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ATA DA TRICENTÉSIMA TRIGÉSIMA  (330ª) Reunião Ordinária do Colegiado do Departamento de Música da Universidade de Brasília, realizada ao vigésimo sétimo dia do mês de março do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXEI ALVES DE QUIEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORRÊA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO V. DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KERMMER CERNEV, GISELE PIRES MOTA, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, ULIANA DIAS FERLIM, TATIANA OLIVEIRA CATANZARO. Foi justificada a ausência dos professores:  Adeilton Bairral, Alexandre Araújo Antunes, Beatriz Duarte P. de Magalhães Castro, David Bretanha Junker, Ebnezer Nogueira, Eustáquio Alves Grilo, Hugo Leonardo Ribeiro, Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo, Maria Isabel Montandon, Paulo Roberto A. Marins, Sérgio Nogueira Mendes, Simone Lacorte Recôva. O Chefe do MUS, Prof. Renato de Vasconcellos, deu início à reunião para a discussão e deliberação dos seguintes itens de pauta: Item - 1 - Aprovação das Atas: Aprovação da Ata 326 de 14/11/2017 - Aprovada com 2 abstenções. Aprovação da Ata 329 de 13/03/2017 - Aprovada com 3 abstenções. Item 2 - Aprovação dos processos de afastamento encaminhados ad referendum do Colegiado do MUS. Após a leitura dos pareceres pelos relatores da Comissão de Afastamento, seguiu-se votação. a) Afastamento para o exterior do Prof. Ricardo Freire - SEI no. 23106022316/2018-15 (Parecerista Prof. Flávio Pereira) - após a leitura de parecer favorável ao afastamento, colocado em votação, aprovado obtendo 18 votos favoráveis e 1 abstenção.b) Afastamento para o exterior do Prof. Renato de Vasconcellos - SEI no. 23106028466/2018-24 (Parecerista Profa. Irene Bentley) - após a leitura de parecer favorável ao afastamento, aprovado por unanimidade. c) Processo de inscrição no programa de bolsas INT “Curtas estadias de Pesquisa para Professores Doutores de nacionalidade Brasileira e Portuguesa – Fundação Carolina e Grupo Tordesilhas”, “Curtas estadias de Pesquisa para Professores Doutores de nacionalidade do Prof. Antenor Ferreira - SEI no. 23106028596/2018-67 (Parecerista Prof. Bojin Nedialkov). O professor Antenor pediu a palavra para explicar sobre o afastamento, informou que se trata de um pedido antecipado de liberação, condição estabelecida pelo edital como um dos critérios para concorrer e só se afastaria caso venha a ser aceito pelo programa. O Prof. Bojin fez breve leitura do parecer favorável, sendo colocado em votação, aprovado por unanimidade. Na oportunidade, o Prof. Antenor solicitou ao Colegiado do Mus explicação do motivo do pedido de seu afastamento para a Suécia, processo SEI: 23106.013324/2018-62, não ter sido apreciado reunião, o Prof. Renato esclareceu que o afastamento só aconteceria no período de junho  a julho, portanto ele não precisaria ser aprovado agora. A Profa. Flávia acrescentou que foram solicitadas algumas informações ao Prof. Antenor de modo a complementar o processo e que satisfeitas as condições o afastamento seria levado na próxima reunião de colegiado. d) Afastamento para o exterior do Prof. Maico Lopes - SEI no. 23106020481/2018-24 (Parecerista Prof. Alessandro B. Cordeiro).  Após leitura de parecer favorável o afastamento foi aprovado por unanimidade. Item 3 - Itens de Coordenação - a) Inclusão das disciplinas " Instrumento Principal Piano Popular 1, 2, 3 e 4 " como OBS, na Cadeia 1, do Curso de Licenciatura Noturno, código 1406, habilitação 5606, e OPT para BachareladoA Profa. Flávia explicou que as referidas disciplinas já estão como Obrigatória seletiva - OBS, Cadeia 1, no curso de Licenciatura Diurno; por isso, gostaria que os/as estudantes do curso noturno também tivessem a possibilidade de integralizar essas disciplinas nessa cadeia. São disciplinas com oferta, por enquanto, apenas no turno diurno, mas alguns estudantes do noturno têm disponibilidade de cursar no diurno e, por isso, solicita-se esta modificação. Para as/os estudantes do Bacharelado, essas disciplinas seriam Optativas - OPT, em vez de Módulo Livre, possibilitando o atendimento a mais estudantes que queiram cursar essas disciplinas. Aprovado com 19 votos favoráveis e uma abstenção. b) Reintegração - Aluno Asafe Felipe Ferreira Ramos (Relator Prof. Daniel Tarquínio). O Prof. Daniel informou que faltavam 10 créditos para a conclusão do curso de Bacharelado em Piano do aluno Asafe, disse que esses créditos poderiam ser concluídos entre um e dois semestres,  e deu parecer favorável à sua reintegração. Aós breve discussão, aprovado por unanimidade. c) Acolhimento à estudante com necessidades especiais - Profa. Flávia informou que temos uma caloura - Carolina Dias Lima Sousa - deficiente visual que entrou para o curso de Licenciatura Diurno e toca piano popular. Ela conta