Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA SEPTUAGÉSIMA TERCEIRA (373ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao primeiro dia do mês de setembro do ano de dois mil e vinte, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON BARBOSA DE OLIVEIRA, FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GABRIEL STRAUSS, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, LUIZA AQUINO SALLES, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRCIO GIACOMIN PINHO, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO, dos servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO, IVO REGAZI FILHO, ROBÉRIO DE PAULA ALMEIDA e URIANE ALMEIDA OLIVEIRA, da representante da CPPNE, CAROLINA DIAS PINHEIRO, dos professores convidados REMI CASTIONI E ANA CLÁUDIA FARRANHA SANTANA. Faltas justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Bruno Rosas Mangueira, Flávia Motoyama Narita, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, Prof. Vadim iniciou a reunião às 16:15, quando houve o quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, Prof. Vadim cumprimentou todos e passou para os itens de pauta: Item 1 – Aprovação das atas das reuniões extraordinárias do MUS 92ª (19/06/20) e 93ª (21/07/20); Prof. Vadim explica que os ajustes foram realizados. Colocadas em votação, as atas são aprovadas por unanimidade. Item 2 – Projeto sobre "Adaptação de Materiais Acadêmicos para a Musicografia Braille" (Relatora: Carolina Dias – CPPNE); Carolina Dias, que é revisora Braille, cumprimenta todos do Colegiado, agradece pela resposta ao contato, menciona conhecer o prof. Renato da gestão anterior e elogia o departamento pelos alunos que trabalham na adaptação. Carolina Dias pergunta quantos estão familiarizados com o projeto (necessidades dos alunos Carolina e Sávio), compartilha a tela (slide com partitura e braille) e tece algumas explicações relacionadas às particularidades de recursos de adaptação para leitura das pessoas com deficiência visual. Carolina Dias menciona que ao se falar em cegueira, geralmente vem à mente o Braille (embora não seja o único recurso); para cegueira ou baixa visão têm-se também adaptação em formato digital acessível ou áudio; e para baixa visão, ampliação de textos. Quanto ao Braille, esse é uma codificação de 6 pontos, criado na França, sendo o seu criador um músico. Detalha afirmando que os conjuntos de pontinhos formam células braille e a pessoa que faz essa adaptação precisa conhecer os dois códigos (notação musical e braille). Quanto aos alunos Carolina e Sávio, explica que eles já possuem leitura muito boa, até mesmo pela procedência da Escola de Música (na qual estudaram) que possui uma ótima sala de recurso. Explicita que o projeto foi iniciado em 2019, dando toda a contextualização, e fala sobre a parceria com a Escola de Música de Brasília. Carolina Dias ressalta a importância da comunicação do MUS com a CPPNE, visto que por muitas vezes o material a ser adaptado chega a eles por meio dos alunos (whatsapp e e-mail) sem o(a) professor(a) nem sequer saber o tempo de preparação desse material adaptado. Carolina Dias menciona também que a maior parte de sua equipe esse semestre são de novatos e isso demanda maior tempo devido ao treino. Com a pandemia, a equipe está reduzida, visto que alguns alunos não têm condições tecnológicas para manusear os materiais do projeto. Por enquanto estão apresentando prazos de 7 a 15 dias a depender da quantidade e complexidade do material. Carolina Dias fala sobre os formatos dos arquivos e os programas utilizados no projeto, recomenda os softwares de edição de partituras (em detrimento das partituras escaneadas) para melhor comunicabilidade com os programas Braille Fácil e MusiBraille. A última questão refere-se à entrega do material, visto que o Braille é físico. Infelizmente para a tecnologia que se tem hoje no