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ATA DA TRICENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA (352ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , realizada aos quatorze dias do mês de maio do ano de dois mil e dezenove, às dezesseis horas, na Sala Samambaia - Prédio SG-4, presidida pelo Chefe do Departamento, Prof. Renato de Vasconcellos e contou com a presença dos seguintes professores:  ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA,  BEATRIZ MAGALHÃES CASTRO,  BRUNO ROSAS MANGUEIRA, DANIEL JUNQUEIRA TARQUINIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU,   FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE C. CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE,  PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE e SÉRGIO NOGUEIRA MENDES.  Contou com a presença do discente Ítalo Viera  e como secretária a servidora Angela Fontes Ausência justificada: Adeilton Bairral, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo, Ebnezer Nogueira da Silva, Francine Kemmer Cernev, Mário Lima Brasil e Tatiana Olivieri Catanzaro. Prof. Renato iniciou a reunião informando a todos sobre a situação orçamentária atual do Instituto de Artes, comentou que o momento é delicado. Falou que na reunião do Conselho do IdA a Diretora falou que o valor de R$ 680.000,00 , proveniente da Matriz Orçamentária, e o valor de R$ 134.000,00 ,destinados ao MUS, ainda não foram disponibilizados para utilizar, estando portanto inviável qualquer gasto. Disse que o MUS já gastou , até o momento R$ 35.000,00. Falou que o corte de recurso do governo, que será em torno de 30% a 40%, vai incidir diretamente nos Departamentos. Solicitou a todos, que não se opuserem que seja enviado um email sobre o encaminhamento com orientações para a paralisação que ocorrerá no próximo dia 15/05/2019, e necessária a manifestação de todos. Falou que encaminhará email  informando de que não serão impedidos a participar da paralisação e que não caberá falta nem a alunos ou a servidores. Profa. Flávia disse que sentiu apoio dos alunos do PIBID para participarem da manifestação. O aluno Ítalo se manifestou favorável em participar da manifestação. Prof. Flávio informou que a ADunB convocou uma reunião com os professores em apoio à paralisação e que  a mesma alcançará a Universidade como um todo. Prof. Renato submeteu o assunto como um comunicado a todos que não haverá retaliação a quem quiser aderir a paralisação. Aprovado.  Informou ainda que os projetos foram recebidos, porém devido a situação atual  sem a liberação dos recursos não serão definidos os gastos. Ponte 1Aprovação da Ata 351ª - Reunião do Colegiado do MUS de 30/04/2019; Ata aprovada com as alterações solicitadas pelos professores e com a alteração encaminhada pela Profa. Gisele Pires.2 Assuntos da Coordenação; a) Aprovação de Lista de Oferta, critérios de aprovação - Profa. Maria Cristina comunicou a todos que na reunião de hoje vai ser uma aprovação em condicional da Lista de Oferta. Falou que a Diretora do Instituto, Profa. Fátima , verificará todas as listas dos departamentos do Instituto de Artes. Informou que só será ofertada a disciplina que tiver professor. Em relação a vaga 0, propõe que seja informada só para as disciplinas de instrumento I. Disse que vai encaminhar uma tabela a cada professor . Falou que repetiu a grade horária. b) Reforma Curricular Licenciatura - Profa. Maria Cristina comunicou que irá oferecer para o próximo semestre a disciplina Laboratório de Tecnologia em Música, disse que vai ser um diferencial e contará como carga de prática docente. Solicitou aprovação da equivalência de ELEHA com Música em Sociedade, esclareceu ainda  que alguns alunos precisam da disciplina para se formar. Sugeriu que as duas disciplinas sejam ofertadas no mesmo horário. Aprovado. Profa. Flávia informou que a nova turma da UAB só iniciará em 1º/2020.  Prof. Renato falou que a Profa. Fátima instituiu uma comissão para organizar que irá organizar os espaços físicos para disciplinas que não tem um local definido.Prof. Hugo lembrou para retirar o pré-requisito para Harmonia. Prof. Flávio comentou que essa discussão tem que passar pelo NDE. Profa. Maria Cristina solicitou que o NDE de Bacharelado discuta essa questão e que retorne com o assunto para a Lista de Oferta. Aprovado. d) Aprovação dos pré-requisitos das disciplinas -Instrumento Principal Piano Popular - ( Relator Prof. Renato). Prof. Renato levantou a necessidade de ter pré-requisito para disciplina Piano Popular I. Aprovado. c) Informes sobre as Seleções Simplificadas- Prof. Renato falou que conforme