Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA SEXAGÉSIMA SEXTA (366ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo nono dia do mês de maio do ano de dois mil e vinte, às dezesseis horas, na sala de reunião do Meet Google, por videoconferência, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FRANCINE KEMMER CERNEV, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, LUIZA AQUINO SALLES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO, e dos servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO e URIANE ALMEIDA OLIVEIRA. Faltas justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Bruno Rosas Mangueira, Flávio Santos Pereira, Gisele Pires de Oliveira Mota, Ricardo José Dourado Freire, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, Prof. Vadim iniciou a reunião às 16:04, quando houve o quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, Prof. Vadim iniciou a reunião cumprimentando todos e comentando sobre esse novo formato de se discutir as demandas (por videoconferência), dada as medidas preventivas contra o Coronavírus. Prof. Vadim projetou a pauta na tela para apresentação e visualização completa dos assuntos e passou então à discussão e deliberação dos itens de pauta: Item 1 – Aprovação das Atas 363ª Reunião Ordinária de Colegiado, de 26/11/2019 e da 364ª Reunião Ordinária de Colegiado, de 10/12/2019; Com a palavra, Antonio explicou sobre os dois pedidos de alterações solicitadas, leu o trecho que o prof. Antenor pediu para ajustar na segunda ata, referente aos seus trabalhos em Örebro, e os pedidos de retificação da Profa. Flávia, relativo a ajustes em expressões e correções ortográficas. Colocadas em votação, as duas atas foram aprovadas. Item 2 – Covid-19 e o Plano de retomada das aulas; Prof. Vadim explicou sobre as ações existentes para a retomada das aulas, que serão diferenciadas, visto à necessidade de prevenção com toda a volumosa comunidade universitária; acrescentando ser esta uma preocupação de todos os dirigentes da UnB. O prof. Vadim apresentou o slide com a estrutura organizacional do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação - Ccar - e as pessoas do MUS que participam da subcomissão do Ccar no IdA, quais sejam: Prof. Vadim, Prof. Alexei, Prof. Hugo e a servidora Uriane. Prof. Vadim perpassou o organograma, apresentando cada parte relacionada aos setores, comentou que o tamanho das salas também serão consideradas no estabelecimento de estratégias de distanciamento que proporcione segurança para prevenir contaminações. Prof. Vadim sinalizou ainda que algumas disciplinas terão que ser remanejadas para atividades à distância. Prof. Mário manifestou preocupação em relação à volta às aulas e sugeriu que a turma fique em sala e o professor, em algumas ocasiões, dê a aula de casa (projetado no datashow). Prof. Vadim explicou que não há data prevista para o retorno e que todas as preocupações levantadas pelos colegas no colegiado estão sendo consideradas. Profa. Maria Isabel manifestou a inquietação em relação aos problemas quanto à infraestrutura e citou a falta de ventilação na sala Aquário. Profa. Francine explicou que a proposta da UnB é um ensino híbrido nas atividades/disciplinas possíveis, deixando alguns momentos presenciais e outros remotos, para diminuir a circulação de pessoas ao mesmo tempo nos espaços comuns. Profa Maria Cristina relembrou que será importante avaliar a quantidade de disciplinas tanto por aluno quanto por professor, uma vez que o trabalho remoto demanda muito mais trabalho. O Prof. Alexei explicou sobre a análise preliminar de levantamento dos problemas estruturais e apontou que o objetivo é mapear soluções. Prof. Alexei esclareceu que já está com a planta baixa do Departamento repassada pelos servidores Antonio e Uriane, e que, por um tempo, só será possível alocar poucos alunos em sala devido à distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Profa. Maria Luiza Mestrinho manifestou sua preocupação em relação ao questionário que não possuía nenhuma referência a cuidados e contatos com pessoas idosas, do grupo de risco, no convívio familiar; ressaltando que não deve se considerar só o servidor, mas as pessoas de convívio familiar próximo. Prof. Maria Luiza Mestrinho falou sobre algumas disciplinas que poderiam ser via online, mas que outras não. Prof. Pedro falou sobre a questão do espaço físico e dos artigos, por ele, armazenados/coletados sobre a distância segura entre os músicos, documentos estes emitidos por estudiosos e grupos orquestrais, dentre outros. Prof. Pedro colocou-os à disposição para estudo da comissão (na pessoa do prof. Alexei). Profa. Irene afirmou estar no grupo de risco e o esposo dela também que além da idade é cardiopata. Prof. Irene mencionou ter dificuldades com algumas tecnologias e exemplificou sobre a complicação experimentada em acessar o novo SIGAA, corroborando a fala da Profa. Maria Luiza Mestrinho quanto à dificuldade