Brasil ainda não se tem programas mais modernos/desenvolvidos, o que impossibilita a entrega em outra formato. A questão da entrega do material é assunto em tramitação entre o DAC e a CPPNE. Carolina Dias explica ainda que a CPPNE está sempre disponível para trabalhar junto aos professores (materiais detalhados, avançados), uma vez que essa explicação é fundamental na adaptação do material. Prof. Vadim agradece pelos esclarecimentos e pela atenção com os alunos da Música e passa a palavra aos professores que trabalham com os discentes Carolina e Sávio. Prof. Pedro agradece pelas explicações e menciona ter duas perguntas a fazer: 1ª se há um banco de dados de partituras adaptadas que ele possa utilizar na disciplina História da Música; 2ª não havendo esse banco de dados, se ele já pode encaminhar o material a ser utilizado daqui a três ou quatro semanas para a CPPNE fazer as adaptações necessárias. Carolina Dias explica que existem bancos de dados, mas estão desatualizados. Contudo, há um grupo de pesquisa que facilita conseguir alguns materiais de modo rápido. Quanto a antecipação de material programado, a revisora Braille agradece e afirma que esse é o procedimento recomendável e desejado a ser praticado por todos os docentes, porque a CPPNE consegue dar prosseguimento aos trabalhos e em caso de atraso não atrapalha o acompanhamento da disciplina pelo aluno auxiliado. Prof. Renato pergunta quais os alunos que continuam no projeto. Carolina Dias registra quantifica a equipe dela com atualmente 12 pessoas e lista os nomes a começar pelos que continuam desde o semestre anterior: Victor Hugo (MUS), Vanderval (aluno da EMB e do curso de Letras), Lucas Pinheiro (MUS) e os novatos: André Luis Fonseca (MUS), João Paulo dos Santos Oliveira (MUS) e Pedro Calil (MUS). Os discentes de outros cursos que sempre estão buscando disciplinas da Música são: Vitória Nara (EMB e de outro curso da UnB), Guilherme - apoio técnico (Ciências da Computação) e duas voluntárias: uma pianista da EMB e uma funcionária da UnB que toca violoncello. Prof. Renato agradece a exposição e incentiva os colegas docentes, quem puder, com um suporte técnico (ajustar computadores) para empréstimos, a auxiliarem esses alunos que estão desenvolvendo a Musicografia Braille de casa e representando o MUS de modo bastante positivo. Prof. Renato ressalta ainda que os professores podem se dirigir a esses alunos quando tiverem alguma dúvida relacionada ao assunto. Prof. Alciomar pergunta se o Sávio tem baixa visão. Carolina Dias informa que o aluno possui cegueira total, mas detém uma independência incrível. Carolina Dias explica que está em andamento as Cartas (Plano de Desenvolvimento Estudantil), uma espécie de comunicado (pedido pelo aluno e direcionado aos coordenadores e professores) que esclarecerá o tipo de deficiência, os meios de adaptação recomendados e as orientações de como trabalhar com cada estudante de acordo com suas necessidades. Profa. Francine, que ministra aulas para o Sávio, pergunta se a CPPNE pode os auxiliar nas melhores alternativas de recursos tecnológicos durante essa modalidade remota, visto que presencialmente a resolução dessas questões costuma ser de modo mais rápido junto ao aluno. Carolina Dias menciona que o contato com os alunos é essencial porque cada discente é único; recomenda que o contato deve ser mantido e que muitos métodos criam-se na hora, de acordo com a necessidade. Cita recursos do Microsoft Office 365, como o leitor de texto (recursos de acessibilidade). Prof. Hugo relata a experiência dele com o Lilypond Brasil, um software utilizado na leitura de partituras. Conta a história de uma estudante de música que aprendeu a interpretar o código do Lilypond e depois, na comunidade virtual, se revelou como cega, descrevendo sua experiência de associação das notas. Prof. Hugo afirma ser acessível para um