Timbre
 

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUINTA (406ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo nono dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e dois, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DO SANTOS, ANTENOR FERREIRA CORRÊA, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, JÉSSICA DE ALMEIDA, JOÃO PAULO MACHADDO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MÁRIO LIMA BRASI, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Servidor: ANTONIO MARTINS NETO. Discente: SIRLEY OLIVEIRA DIAS. Ausências justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexei Alves de Queiroz, Edson Dias Carvalho, Maria Luiza Mestrinho Sylvestre, Pedro Henrique Carvalho Bielschowsky, Simone Lacorte Rêcova, Tatiana Olivieri Catanzaro e Uliana Dias Campos Ferlim. O Chefe do MUS, prof. Paulo Marins, iniciou a reunião às 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. 1 - Aprovação das Atas MUS 404ª (14/06/2022) e 405ª (05/07/2022). Conforme alterações propostas, Atas 404 e 405 aprovadas por 19 votos favoráveis. O  prof. Antenor solicitou ao colegiado inversão da pauta para tratar o item 7 - Orientações sobre a elaboração da Lista de Oferta 2.2022, antes da apreciação dos projetos apresentados, objeto do Edital de Alocação de Recursos do MUS para Projetos Docentes, item 2. Argumentou que o pedido dizia respeito às contrapartidas  do edital e que a discussão deste item poderia influencia na deliberação dos pareceres dados. Após breve debate, a inversão foi aprovada por 13 votos favoráveis, 3 votos contrários e 3 abstençõesInversão da Pauta: 7 - Orientações sobre a elaboração da Lista de Oferta 2.2022. A profª. Gisele fez breve exposição sobre problemas na elaboração da oferta 2022/2. Comentou que disciplinas do tronco comum do MUS deveriam ser ministradas por professores do quadro, mas que vêm sendo conduzidas por professores substitutos. Falou sobre as dificuldades na composição da oferta provocada pelo número de afastamentos docentes e pelo não provimento das vagas de aposentadoria. Expôs a situação das professoras substitutas Ana Melissa e Janette Dornellas, cujas contratações foram suspensas por impedimento do MEC. Comentou que, com o fim do contrato de alguns professores, em especial o prof. Gabriel Strauss, diversos alunos ficarão desassistidos. Informou que a aposentadoria do prof. Eustáquio Grilo, acorrida sem comunicação prévia à chefia, impediu a realização de um processo seletivo para professor substituto em tempo hábil, dado a quarentena eleitoral. Por fim, pediu a colaboração dos professores no preenchimento das disciplinas mais importantes, e sugeriu que a contrapartida dos projetos poderia ser condicionada a essa iniciativa. O prof. Paulo comentou sobre a importância da Comissão de Afastamentos do MUS criar normativa sobre as saídas para capacitação e estudo, de modo a evitar que situação parecida ocorra novamente. Seguiu-se breve debate sobre o assunto e, ao final, a profª. Gisele solicitou aos professores que considerem a situação apresentada para subsidiar futura discussão sobre a oferta. 2 - Parecer da Comissão para Previsão de Gastos Orçamentários sobre projetos submetidos no âmbito do Edital de Alocação para Projetos Docentes MUS 2022. O servidor Antonio fez breve relato sobre os projetos apresentados à Comissão para Previsão de Gastos Orçamentários do MUS. Informou que as propostas atenderam às exigências impostas pelo edital e procedeu leitura dos pareceres. a) Prof. Antenor Corrêa: Participação no XIX SIIMI, em Santiago - Chile (SEI 23106.078594/2022-03). Parecer favorável à concessão de diárias internacionais para a participação no evento, com recomendação de que o professor ministre aula aberta online, com data a programar, versando sobre seu trabalho de pesquisa de pesquisa/ artístico e a interação interdisciplinar entre Música e Artes Visuais. b) Profª. Maria Cristina: Projeto Edital auxílio Docente (SEI 23106.084751/2022-10). Parecer favorável à concessão do valor para fomentar o projeto, destacando a necessidade de revisão da proposta com alteração da autoria à profª. Maria Cristina, com indicação dos demais coordenadores na qualidade de colaboradores, para evitar que caiam em impedimento na proposição de projetos próprios, conforme estabelecido no item 7.3, que estabelece que "cada proponente poderá submeter