com um(a) tutor(a) em cada disciplina que cursa e, por enquanto está sem aula de instrumento, mas espera que ela seja acolhida nas diversas práticas musicais do departamento. d) Monitoria: Prof. Edson informou que todo o processo correu bem. Ressaltou que o monitor deve ser utilizado em atividades relacionadas à disciplina, não para com o professor. O monitor não pode dar aula, em hipótese alguma sem que o professor o esteja acompanhando em sala de aula. Aluno de Pós-graduação podem atuar, mas ainda assim com a presença de professor em sala de aula. A Profa. Flávia comentou que neste semestre temos 20 vagas remuneradas de monitoria e, até o momento, ainda havia 1 vaga disponível. O Prof. Daniel pediu a palavra para comentar sobre a criação da disciplina Laboratório de Teclados, a partir do próximo semestre. A Profa. Flávia falou sobre pedido de aproveitamento de estudos do aluno Vitor Hugo, que esteve fazendo intercâmbio em instituição de ensino na Colombia, falou ainda da necessidade de designar professores que pudessem dar parecer sobre as equivalências, sendo estabelecido então que Prof. Mário Brasil  disponibilizou-se a avaliar as disciplinas de composição e os professores Renato, Bruno e Alciomar disponibilizarm-se a verificar as disciplinas de Jazz. e) Matrículas em disciplinas: os coordenadores informaram ao colegiado que o procedimento de matrícula ocorreu como o esperado sem grandes surpresas. Item 4 - Criação do " Laboratório de Pesquisas Pianísticas"  (Relatora Profa. Gisele Pires). Projeto de Pesquisa Pianísticas - A Profa. Gisele fez breve relato sobre a criação da disciplina e as pesquisas que a Profa. Gisele  tem realizado. O projeto da disciplina implica na criação de materiais didáticos. Colocado em votação: Aprovado por unanimidadeItem 5 - Orçamento do MUSO prof. Renato iniciou  informando que foi feito apuração dos gastos realizados em 2017, explicou como os gastos  na gestão passada ocorreram, esclareceu que a relatório financeiro deveria ter sido feito pelo antigo chefe. Falou ainda dos valores que não foram gastos,  consequentemente devolvido para união; esclareceu  que em sua gestão priorizaria gastos para a melhoria do espaço físico do Departamento de Música. Falou ainda dos projetos especiais, em especial a Orquestra da UnB, que não se realizou atividades em 2017, portanto teve o recurso destinada a ela também devolvido para o erário. O Prof. Ricardo falou que até 2017 o recurso ficava alocado no DPO, mas que em 2018 esse recurso seria repassado às unidades e caberia ao departamento ordenar sua utilização. O Prof. Renato esclareceu que o Coro Sinfônico e a Orquestra da UnB são os dois projetos especiais do MUS com recursos específicos, e a nova gestão pretende utilizar cada centavo.  Informou brevemente das discussões sobre recursos e gastos ocorridos nas ultimas reuniões do instituto, esclareceu que o controle desses recursos ficará a partir de agora a cargo das unidades em 2018, e tentou conscientizar o colegiado de que para que não haja futura diminuição dos recursos, devemos pensar na utilização do orçamento com a maior brevidade possível. Informou que o recurso destinado ao MUS em 2017 foi (aproximadamente) em R$ 177.543,03, e inicialmente de acordo com os seguintes percentuais: 7,8%: almoxarifado 21,38% equipamento, 12,59% PPG-MUS, 28,34% projetos e 29,82% docentes.  Informou que após reunião com a comissão de orçamento os percentuais para 2018 mudaria, ficando da seguinte forma: 5% para almoxarifado, 13% para o PPG-MUS, 20% - equipamento (piano, pianos digitais, equipamento de som etc.), 20% espaço físico (sistema elétrico, iluminação interna e externa, ar condicionado etc) e 42% Projetos e Docentes.  O Prof. João Paulo falou dos problemas com a falta de material e outras dificuldades. O Prof. Daniel falou que dinheiro esse ano virá com diferenciação de rubricas; caberá ao mus estabelecer suas prioridades. O Prof. Renato falou ainda sobre como o recurso será gasto, apresentou alguns percentuais baseados nos recursos dos exercícios anteriores,  mas informou que ainda não sabemos qual o valor preciso. Destacou como como ponto negativo as amarras legais que limitam nossos gastos em rubricas específicas. Após breve discussão os percentuais apresentados pelo Prof. Renato de Vasconcellos forma aprovados como um ponto de partida, tendo nesse momento ainda um caráter flexível e podendo ser revistos em futuras reuniões. Item 6 - Informes: os informes foram dados ao longo da reunião. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas, o prof. Renato deu por encerrada a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, servidor do Departamento de Música, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim, pelo Chefe de Departamento.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 28/06/2018, às 08:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 2443711