cego ler uma partitura em Lilypond com os softwares de leitura de tela do computador. Prof. Hugo apresenta também um site chamado Mutopia que possui várias partituras, desde renascentistas a período barroco, classicismo, música popular, jazz e etc. Prof. Hugo se coloca à disposição para falar sobre o Lilypond com a equipe da CPPNE caso eles precisem. Profa. Maria Cristina relata a preocupação com a aluna Carolina na disciplina de Estágio no novo formato remoto e pede o contato tanto da CPPNE quanto do pessoal da Escola de Música. Carolina Dias disponibiliza o contato da CPPNE (ppne@unb.br) e o seu pessoal/institucional no chat; se coloca à disposição para intermediar o contato da Profa. Maria Cristina (MUS/UnB) com a profa. Andréa (EMB), que acompanhou a discente por um tempo considerável. A revisora Braille encerra a exposição com agradecimentos e reafirma a disposição para a contactarem. Prof. Vadim menciona que a ADUnB terá eleições e uma das chapas solicitou um espaço para breves palavras. Chapa 2 composta pelos docentes: Prof. Remi Castioni e Profa. Ana Cláudia. Os professores apresentaram o plano de trabalho, falaram sobre verbas, direitos, carreira, saúde e interagiram com alguns questionamentos do Colegiado. Item 3 – Compra de programas e aplicativos específicos para Música; Prof. Vadim apresenta o documento encaminhado por e-mail com a pauta de convocação do Colegiado; Prof. Vadim menciona que a ideia é que os interessados tenham contato com os programas para melhor se adaptarem à realidade remota com um desempenho mais apropriado. Prof. Paulo explana que discutirá hoje com os alunos sobre os programas a serem utilizados pelos professores e alunos. Prof. Carlos Eduardo expõe sua opinião quanto a aquisição desses programas e fala sobre a dificuldade enfrentada frente à pandemia que não possibilita o uso do Laboratório de Tecnologia Musical o qual, com muito esforço, conseguiu montar e tornar as aulas mais atrativas. O professor pergunta se haveria possibilidade de alguma parte do recurso ser destinados a ajudar os alunos dessa disciplina que muitas vezes não têm nem o básico, relatando que alguns já estão concorrendo ao auxílio do edital da UnB. Prof. Vadim solicitou uma lista ao prof. Carlos Eduardo sobre os equipamentos que seriam necessários para auxiliar os estudantes. Profa. Gisele solicita InternetMidi, ZOOM e cabo Midi. Prof. João Paulo diz que o Teams tem atendido bem às suas necessidades e a dos alunos. Para ele, não há necessidade da adquisição do ZOOM. Prof. Mário fala que usou, com seus alunos, o Teams, o Moodle e o SIGAA; diz que apesar das limitações nos aplicativos, menciona já ter notificado a Microsoft sobre os ajustes no som; afirma não ter necessidade em usar o ZOOM no momento para as disciplinas de Composição e Contraponto. Prof. Vadim explica que o ZOOM Educacional possui todas as ferramentas de ensino em sua plataforma e está sendo utilizado por universidades internacionais. Prof. Daniel relata que está usando o ZOOM, que a qualidade está bastante satisfatória, aconselhando que os que o usarem (mesmo o da versão livre) poderão regular o som pelos filtros. Prof. Vadim formula a proposta para votação: saber quantos são favoráveis às compras desses programas que auxiliarão nas aulas remotas. Colocada em votação, a proposta é aprovada pela maioria, com 1 abstenção (Profa. Irene)Item 4 – Antecipação de Outorga da discente Talita Varela Hofman – SEI 23106.070229/2020-81 (Relator: Prof. Alciomar); Prof. Alciomar relata o caso da aluna Talita que necessita cursar 2 disciplinas (Estágio Supervisionado e Regência 1) para concluir o Bacharelado em Flauta. O relator é favorável. Prof. Carlos Eduardo enfatiza o procedimento correto para a outorga antecipada com a criação de comissão (com professores relacionados às disciplinas) na busca de alternativas avaliativas de modo individualizado (seja uma prova, uma atividade, etc). Prof. Carlos Eduardo questiona sobre o recital de formatura, considera que o estado atual é excepcional, contudo, ressalta a necessidade de apresentação de novos meios para avaliação. Prof. Alciomar informa que o DEG, devido à situação de pandemia, tem incentivado as outorgas antecipadas. Prof. Vadim propõe a seguinte comissão: Beatriz Castro, Edson Carvalho e Alciomar Oliveira (presidente) para analisar o caso da estudante Talita. Colocada em votação, a comissão para avaliar a situação da aluna Talita é aprovada por unanimidadeItem 5 – Reintegração do discente Tiago Carvalho Barros, matrícula 14/0076751 Bacharelado/Violão – SEI 23106.081160/2020-11 (Relator: Prof. Alciomar); Prof. Alciomar relata o caso do aluno, explica que faltam 20 créditos e 5 disciplinas (Estágio em Violão, Violão 7 e outras) para a conclusão do curso. A indicação do relator é que haja a reintegração, mas para o próximo semestre regular (2021). Prof. Vadim menciona que o orientador deverá acompanhar o desempenho do estudante ao ser reintegrado. Colocada em votação, a reintegração do discente Tiago é aprovada por unanimidadeItem 6 – Mudança de Curso do discente Antonio Soares Mello, matrícula 19/0021373 (Licenciatura para Bacharelado/Violão) – SEI 23106.081156/2020-52 (Relator: Prof. Alciomar); Prof. Alciomar explica que por enquanto gostaria de deixar essa questão suspensa porque no processo falta um documento (de próprio punho do aluno) e a SAA ainda não lançou o edital que permite essa modalidade, com data e quantidade de vagas disponíveis. O ponto de pauta deverá retornar ao colegiado após o edital ser formalizado. Voltando ao assunto de antecipação de outorga, Prof. Vadim menciona que a aluna Maria Luisa Colusso teve problemas com a formatura. Prof. Alciomar explicita ter conversado com o Prof. Daniel sobre essa questão. Após alguns debates, prof. Vadim resume o assunto colocando em votação as notas atribuídas pelo Prof. Daniel para a discente nas disciplinas: Música de Câmera 4 (MS) e Prática de Acompanhamento (MS). Colocada em votação, as notas são aprovadas por unanimidadeItem 7 – Indicação de representantes para a Comissão de Coordenação de Estágio das Licenciaturas – CCEL. Sugestão: Titular: Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, matrícula 151815; Suplente: Francine Kemmer Cernev, matrícula: 1109740 (Relatora: Profa. Maria Cristina); Profa. Maria Cristina contextualiza brevemente o tema com as explicações pertinentes. Colocada em votação, a representação do MUS na CCEL é aprovada por unanimidade. Prof. Vadim noticia sobre o acidente da profa. Maria Débora explicando que a docente já saiu do Hospital de Base e se recupera em casa. Prof. Vadim relata também o falecimento do aluno Lázaro e agradece ao Prof. Hugo pela solidariedade junto à família do discente. Item 8 – Informes: a) Coordenação de Graduação; Prof. Alexei menciona ter conversado com o Henrique sobre as questões das matrículas (que passam a ser inseridas manualmente) e questiona se algum professor observou a mudança no SIGAA. Alguns professores apresentaram suas dúvidas e ocorreram alguns debates sobre o tema. b) Coordenação de Graduação EAD; Não houve. c) Coordenação de Pós-Graduação em Música; Não houve. d) Coordenação de Pós-Graduação PROFARTES. Não houve. Por fim, o chefe agradece a todos e nada mais tendo a relatar, às 18:25, é encerrada a reunião, da qual eu, Uriane Almeida Oliveira, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim Arsky. 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Uriane Almeida Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 14/10/2020, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 19/10/2020, às 09:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5661563 e o código CRC 97966EC7.




Referência: Processo nº 23106.042532/2020-93 SEI nº 5661563