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ATA DA TRICENTÉSIMA NONAGÉSIMA (390ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao vigésimo dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ALCIOMAR OLIVEIRA SANTOS, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, HUGO LEONARDO RIBEIRO, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Professor Voluntário: FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA. Servidor ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO. Discente LEONARDO MARQUES DA SILVA. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, prof. Vadim iniciou a reunião as 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. 1 - Aprovação da ata 385, de 13/04/2021. O prof. Vadim informou que a ata foi enviada para apreciação, mas não houve pedidos de retificação. Colocado em votação, ata aprovada por 16 votos favoráveis e 4 abstenções2 - Assuntos de coordenações: a)  Coordenação de Graduação:  O prof. Alciomar comentou sobre problemas relativo à oferta e sobre a o esforço em solucioná-los com inserção de diversas disciplinas via SEI. Solicitou que, se algum professor tiver alguma observação sobre a sua oferta, que reporte à coordenação para que as devidas correções. Chamou atenção para os pedidos de matrícula que não puderam ser efetivados devido a choque de horário, salientou que todas as disciplinas da oferta terão horários alocados, não havendo mais possibilidade de oferta com horário livre. Falou também sobre ajustes que estão sendo feitos ao longo da semana e sobre as disciplinas que aguardam a contratação de professores substitutos. Finalizou fazendo considerações sobre o SIGAA ser sistema interessante, mas que não foi pensado para as especificidades da UnB e alertou para dos diversos problemas gerados tanto na SAA como para as unidades. A profª. Francine informou sobre o envio de instrução normativa do DEG, que comunica sobre alterações para o semestre letivo e adaptações em relação ao semestre passado. Falou também sobre a necessidade de se colocar no Mural de Notícias da disciplina no SIGAA as informações pertinentes aos alunos como: forma de contato, plataformas, links para salas etc. Comentou também sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e sobre divulgação junto aos alunos. b) Pedido de reintegração do discente Hudson Bomfim de Freitas (SEI 23106.077814/2021-92). O prof. Alexei fez a leitura de parecer do pedido de reintegração e explicou brevemente os motivos que levaram o aluno a interromper o curso. Seguiu-se breve debate sobre a situação e, em virtude do tempo em que o aluno ficou fora da universidade, o colegiado decidiu votar o mérito do pedido, condicionando sua aprovação à conformidade legal. Colocado em votação do mérito, pedido de reintegração aprovado por 22 votos favoráveis, 1 contrário e 4 abstenções.  Aproveitou também para comentar sobre o processo de matrícula e sobre como o esforço da coordenação para atender a todos os professores. Informes. c) Coordenação EAD. O  prof. Paulo comunicou que a EAD também estava se preparando para o Enad. Comentou que neste novo semestre a oferta de instrumentos cresceu com maior participação de professores do presencial aceitando alunos da EAD e convidou a outros professores a participar da oferta EAD. d) Coordenação PPG - Música. A profª. Delmary falou que, à pedido da chefia, o site do Programa de Pós-Graduação em Música sofreu pequenas alterações de modo a deixar as atividades realizadas mais transparentes e acessíveis aos interessados. Falou que as informações do relatório e também do programa, como por exemplo, linhas de pesquisa, disciplinas ministradas, quantidade de alunos matriculados, dados de egressos etc., estavam disponíveis para consulta, bem como informações sobre o programa e orientações para quem se interessar em participar. Informou que em reunião recente do PPG-MUS foi definido que o orçamento do programa em 2021 será destinado ao pagamento de auxílio financeiro estudantil por meio de editais a serem lançados. Por fim, comentou sobre a procura que o programa está tendo e convidou mais uma vez aos professores a participarem. O prof. Flávio informou também sobre a nova seleção, cuja procura está muito superior à demanda, tanto de alunos de diversas partes como do exterior. Atribuiu essa situação à visibilidade que o programa tem ganhado nos últimos tempos. e) Coordenação PROFARTES. Não houve relato. 3 - Homologação do ad referendum: O prof. Vadim informou que em virtude do período de recesso, muitos professores estavam em férias e não haveria quórum para convocar colegiado, portanto foram concedidos ad referendum aos seguintes processos. a) Homologação do ad referendum para o pedido e renovação de afastamento do prof. Alessandro Borges Cordeiro para curso de doutorado (SEI 23106.063090/2021-08). Trata de renovação de afastamento do prof. Alessandro, período 2021 a 2022, que precisava acontecer para que houvesse tempo hábil para que houvesse a renovação do contrato do prof. substituto Gabriel Strauss. b) Homologação do ad referendum para o pedido e renovação de afastamento da profª. Simone Lacorte Recôva para curso de doutorado (SEI 23106.062847/2021-38); Trata da última renovação de afastamento para doutorado da profª. Simone, período 2021 a 2022, devido à necessidade de contratação de candidata aprovada em seleção simplificada antes do início do semestre letivo. c) Comissões do MUS. O prof. Vadim informou que, com a aposentadoria da profª. Irene e a saída do prof. Alexei para o doutorado, houve necessidade de alterar a Comissão de Afastamento, cuja nova composição passou a ser a seguinte: prof. Bojin Nedialkov, como presidente, e como membros as professoras Delmay Abreu e Flávia Narita, e os professores Alciomar Oliveira e Vadim Arsky. Comissão de Gastos do MUS, prof. Vadim Arsky, como presidente, e membros as professoras Delmary Abreu e Francine Cernev, o prof. Hugo Ribeiro e o servidor Antonio Martins. d) Seleções simplificadas do MUS; O prof. Vadim informou que, em função do recesso e também da necessidade de se compor Bancas Avaliadoras para processos seletivos,  objetivando-se a contratação dos aprovados com mais celeridade, nomeou comissões a partir dos professores disponíveis no período. Informou também que os processos já haviam ocorrido e pediu que o trabalho fosse relatado. Para a seleção simplificada na área Piano e Estruturação Musical - Edital 156/2021, a prof.