das turmas de canto e orquestras no formato de EaD. Prof. Vadim projetou na tela o SIGAA e deu algumas instruções a fim de auxiliar os professores. Profa. Maria Isabel expôs que o processo de treinamento na UnB está bastante atrasado, visto que em outros locais do Brasil foram feitas capacitações desde o início do distanciamento social. O prof. Vadim afirmou que enviaria por e-mail os pdfs apresentados no Colegiado para todos terem o material. Item 3 – Eleição de Representante do MUS para o Conselho do IdA; Prof. Vadim explicou que é aconselhável que o representante do IdA no CAD (Conselho Administrativo) seja também integrante do Conselho do Instituto de Artes. Desse modo, considerando que o Prof. Ebnezer está cedido, o Prof. Alexandre não tem data para retorno e que o Prof. Renato ocupa atualmente a representação no CAD, a proposta é que o Prof. Renato seja também o representante do MUS no Conselho do IdA. Colocada a proposta da chefia em votação, por aclamação, todos a aprovaram. Profa. Flávia questionou se há a possibilidade de se escolher suplência, visto evitar o problema ocorrido ano passado e sugerido na 364ª Reunião Ordinária de Colegiado, de 10/12/2019. Prof. Antenor propôs que a profa. Flávia fosse então a suplente. Perguntada se aceitava a manifestação, Profa. Flávia sinalizou positivamente. Colocada a proposta em votação foi aprovada por unanimidade. Item 4 – Homologação dos ad referendum da Chefia do MUS: a) Cursos de extensão: a.1) Piano acompanhamento - repertório e habilidades (SEI 23106.037030/2020-41), coordenado pelo Prof. Hugo Leonardo Ribeiro; a.2) Teclas, parafusos e brinquedos: introdução ao repertório contemporâneo para piano - apreciação e crítica (SEI 23106.036789/2020-14), coordenado pelo Prof. Flávio Santos Pereira; a.3) O estudo do violoncelo em período de isolamento social (SEI 23106.036146/2020-62), coordenado pelo Prof. Pedro Henrique Carvalho Bielschowsky; a.4) Violino, Técnica e Repertório, Análise interpretativa, Tréchos Orquestrais (SEI 23106.035915/2020-13), coordenado pela Profa. Nadia Valisseva Nedialkova; a.5) Treinamento auditivo, Análise interpretativa e Elaboração de material didático para a Linguagem e Estruturação Musical (SEI 23106.035878/2020-35), coordenado pelo Prof. Bojin Iliev Nedialkov; a.6) Elaboração de material didático para autoaprendizagem sobre Harmonia Musical e Condução de Vozes (SEI 23106.035861/2020-88), coordenado pelo Prof. Hugo Leonardo Ribeiro; a.7) Prática Musical Virtual: uma proposta pedagógico-musical (SEI 23106.034026/2020-21), coordenado pela Profa Flávia Motoyama Narita; a.8) Faça Sua Própria Música (SEI 23106.112884/2019-80), coordenado pelo Prof. Paulo Roberto Affonso Marins; Após a leitura de todos os itens, os cursos de extensão foram colocados para homologação em bloco. Os ad referendum foram aprovados/homologados pela maioria com 1 abstenção. b) Cessão do Prof. Ebnezer da Silva para a Fundação Cultural Palmares (SEI 72031.001513/2020-33); Prof. Vadim explicou sobre a chegada na UnB do ofício do Ministro de Turismo para o Ministro da Educação solicitando a cessão do Prof. Ebnezer. De posse do ofício, a reitoria fez a consulta ao Instituto de Artes. A Diretora do IdA conversou com a chefia do MUS que consultou alguns colegas e a lista de oferta. Prof, Vadim mencionou ainda que um aluno formado se ofereceu como professor voluntário para auxiliar na demanda. Como não havia nenhum impedimento quanto à cessão e para que o professor se sentisse melhor, foi concedido o ad referendum. Prof. Vadim explanou ainda que o Prof. Hugo solicitou a presença do Prof. Ebnezer nesta reunião para esclarecer algumas questões relacionadas a discurso, contudo, Prof. Ebnezer não pôde comparecer, visto ter outro compromisso para o mesmo horário. Então a chefia repassou as informações a pedido do prof. Ebnezer ao Prof. Hugo. Prof. Daniel questionou se havia necessidade de deliberação do colegiado, visto que a reitoria já havia liberado a cessão. O professor Renato afirmou que apoia a chefia na homologação do ad referendum, embora haja muitas manifestações públicas contra a nomeação do professor Ebnezer. O professor Renato, explicou que em sua maneira de ver, não cabe ao Colegiado emitir opinião sobre as atitudes e declarações do professor cedido, já que elas são pessoais e não representam o Departamento de Música. Profa. Beatriz pediu a palavra e explicou que solicitou ao PPGMUS esclarecimentos se o Prof. Ebnezer já havia sido coordenador de pós-graduação em algum curso de lato sensu e que é interessante ressaltar que ele não representa a UnB ou o PPGMUS na Instituição Palmares, dessa forma, que ele responda pessoalmente pelas declarações. Colocado em votação, a homologação da cessão ad referendum do Prof. Ebnezer para a Fundação Cultural Palmares foi aprovada. O servidor Antonio pediu a palavra para lembrar a chefia sobre a importância de se nomear logo a comissão responsável pelo processo seletivo