Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA OCTOGÉSIMA PRIMEIRA (381ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao segundo dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte um, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos Professores: ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, GISELE PIRES OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, JOÃO PAULO MACHADO, MÁRCIO GIACOMIN PINHO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO, dos servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO, IVO REGAZI FILHO e PRISCILLA CAMPOS DE CASTRO. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Bruno Rosas Mangueira, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, Prof. Vadim inicia a reunião às 16:15, já havendo quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. O Prof. Vadim cumprimentou a todos e, antes de dar início aos itens de pauta, passou a palavra à profª. Flávia. A professora questionou se a convocação para a reunião foi divulgada junto aos alunos, comentou sobre a necessidade da representação discente no colegiado em cumprimento ao Artigo 35, § único do Regimento Geral da Universidade de Brasília, e completou falando sobre a importância dos Centros Acadêmicos (CAs). O Prof. Mario  ressaltou a importância da representação discentes neste momento de pandemia, falou sobre a situação de vulnerabilidade de alguns estudantes e sugeriu uma campanha explicando: O que é? Para que? E qual a finalidade da representação discente e do Centro Acadêmico. Destacou ainda a importância da participação dos professores nesse processo. A profª. Maria Cristina sugeriu que a secretaria elaborasse uma circular para que os professores divulguem junto à comunidade acadêmica. O Prof. Vadim recomendou que uma comissão de professores fosse instituída para a realização da campanha sobre as instâncias de representação e também a ampla divulgação entre os alunos do MUS. Na oportunidade, aproveitou para relatar a dificuldade e sobrecarga de trabalho dos técnicos-administrativos e ressaltou a importância de uma gestão compartilhada dos funcionários, já debatida em reunião colegiada. A profª. Maria Cristina concorda com a criação da comissão e se colocou à disposição para participar. A profª. Flávia também se dispôs a auxiliar na elaboração do documento e lembrou a importância do site do Departamento de Música ser alimentado com as Atas das reuniões colegiadas para que a comunidade tenha acesso às informações. O Prof. Flávio fez algumas observações sobre o estatuto afirmando que a ausência dos estudantes no colegiado pode anular a reunião. Lembrou que os alunos têm direito a voto e que as representações são proporcionais para estudantes e técnicos- administrativos. Esclareceu que os estudantes podem estar ausentes, mas não sem representação nas reuniões de colegiado. Esclareceu ainda que professores substitutos não têm direito a voto, mas têm direito à palavra nas reuniões. Sobre a situação dos funcionários, informou que o assunto não está na pauta da reunião, mas que gostaria de propor como item de pauta para a próxima, pois considera estranho o Departamento de Música não ter funcionários suficientes para executar às atividades. Como vice-Coordenador da Pós-graduação, justificou a necessidade de ter um servidor exclusivo para a pós-graduação, tendo em vista o volume intenso de serviços e relatou sua experiência como chefe de Departamento de Música alegando conhecer o volume de trabalho. Por fim, pediu que a temática seja pontuada em uma próxima reunião e sugeriu criação de uma comissão para gestão dos funcionários. O Prof. Vadim argumentou que o tema já foi debatido em reunião e que o colegiado concordou pela gestão compartilhada dos funcionários e das atividades. Completou falando sobre a crescente burocracia de algumas atividades, como, por exemplo, compras e contratações e a diminuição do quadro de servidores. Pauta: Item 1- Aprovação da Ata da 379ª Reunião Ordinária de Colegiado do MUS, de 24/11/2020. Item retirado de pauta pois a ata em questão já havia sido aprovada em reunião anterior. Item 2 – Semestre 2020/2. O prof. Vadim falou a respeito do processo de matrícula e sobre a manifestação de alunos quanto ao uso de inúmeras plataformas de ensino pelos professores. Alertou que isso é um problema sério pois a diretriz institucional é pela utilização das plataformas oficiais da UnB e os ambientes de ensino e aprendizagem: Aprender 3, Teams, SIGAA. Por fim, relembrou a carta que a chefia encaminhou aos professores com tais orientações. O prof. Renato comentou sobre sua experiência com a utilização da plataforma Zoom e que optou pelo pacote pago