ª. Gisele Mota foi nomeada como presidente e como membros a prof.ª. Tatiana Catanzaro e o prof. Renato Vasconcellos, como suplente prof. João Paulo Machado. A profª. Gisele fez relato pelo chat e informou sobre os 16 inscritos, dos quais apenas 9 se apresentaram para a primeira fase da seleção. Para a segunda fase apenas 5 candidatos foram selecionados, cuja candidata Elisa Galeano foi aprovada em primeiro lugar. Para a seleção simplificada para a área Regência e Estruturação Musical, Edital 178/2021, foi nomeado o professore Edson Carvalho, como presidente, como membros os professores Bojin Nedialkov e Vadim Arsky, e como suplente o prof. Flávio Santos Pereira. O prof. Edson relatou brevemente sobre o processo seletivo falando sobre a qualidade e o alto nível dos inscritos, cuja candidata  Isabela Sekeff foi aprovada em primeiro lugar. Para a seleção simplificada para área Educação Musical, Edital 172/2021, foi nomeado o prof. Alexei Alves, como presidente, e como membros o prof. Antenor Corrêa e a profª. Maria Cristina, como suplentes a profª. Flávia Narita e o prof. Hugo Ribeiro. O prof. Alexei fez breve relato sobre o processo, cujo candidato Hamilton Pinheiro foi aprovado em primeira lugar. Informou também sobre o candidato Haniel Queiroz, aprovado em segundo lugar, que estaria disponível para contratação, se necessário. A profª. Maria Cristina aproveitou também para falar sobre a seleção simplificada Educação Musica, Edital 167/2020, cujo primeiro lugar foi candidato Daniel Pitanga, e que teve como segunda colocada a candidata Karina Firmino Vieira, que também atende às necessidades e estaria disponível para contratação, se necessário. Falou ainda sobre o início do semestre e a necessidade de contratação de mais professores para atender disciplinas ainda descobertas. O prof. Vadim informou que a candidata Karina Vieira já estava em fase de contratação para ocupar a vaga não preenchida na seleção simplificada para a área Música, Edital 04/2021. Comentou ainda que com a saída do prof. Alexei para o doutorado, havia também a possibilidade de fazer a contratação do candidato Haniel Queiroz. Colocado em votação, todos os ad referendum da chefia, homologados por unanimidade4 - Utilização do espaço físico do MUS. O prof. Vadim informou que vem recebendo solicitações para uso do espaço físico do MUS e, em virtude disso, encaminhou questionamento para o CCAR consultando sobre a possibilidade em atender aos pedidos, contudo, ainda não obteve resposta. A profª. Flávia informou ter enviado seu relato sobre a última reunião do CEPE, mas que não viu o e-mail circular pelas listas do MUS. Alertou que o cenário ainda é preocupante, que apenas 70% da população vacinada não favorecia um retorno seguro, e que era fortemente recomendado que não houvesse atividade presencial. Falou sobre o último boletim emitido pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência (COES), que foi discutido durante a reunião, cujos dados inspiram cautela sobre o retorno. Por fim, comentou sobre relatos de alguns conselheiros, sobre os riscos associados ao retorno presencial neste momento em que variantes do vírus da Covid-19 passam a circular. Portanto, a decisão do CEPE é que o semestre ainda permanecerá remoto. Seguiu-se breve debate sobre o assunto em que alguns professores puderam expôr situações específicas envolvendo disciplinas, atividades de gravação, extensão e recitais de conclusão de curso. 5 - Pedido de movimentação para integrar força de trabalho no INSS da prof.ª. Denise Cristina Fernandes Scarambone (SEI 23106.067286/2021-63); O prof. Vadim informou sobre o processo que chegou ao Departamento de Música para manifestação quanto a cessão da profª. Denise Scarambone. Informou que, como a próprio documento deixa claro,  a cessão não gera vaga de substituto. O servidor Antonio informou que atualmente a profª. substituta Euridiana Souza ocupa a vaga gerado pela licença e caso o colegiado votasse pelo deferimento do pedido, o contrato da substituta obrigatoriamente seria quitado. Colocado em votação, o pedido de cessão indeferido por unanimidade6 - Pedido de redistribuição da profª.  Alba Christina Bomfim Souza, (UFPI) para ocupara a vaga gerada pela aposentadoria do prof. David Junker (SEI 23106.073607/2021-69); sem tempo para a devida discussão o item será retomado na próxima reunião. 7 - Informes.  não houve informe. Prof. Vadim agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18h, encerrou a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, servidor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, Prof. Vadim Arsky. 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 08/12/2021, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Professor(a) de Magistério Superior do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 09/02/2022, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.021062/2021-13 SEI nº 6936887