apenas uma única proposta". Destacou também que a execução do projeto fica a cargo da proponente, salvo as ações administrativas que caibam exclusivamente à gestão do MUS. c) Prof. Ricardo Freire: Participação no 13º Encontro Brasileiro de Clarinetistas da Associação Brasileira de Clarinetistas (SEI 23106.084736/2022-63). Parecer favorável, com observação aos limites orçamentários previsto no Edital de Alocação de Recursos do MUS, e  destaque à contrapartida para a comunidade interna e externa do Departamento de Música. d) Prof. Paulo Marins: Participação no 32º Congresso da APPON (SEI 23106.084702/2022-79). Informou que o prof. Paulo, membro da Comissão para Previsão de Gastos Orçamentários, se ausentou da sala durante a deliberação do projeto apresentado por ele. O parecer foi favorável à concessão de diárias, condicionado à aprovação do artigo científico no evento, com sugestão de que a contrapartida seja ampliada para toda a comunidade interna e externa do MUS por meio de aula aberta sobre o trabalho apresentado. e) Prof. Flávio Santos: Projeto Eduardo Meirinhos na Semana Universitária da UnB (SEI 23106.084480/2022-94). Parecer favorável ao projeto proposto pelo prof. Flávio em conjunto com o prof. substituto Gabriel Strauss, com pagamento de diárias nacionais para subsidiar a vida do prof. Eduardo Meirinhos, cuja contrapartida é a execução do projeto. f) Profª. Gisele Mota: Participação no 32º Congresso da APPON (SEI 23106.084357/2022-73). Parecer favorável à concessão de diárias nacionais, condicionada à aprovação do artigo científico no evento, destacando que o teto orçamentário previsto no edital é de R$ 1.500,00. g) Prof. Pedro Bielschowsky: Participação Encontro da Associação Brasileira de Violoncelistas ABRACELLO (SEI 23106.083980/2022-17). Parecer favorável à concessão de diárias nacionais, obedecendo o teto orçamentário previsto no edital de R$ 1.500,00. Ficando também condicionado a concessão do auxílio à realização de atividade em formato de palestra ou masterclass, aberto para a comunidade interna e externa do MUS, retratando as ações desenvolvidas no evento. h) Prof. Vadim Arsky: Projeto Felipe Salles Saxofone/Música Popular/Composição (SEI 23106.077469/2022-78). Parecer favorável com a concessão de diárias nacionais para subsidiar a vinda do prof. Felipe Salles, condicionado à consulta sobre as datas de chegada e retorno do convidado e dias de atuação no Departamento de Música, para o cálculo das diárias que serão concedidas. A contrapartida é a execução do projeto. i) Prof. Carlos Eduardo: Projeto Coral de Trombones de Brasília (SEI 23106.075963/2022-06). O servidor informou que o prof. Carlos Eduardo, membro da Comissão para Previsão de Gastos Orçamentários, não participou da reunião em que seu projeto foi analisado, tendo parecer favorável ao pedido de recurso para a criação e manutenção do Coral de Trombones de Brasília (CTB). A contrapartida é a execução do próprio projeto. A profª. Delmary, também membro da comissão, aproveitou para elogiar a proposta por ser uma ação que repercute direto na captação de possíveis futuros alunos do Departamento de Música. j) Profª. Beatriz Castro: participação no 21st Quinquennial Congress of the International Musicologial Society - IMS2022 (SEI 23106.077184/2022-37). Parecer favorável com a concessão de diárias internacionais, limitada ao teto de R$ 3.000,00. Condicionado à realização uma mesa redonda online com os representantes brasileiros no evento, aberta para a comunidade interna e externa do MUS sobre os trabalhos realizados apresentados, a ser executado até dezembro de 2022. Após breves esclarecimentos, o servidor Antonio solicitou que os parecerem fossem apreciados em bloco. Colocado em votação, foram aprovados por 19 votos favoráveis e 2 abstenções3 - InformesChefia MUS. O prof. Paulo informou que os problemas relatados pela profª. Jéssica e também pelo prof. Antenor sobre a segurança no período noturno foi levado por ele e pela Diretora do IdA ao Diretor da DISEG. Comentou sobre a melhora do sinal de internet wireless com a instalação de mais alguns pontos no MUS. Informou sobre a chegada de 5 laptops, adquiridos pelo MUS, que estavam sendo configurados e que 4 deles serão disponibilizados para empréstimo no SAT-MUS a partir da próxima semana, e um deles ficará para atender a Secretaria e Coordenação de Música. Por fim, informou que