para professor substituto (na vaga do Prof. Ebnezer). A chefia perguntou quem gostaria de se candidatar para a comissão e os três primeiros professores foram selecionados: Prof. Alciomar, Prof. Renato e Prof. Bojin. c) Ato do MUS 05/2020 que renomeou o NDE da Licenciatura. A Profa. Francine informou que a mudança se deu em função da entrada dela na comissão e na coordenação de graduação em substituição à Profa. Delmary que saiu. Colocado em votação, o ato foi homologado/aprovado por unanimidade. Item 5 – Assuntos de Coordenação de Graduação; Com a palavra, Prof. Paulo explicou que a EaD parou as atividades acadêmicas em respeito à suspensão do calendário acadêmico para não se ter dois calendários na universidade atuando concomitantemente, contudo, afirmou que podem voltar em julho, a depender das orientações superiores. Esclareceu que, no momento, está apenas com o auxílio de uma estagiária, que estão vivenciando migração de sistemas, e possuem 146 alunos atualmente. Prof. Alexei falou sobre a avaliação do curso de Música Licenciatura Noturno. Informou que estão em processo de preparação, levantamento/triagem de ementas e disciplinas. Profa. Francine reforçou a fala do Prof. Alexei e disse que é importante ter a questão patrimonial e as ementas e disciplinas atualizadas. Prof. Alciomar comentou sobre o contato do servidor Danilo do DEG, da bibliografia que deve ser a possível da biblioteca adquirir, caso contrário, poderão perder ponto e, por fim, citou o novo SIGAA. Item 6 – Assuntos da Coordenação do PPG-MUS; A profa Delmary, solicitou a divulgação do Edital de seleção do PPG-MUS para estrangeiros, que está no site do PPG-MUS. Também informou que atualmente o PPG-MUS conta com 10 (dez) docentes permanentes e 3 (três) colaboradores. O número de docentes permanentes é o mínimo exigido para que se oferte doutorado. Pensando que o quadro de permanentes deve ser um pouco maior, caso alguém venha se aposentar, ou não se recredenciar, pediu para os colegas somarem forças e pensarem o departamento como graduação, mas também como pós-graduação se interessando por conhecer a  Resolução de Credenciamento e Recredenciamento do PPG-MUS que está no site. E mais uma vez solicitou colaboração para o PPG-MUS. Item 7 – Informes gerais; Prof. Vadim repassou alguns esclarecimentos quanto à estrutura física do departamento: a iluminação externa está pronta; as cadeiras do Auditório em breve também serão instaladas e a revisão elétrica também foi realizada. O servidor Antonio acrescentou à fala do chefe que a pintura externa dos prédios havia sido feita, bem como o fechamento de alguns buracos das paredes do Auditório. Profa. Maria Luiza Mestrinho pediu para constar em ata o esclarecimento quanto a situação dela na UnB. Explicou que se tratou de processo judicial referente a uma liminar desde 2017, que já havia sido proferida a sentença definitiva em fevereiro de 2018, que houve recursos da Universidade Federal de Campina Grande, embora não tenham prosperados, sendo o último em outubro de 2019. Afirmou ainda que desde novembro de 2019 está definitivamente no quadro da Universidade de Brasília, visto o processo ter sido transitado em julgado, acrescentando que isso representa um ganho para o departamento, pois em caso de aposentadoria, por exemplo, a vaga dela já é da UnB e não mais da UFCG. Prof. Vadim agradeceu as explicações e relatou a alegria em recebê-la como efetiva do quadro, ressaltando a contribuição fundamental do papel da professora para o corpo docente. Profa. Flávia disse que foi contactada pelo CEAD e auxiliará na formação necessária aos professores, sugerindo se pensar também em grupos específicos. Prof. Pedro explicou que, poucos dias antes do decreto de isolamento, foi nomeado presidente para processo seletivo e aguarda sobre a situação dos andamentos relacionados a ele. O servidor Antonio perguntou se o Prof. Vadim tinha alguma notícia sobre a renovação da licença médica do Prof. Alexandre. O servidor explicou sobre os 3 candidatos inscritos e que não houve o andamento por conta do isolamento social. No entanto, ressaltou que a situação de licença médica do professor é essencial para a ocupação da vaga na conclusão da seleção com eventual aprovado. O Prof. Pedro aproveitou para comunicar ao Colegiado sobre a finalização, com aprovação, do processo de Estágio Probatório do Prof. João Paulo. Por fim, prof. Vadim recomendou paciência, cuidado e resiliência; agradeceu a todos e nada mais tendo a relatar, às 18:15, foi encerrada a reunião, da qual eu, Uriane Almeida Oliveira, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim Arsky. 


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Documento assinado eletronicamente por Uriane Almeida Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 23/06/2020, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 23/06/2020, às 17:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.042532/2020-93 SEI nº 5285540