulário Eletrônico INT se dá pelo e-mail institucional (instruções para acesso em https://sti.unb.br/office365-alunos). 

Novos cadastros e redefinições de senha são efetuados por meio da página https://autenticacao.unb.br/.

Problemas de acesso podem ser sanados pelos contatos disponíveis na seguinte página https://aluno.unb.br/faleconosco.

O estudante poderá realizar novo preenchimento do formulário de inscrição em caso de erro de preenchimento. Apenas o último formulário enviado será considerado.

DA seleção

A seleção para a presente Chamada Publica será́ efetuada mediante processo seletivo simplificado e será composta pelas seguintes etapas:

Etapa 1: Análise de Histórico Escolar, para comprovação do exigido nos itens 3.1.1 a 3.1.4. Esta etapa é eliminatória;

Etapa 2: Entrevista. Serão convocados para entrevistas os candidatos aprovados na Etapa 1. A Etapa 2 terá caráter classificatório e será realizada via web na data prevista de 24/03/2021.

O resultado provisório da 1ª etapa do processo de seleção será divulgado em 18/03/2021, na página da Secretaria de Assuntos Internacionais na internet www.int.unb.br e na página do DEG http://deg.unb.br/editais;

Recursos contra o resultado provisório da 1ª etapa poderão ser interpostos mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Recurso disponível em http://int.unb.br/br/bpte_2021_recurso_1, na data de 18/03/2021;

O resultado final da 1ª etapa e convocação para a 2ª etapa serão divulgados em 22/03/2021, nas páginas da Secretaria de Assuntos Internacionais e do DEG / UnB: www.int.unb.br e http://deg.unb.br/editais.

O resultado provisório da 2ª etapa do processo de seleção será divulgado em 25/03/2021, nas páginas da Secretaria de Assuntos Internacionais na internet e do DE/UnB: www.int.unb.br e http://deg.unb.br/editais;

Recursos contra o resultado provisório da 2ª etapa poderão ser interpostos mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Recurso disponível em http://int.unb.br/br/bpte_2021_recurso_2, de 26/03/2021 29/03/2021;

O resultado final do processo de seleção será divulgado em 30/03/2021, nas páginas da Secretaria de Assuntos Internacionais e do DEG/UnB: www.int.unb.br e http://deg.unb.br/editais.

 

DOs critérios de seleção

Etapa 1 – Análise de Histórico Escolar

Somente os(as) candidatos(as) que cumprirem os requisitos obrigatórios serão aprovados(as) e classificados(as) para a Etapa 2 (entrevista).
 

Requisito obrigatório

Mínimo 50% dos créditos completos em um dos seguintes cursos de Letras:  

  • Tradução – Inglês

  • Tradução – Espanhol

  • Línguas Estrangeiras Aplicadas

Requisitos classificatórios

Critérios de avaliação

Pontuação

  1. Ter concluído

entre 51% e 60% dos créditos

10 pontos

entre 61% e 70% dos créditos

20 pontos

entre 71% e 80% dos créditos

30 pontos

acima de 81% dos créditos

40 pontos

  1. Valor do I.R.A. multiplicado por 2

10 pontos (máximo)

Total de pontos possíveis

50 pontos

Os valores do I.R.A. serão conferidos pela banca de seleção a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, após a data de encerramento das inscrições.

Serão aprovados para a Etapa 2 o triplo do número de vagas disponíveis, o que equivale aos 15 candidatos mais bem classificados na Etapa 1.

Etapa 2 – Entrevista

Critérios de avaliação

Pontuação

  1. Habilidade de comunicação e expressão oral

10 pontos

  1. Conhecimento sobre etapas envolvidas e ferramentas utilizadas na tradução

15 pontos

  1. Conhecimentos sobre editores de texto e tabela

15 pontos

  1. Participação prévia em atividades de gestão de projeto de tradução

10 pontos

Total

50 pontos

Para ser aprovado(a) o(a) candidato(a) deverá somar o mínimo de 30 pontos na ETAPA 2 – Entrevista

A classificação se dará com a soma da pontuação alcançada na ETAPA 1 e na ETAPA 2. Para ser aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá ter pontuação mínima de 60 pontos.

Em caso de empate prevalecerá, para efeito de classificação final, o candidato:

Com a maior nota na Etapa 2;

Com o maior percentual do curso já concluído;

Com o maior I.R.A.;

Com maior idade.

DO quantitativo de vagas

Esta seleção irá conceder, obrigatoriamente, 2 bolsas para Tradução – Espanhol e 2 bolsas para a Tradução – Inglês, para os dois candidatos mais bem classificados em cada um dos idiomas.

Uma quinta bolsa será concedida para o candidato mais bem classificado após o preenchimento das quatro bolsas indicadas no item 8.1.

Do cronograma

Fase

Data

Divulgação

 05/03/2021 a 07/03/2021

Inscrição

 08/03/2021 a 14/03/2021

Análise de histórico escolar

 15/03/2021 a 17/03/2021

Resultado provisório da 1ª etapa

 18/03/2021

Recursos (1ª etapa)

 19/03/2021

Resultado Final (1ª etapa) e convocação para entrevistas

 22/03/2021

Entrevistas

 24/03/2021

Resultado provisório da 2ª etapa

25/03/2021

Recursos (2ª etapa)

26/03/2021 a 29/03/2021

Resultado Final

30/03/2021

 

das disposições gerais

Candidatos(as) que não atenderem aos requisitos constantes nesta Chamada Pública serão eliminados.

O(A) candidato(a) que, aprovado(a), não comparecer à convocação para o início das atividades, será desclassificado(a).

Estudantes convocados(as), mas que apresentarem desempenho insatisfatório e/ou que não cumprirem com os itens previstos no Termo de Compromisso serão dispensados(as).

As vagas decorrentes de desistência de bolsistas, desclassificação de candidato(a) nos termos do item 10.2 ou de dispensa nos termos do subitem 10.3 serão preenchidas por candidatos(as) constantes do cadastro reserva na ordem da classificação final.

A critério da Secretaria de Assuntos Internacionais, as vagas ociosas por falta de candidatos(as) no cadastro reserva para um dos idiomas poderão ser revertidas para o outro idioma.

Em caso de dúvidas e/ou informações complementares, o(a) candidato(a) poderá entrar em contato por meio do endereço eletrônico: intweb@unb.br, nomeando o assunto do e-mail como: Bolsa Tradução - Nome do(a) Candidato(a).

A INT/UnB não se responsabilizará por problemas de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores gerados pelo candidato ou por terceiros que impossibilitem a entrega de qualquer dos documentos exigidos nesta convocação. Para evitar tais problemas, recomenda-se que os estudantes evitem o preenchimento do formulário em momento muito próximo ao prazo final.

O estudante é responsável pelo acompanhamento das publicações pertinentes a este edital, nas páginas: http://www.int.unb.br/ e http://deg.unb.br/editais.

 

Prof. Diego Madureira de Oliveira

Decano de Graduação

 

Prof. Virgílio Pereira de Almeida

Secretário de Assuntos Internacionais


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Diego Madureira de Oliveira, Decano(a) do Decanato de Ensino de Graduação, em 05/03/2021, às 17:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Virgilio Pereira de Almeida, Secretário(a) da Secretaria de Assuntos Internacionais, em 05/03/2021, às 17:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 6325573 e o código CRC 37A3823E.




Referência: Processo nº 23106.018409/2021-32 SEI nº 6325573