devido à pauta extensa, não pode trazer o cronograma para encaminhamento das vagas, mas que em breve será apresentado. O prof. Renato lembrou sobre o evento de abertura da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e sobre a apresentação do MUS que será realizada na abertura. Coordenação de Pós-Graduação em Música. Não houve relato. Coordenação de Graduação (Bacharelado/ Licenciatura/ Licenciatura Noturna/ Licenciatura EaD)a) SBPC – dispensa de alunos (relato profª. Maria Cristina). A profª. Maria Cristina falou sobre a liberação dos alunos que vão participar do SBPC e pediu aos professores que pretendam ministrar aulas, flexibilidade com relação às presenças e que evitem realizar atividades que possam prejudicar os discentes envolvidos no evento durante o horário da aula. b) Mostra de Cursos Semana Universitária. Informou que a Coordenação do MUS, o prof. Hugo e os alunos do PET-MUS estão engajados na organização, pediu a colaboração dos demais professores na realização da Semana Universitária, e falou que o horário das aulas pode ser utilizado para a realização de atividade durante o evento. c) Calendário de elaboração e aprovação de Lista de Oferta. Item tratado durante a inversão da pauta. d) Pesquisa da CIL sobre alunos da Licenciatura – SEI - 23106.082825/2022-75. Pediu ajuda aos professores para divulgar a pesquisa online que a CIL está realizando sobre o perfil discente de alunos em início e meio de curso. e) Componente Curricular no SIGAA – verificação de matricula e lançamento de nota. A profª. Maria Cristina apresentou o procedimento de consulta de disciplina e atividades no SIGAA, comentou que os trabalhos de conclusão de curso e projetos de recital foram cadastrados como atividades, e também falou sobre as monitorias. Apresentou um passo-a-passo de como as pesquisas podem ser realizadas pelos docentes, em especial, como pesquisar disciplinas e/ou atividades está ministrando no semestre e quem são seus alunos. Por fim, a profª. Maria Cristina solicitou que constasse em ata que esse tutorial foi apresentado. Concluiu dizendo que qualquer dúvida, poderia ser esclarecida com ela ou com o servidor Roberio Almeida. f) Orientações sobre a elaboração da Lista de Oferta 2.2022 (relato profª. Gisele Mota). Item em duplicidade, já tratado na inversão da pauta. A profª. Gisele informou sobre a rede social Instagram, que está sendo administrado por ela e pela profª. Francine. Pediu que as divulgações dos eventos envolvendo o MUS sejam encaminhadas para elas em formato quadrado para postagem na plataforma. Comentou também sobre a participação piloto do Instituto de Artes no Projeto UnB nas Escolas, coordenado pelo DEG. Falou brevemente que o projeto tem por objetivo apresentar os cursos oferecidos pela Universidade de Brasília em escolas do Distrito Federal e convidou a participar professores que queiram colaborar. A profª. Maria Cristina comentou também sobre a discussão que ocorrerá no DEG sobre a prorrogação do calendário por mais 15 dias para a conclusão do semestre. Coordenação de Extensão. Não houve relato. 4 - Proposta de concessão de título de professor emérito para os professores aposentados Hary Schuweiser - SEI 23106.082779/2022-12, e Vaclav Vineky - SEI 23106.082772/2022-92 (relato prof. Ebnezer da Silva). O prof. Ebnezer falou brevemente sobre a proposta de homenagear professores que passaram e repercutiram na história do MUS. Relatou sobre o pedido de concessão do título de professor emérito ao prof. aposentado Hary Schuweiser, falou sobre sua trajetória no Departamento de Música, a excelência do seu trabalho como fagotista, como luthier, concertista e também sobre a influência que o professor teve na vida de diversos alunos. Informou que o memorial será redigido por meio de entrevista. Após breves comentários elogiosos sobre o prof. Hary, o pedido foi aprovado por 13 votos favoráveis e 1 voto contrário. O prof. Ebnezer relatou também sobre o pedido de concessão de título de professor emérito ao prof. aposentado Vaclav Vineky. Comentou sobre a trajetória do professor em seu trabalho como docente do MUS e como músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Cláudio Santoro. Informou que o memorial redigido a partir de entrevista a ser realizada. Após breves comentários elogiosos sobre o prof. Vaclav, o pedido foi  aprovado por 14 votos favoráveis, 1 voto contrário e 