com recursos próprios em função da qualidade de áudio para o desenvolvimento de suas aulas. O prof. Mario comentou que existe diferença entre o Zoom (videoconferência e gratuito) e o Zoom Educacional (plataforma paga e de custo elevado). Destacou que o Teams e o Moodle são plataformas educacionais adotadas pela instituição e finalizou comentando sua experiência com o curso Office 365, oferecido pela UnB, em que é abordado o Teams como plataforma educacional. O prof. Edson também contou sobre a sua experiência com a utilização do Zoom como recurso para videoconferência em suas aulas e acrescentou que alguns dos problemas que enfrentou não se deram em função das plataformas em si. A profª. Tatiana disse que estava perdendo muito tempo na mudança de um plataforma para outra e que, além disso, enfrentava uma série de dificuldades técnicas por incompatibilidade entre os programas utilizados em suas disciplinas e as plataformas oficiais, conclui dizendo que o Zoom foi plataforma que estava mais otimizada e que gerou menos problemas. O prof. Pedro contou que também optou pelo pacote pago do Zoom em função da qualidade de áudio para suas aulas. Comentou que em razão de cooperação com aulas em universidades estrangeiras o Zoom é utilizado com maior frequência por professores de outros países. Concluiu dizendo que oferece opções de plataforma aos alunos e que, na maioria das vezes, os estudantes optam pelo Zoom. A professora Gisele falou que o tema já foi abordado em outra reunião e lembrou da impossibilidade de compra da plataforma pelo MUS e que esta questão ficará a critério de cada professor. O prof. Vadim falou que o Zoom é uma plataforma mundialmente utilizada, que foi adotada por praticamente 70% das Universidades Americanas e que todos os alunos, ao serem registrados, automaticamente são alistados nela. Esclareceu, contudo, que a Universidade de Brasília optou pela parceria com Microsoft, não havendo possibilidade de aquisição de outra plataforma apenas para o Departamento de Música. Explicou que para a aquisição do Zoom seria necessário procedimento licitatório muito bem justificado e que contemplasse toda a UnB. Reiterou que já existem recursos institucionais para os processos de ensino-aprendizagem e que a utilização de plataformas alternativas fica discricionária para cada professor. O prof. Vadim aproveitou para dar rápidos informes sobre a renovação de professores substitutos, sobre as próximas seleções simplificadas a serem realizadas nas área Fagote e Trompete, e sobre concursos públicos para professores efetivos. Aproveitou também para dar boas-vindas às professoras recém contratadas Rebeca Furtado, Contrabaixo; e Euridiana Souza, Educação Musical. Item 3 – Boas-vindas aos calouros (Prof. Vadim). O prof. Vadim comentou que em reunião com as coordenações foi decidido que o Departamento de Música faria uma aula inaugural para a abertura do semestre, para tanto, informou ter iniciado contato com alguns ex-alunos que tiveram destaque em suas carreiras para uma conversa sobre o papel da Departamento de Música em suas jornadas. A profª. Flávia sugeriu a participação de algum egresso da licenciatura na aula inaugural e pediu que fossem cogitados mais nomes e que a escolha do convidado se desse por votação. A profª. Maria Cristina propôs que durante a aula inaugural também fosse discutida a questão da representação discente. A profª. Maria Isabel sugeriu que o convidado ou convidada grave um vídeo com questões previamente definidas, orientando de forma mais objetiva sua fala. A profª. Maria Luiza Mestrinho sugeriu que essas ações fossem realizadas também em outros momentos como, por exemplo, eventos de extensão do MUS, possibilitando aos alunos assim conhecer diversas possibilidades de exercício profissional. Após amplo debate, o prof. Vadim sugeriu criação de uma comissão permanente para planejamento e realização das futuras aulas inaugurais e eventos do MUS. O Prof. Flávio questionou se a chefia já havia formalizado algum convite e, em caso positivo, recomendou manter o convidado ou convidada. Sugeriu que a chefia fosse responsável pela aula inaugural deste semestre, em função da proximidade do início das atividades letivas. A profª. Gisele manifestou apoio à sugestão e a profª. Flávia recomendou que fosse mantido o evento conforme proposto inicialmente pela chefia. O Prof. Vadim parabenizou a profª. Flávia pela sua atuação junto ao Decanato de Extensão e mencionou os eventos institucionais previstos para o início do semestre por meio de Lives do DEG/DEX. A profª. Flávia ressaltou a importância do MUS ter maior participação em eventos culturais e agradeceu ao prof. Vadim que enviou um vídeo da