solicitado pelo Prof. Flávio , esse assunto deverá ser tratado como ponto de pauta.3 - Proposta de dinâmica de trabalho intitulada "Se eu fosse o chefe". (Relator prof. Renato Vasconcellos); Prof. Renato informou a todos que, essa ideia  da dinâmica de trabalho irá possibilitar aos professores interessados em apresentar suas propostas em relação ao Departamento e caso seja  de interesse do Colegiado. Será um espaço onde o professor poderá se manifestar. Falou que a cada reunião três professores poderão se inscrever para apresentar sua proposta ao Colegiado, com o tempo de 5 min. Aprovado com 1 abstenção.4 – Seleção Simplificada - Prof. Alciomar informou sobre o caso do aluno Celso, que não consegui se formar por causa da disciplina Prática de Acompanhamento I. Disse que o aluno entrou com processo solicitando que  a disciplina seja ofertada. Disse que a abertura da Seleção Simplificada para piano atenderá essa demanda. Prof. Renato esclareceu que esse assunto foi sugerido como ponto de pauta pelo Prof. Flávio, que fez em seguida um histórico dos procedimentos que devem ser seguidos para a abertura de uma Seleção Simplificada. Falou que foi convocado para uma reunião sobre a seleção de Piano. Esclareceu que o Colegiado tem a responsabilidade para deliberar, discutir os termos e o nível para o concurso. Disse que é importante ser retomada a rotina virtuosa para a organização de uma seleção, como a  de instituir  uma Comissão. Sugeriu ainda que os concursos sejam descentralizados em um regime de alternância dos servidores. Comentou também sobre as informações que são passadas aos candidatos. Prof. Renato falou que os últimos concursos não  passaram em Colegiado, e esse foi um pedido pela Diretora. Profa. Flávia falou que é importante que o Colegiado tenha informações dos concursos. Prof. Alexandre disse que entende a questão da centralização por tratar-se de um processo capcioso e acha positivo a centralização em um servidor. Ressaltou ainda que o servidor foi muito elogiado, no caso o servidor Antônio. Acha também que é temerário não poder dar instruções. Profa. Gisele disse ter feito uma consulta de como ocorre o processo de seleção simplificada em outros departamentos e repassou as informações. Prof. Renato pede a aprovação do Colegiado para instituir a Comissão da Seleção na área de Piano e Estruturação Musical. Indicando o nome dos Professores: Daniel Tarquínio, Flávio Santos Pereira, Gisele Pires e Maria Isabel Montandon. Aprovada. Para a área de Violoncelo foram indicados os professores: João Paulo Machado, Alexandre Araújo Antunes e Sérgio Nogueira. Aprovada. 5 - Composição da Comissão Permanente das Licenciaturas (SEI nº 23106.049801/2019-17); Profa. Flávia informou sobre a substituição da suplência na Comissão das Licenciaturas, falou que a Profa. Uliana ocupava essa função porém devido o seu afastamento para doutorado, surgiu a necessidade de indicar um substituto. Foi indicado o nome da Profa. Delmary de Vasconcellos, para suplência da Profa. Flávia Narita na Comissão Permanente das Licenciaturas. Aprovado6 - Destinação dos Pianos do MUS ( Relator - CA /MUS);  Prof. Renato esclareceu que entrou em contato com o CA/MUS e deu orientações aos alunos sobre a sugestão de disponibilizar os pianos mais antigos para algum departamento que tenha o interesse em receber. Informou que esse assunto não precisa de ser tratado em Colegiado.7 - Atribuição de espaço físico – Projeto da Profa. Tatiana Catanzaro – SEI nº 23106.043782/2019-15 ; O assunto deverá ser tratado na próxima reunião de Colegiado. Informes; 1 - Profa. Gisele informou a todos sobre o concerto que ocorrerá dia 29/05/2019, em homenagem ao Maestro Cláudio Santoro. Comentou que as postagens feitas no instagran tem tido um ótimo alcance e focado em um público alvo. Prof. Renato ressaltou que foi expressiva a repercussão das postagens. O aluno Ítalo falou sobre as disciplinas do noturno e sobre a necessidade da criação de duas disciplinas, prática de composição e produção musical. Prof. Renato informou ao aluno que esses encaminhamentos devem ser passados para a Coordenação. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas e dez minutos, o Prof. Renato de Vasconcellos deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, Secretária do Depto. de Música, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música - Prof. Renato de Vasconcellos.

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 30/10/2019, às 10:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 25/11/2019, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.029624/2019-44 SEI nº 3854178