3 abstenções5 - Parecer da comissão sobre Antecipação de outorga aluno Vinícius Corbucci - SEI 23106.077182/2022-48 (relato profª. Gisele Mota). A profª. Gisele informou que o discente Vinícius Corbucci cumpriu com as exigências estabelecidas pela comissão e teve parecer favorável ao pedido, sendo aprovado por 13 votos favoráveis e 1 abstenção6 - Aprovação da lista de Bibliografia de disciplinas atualizadas para envio à BCE - SEI 23106.084379/2022-33 (relato profª. Gisele Mota). Aprovação da lista de Bibliografia de disciplinas atualizadas para envio à BCE - SEI 23106.084379/2022-33 (relato profa. Gisele Mota). A profa. Gisele informou que após o exaustivo trabalho dos professores do NDE e do bacharelado, a bibliografia das disciplinas do curso foi atualizada, numa lista a ser encaminhada à BCE com mais de 1.000 referências bibliográficas. Em votação, aprovado por 13 votos favoráveis7 - Orientações sobre a elaboração da Lista de Oferta 2.2022 (relato profª. Gisele Mota); item tratado na inversão de pauta. 8 - Indicação para o Conselho Curador da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão: suplência - 23106.035295/2021-95 (relato profª. Flávia Narita). A profª. Flávia informou que após o afastamento da profª. Maria Luiza Mestrinho Sylvestre para o doutorado, a representação do Departamento de Música no Conselho Curador da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão ficou sem suplência. Sugeriu o nome da profª. Jéssica de Almeida para a suplente, e manutenção do prof. João Paulo Machado como membro. Em votação, indicação aprovada por 12 votos favoráveis, 1 voto contrário e 1 abstenção9 - Minuta para a institucionalização das atividades de Extensão Universitária da Universidade de Brasília (UnB) no SIGAA (relato profª. Flávia Narita). A profª. Flávia apresentou a minuta da Câmara de Extensão que estabelece os procedimentos operacionais para a institucionalização das atividades de Extensão Universitária na UnB no SIGAA. Informou que o documento está sendo debatido no CEX e que os departamentos já estão encaminhando suas indicações. Informou também ter sido alertada pela profª. Fabiana Lazzari, Coordenadora de Extensão no IdA, sobre a falta de manifestações do Departamento de Música a respeito do documento. Esclareceu que a minuta circulou através do e-mail que solicitava a pauta e, por fim, comentou sobre os prontos em destaque que seriam alterados pela comissão revisora das normas. Informou que a próxima reunião da Câmara de Extensão será suspensa em função da SBPC, sobre a mesa redonda presencial para discussão do legado de Darcy Ribeiro, e ainda sobre o painel virtual que ela e a profª. Jéssica participariam durante o evento. Por fim, pediu que os professores enviassem suas considerações sobre a minuta para o prof. João Paulo, que remeteria à profª. Fabiana, representante do Instituto na Câmara de Extensão. 10 - Solicitação de Outorga Antecipada da Discente Fernanda Mendes Vaz – SEI 23106.071830/2022-52 (relato profª. Maria Cristina). A profª. Maria Cristina solicitou a criação de uma comissão para analisar o pedido de outorga antecipada da discente Fernanda Vaz, sugeriu que a comissão fosse compota por ela mesma, pela profª. Jéssica de Almeida e pelos professores Antenor Corrêa e Renato de Vasconcellos. Em votação, a composição foi aprovada por 7 votos favoráveis11 - Indicação de Representante para a CCEL - Comissão Central de Estágio das Licenciaturas - SEI 23106.083757/2022-61 (relato profª. Maria Cristina). Indicação da profª. Jéssica de Almeida, como membro, e da profª. Delmary Vasconcelos Abreu como suplente para representantes na Comissão Central de Estágio das Licenciaturas. Em votação, aprovado por 12 votos favoráveis e 1 contrário12 - Professora Voluntária Maria Isabel Montandon - SEI 23106.084978/2022-57. O item será tratado em reunião futura. O prof. Paulo agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18h, encerrou a reunião, da qual eu, Antonio Martins da Silva Neto, servidor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música, Prof. Paulo Roberto Affonso Marins.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Affonso Marins, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 05/08/2022, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 05/08/2022, às 12:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.007114/2022-11 SEI nº 8400444