Orquestra Popular Candanga da UnB, apresentando a música Batida Diferente, de autoria de Maurício Einhorn, na abertura do Inspira UnB. Participações assim podem dar maior visibilidade às ações desenvolvidas pelo departamento. Em votação a proposta de que a condução do aula inaugural fosse coordenada pela chefia e também a escolha do convidado e que a Licenciatura se poderia indicar um nome no prazo de dois dias. O prof. Vadim propôs que o evento fosse marcado para o dia 08 de fevereiro de 2021, segunda-feira, às 18:00. Colocou-se em votação a condução e o cronograma foram aprovados por unanimidadeItem 4- Informes: a) Coordenação de Graduação. O Professor Alciomar relatou o trabalho integrado desenvolvido pelos coordenadores dos cursos de graduação durante o período de férias, e também os desafios enfrentados com a utilização do SIGAA. Comentou sobre os ajustes realizados pelas coordenações na oferta do departamento e contou que a partir do dia 12/02/2020 será disponibilizado, provisoriamente, um perfil no SIGAA que permitirá aos coordenadores diversas alterações no sistema. O prof. Alciomar também citou a importância de um debate sobre os editais de habilidades especificas para o vestibular. O Prof. Alexei explanou que a solução encontrada para o departamento sobre a possibilidade de utilizar a funcionalidade do sistema de vaga zero para algumas disciplinas, assim, a matrícula poderá ser efetuada apenas pela coordenação, ou seja, a disciplina constará na lista de oferta, mas não será possível ser solicitada diretamente por discentes. O Prof. Alexei descreveu a situação das solicitações para as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e relatou que está havendo um represamento de pedidos de matrícula. Comentou que foi realizada distribuição dos estudantes entre alguns professores, mas que ainda existem alunos pendentes  de orientador. Pontuou a necessidade de mais orientadores e questionou, em caráter emergencial e durante a pandemia, a possibilidade de abertura das orientações também por professores substitutos. Nesse sentido, propôs que fosse aprovado em colegiado a atribuição de TCC para professores substitutos. A profª. Francine reiterou as palavras do Prof. Alexei e explicou que se trata de uma alternativa emergencial, pois qualquer outro tipo de alteração deveria ser realizada por meio do PPC. O Prof. Vadim sugeriu que a votação fosse realizada na próxima reunião já que o item não está na pauta. O Prof. Alexei salientou a necessidade de aprovação em função do perfil a ser disponibilizado no SIGAA para coordenadores de curso a partir do dia 12/02/2020. O Prof. Vadim recomendou a aprovação ad referendum na reunião com os coordenadores, prevista para amanhã, dia 04/02/2021 e que o item seja homologado na próxima reunião colegiada. b) Coordenação de Graduação EAD. Não houve relato. c) Coordenação de Pós-Graduação em Música. A profª. Delmary falou sobre o inicio das aulas da pós-graduação, sobre a reestrutura do programa com a oferta de novas disciplinas obrigatórias a partir do novo currículo e também sobre a aula inaugural da PPG-MUS com participação da profª. Sônia Ray, UFG. Ressaltou a necessidade do programa ter uma identidade e destacou que em função do perfil que está sendo desenhado será uma identidade regional. Comenta sobre as mudanças ocorridas no formato para coleta de dados da CAPES e também falou sobre a prospecção de abertura de um curso de doutorado e da minuta a ser divulgada em breve. Em um segundo informe destacou que ao fechar o trabalho de reestruturação do programa pretende promover aproximação com os docentes do MUS para incentivar participação e fortalecimento do programa. d) Coordenação de Pós-Graduação PROFARTES. Não houve relato. O Prof. Hugo Leonardo expôs uma questão pessoal de logística e questionou sobre a utilização dos espaços físicos do departamento para ministrar suas aulas virtuais. O Prof. Vadim esclareceu que a instrução quanto a utilização dos espaços físicos em razão da pandemia deve seguir as diretrizes da administração superior da UnB, mas se prontificou em sondar a possibilidade de exceção para que o professor utilize os espaços físicos da universidade. O Prof. Vadim agradece a todos pela presença e nada mais tendo a relatar, às 18:30, foi encerrada a reunião, da qual eu, Priscilla Campos de Castro, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim da Costa Arsky Filho.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 06/04/2021, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Priscilla Campos de Castro, Administrador (a), em 06/04/2021, às 15:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.021062/2021-13 SEI nº 6351333