Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA OCTAGÉSIMA TERCEIRA (383ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo sexto  dia do mês de março do ano de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO, PRISCILLA CAMPOS DE CASTRO. Discentes CARLOS MAGALHÃES, CAROLINA DIAS LIMA SOUSA,  FLOR FARIA DA COSTA, LEONARDO MARQUES DA SILVA, LUCAS REIS VIDAL DONATO, LEONARDO MARQUES DA SILVA, THAÍS NOBREGA DA SILVA BRITO. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Paulo Roberto Affonso Marins, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O prof. Vadim iniciou a reunião as 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Informou que houve um erro na composição da pauta desta reunião pois o item 5, que trata da solicitação do prof. Marcos Motas (CEN) para lotação parcial no MUS, deve ser encaminhado para o NDE do Bacharelado emitir parecer antes de entrar na pauta da reunião colegiada. Seguiu-se para os itens de pauta: 1- Indicação de professores para comissão de progressão funcional no IdA (Adjunto e Associado). O prof. Vadim falou da solicitação da Direção do IdA por dois professores voluntários para participarem da comissão de progressão funcional do instituto. Informou que a comissão atua em duas frentes: adjuntos e associados, sendo um professor para cada. Pediu que se voluntariassem preferencialmente aqueles professores que não fossem pedir progressão funcional em 2021. O prof. Renato acrescentou que existe uma demanda muito grande e que a solicitação é para que mais pessoas possam atuar na comissão dado a quantidade de pedidos, em especial, para associados. Finalizou dizendo que essa solicitação já havia sido feita outras vezes pelo IdA. A profª. Flávia sugeriu que todos os professores associados sejam membros natos. O prof. Vadim apresentou como sugestão que a proposta fosse alterada para incluir também os professores em nível de adjunto IV do MUS. Em votação, aprovada com duas abstenções. Antes de seguir com a pauta, o prof. Vadim pediu licença para agradecer por todo o trabalho realizado pela profª. Maria Isabel, cuja aposentadoria foi autorizada recentemente. Aproveitou para relembrar alguns momentos do passado e comentar a importância do trabalho realizado pela professora e também o que ela representou para o Departamento de Música. A profa. Maria Isabel agradeceu a todos e contou um pouco de sua jornada de 28 anos. Falou que, com muito trabalho e dedicação, ajudou a criar uma identidade e também fortalecer a Licenciatura em Música. Seguiu-se uma série de comentários elogiosos e agradecidos pela atuação profissional e humana da profª. Maria Isabel ao longo da sua carreira. 2 - Proposta de calendário acadêmico 2021/1 e 2021/2 (relato profa. Flávia Narita) -  A profª. Flávia apresentou a proposta de calendário acadêmico discutida na 62ª Reunião do CEPE, ocorrida em 4 de março. Informou que o calendário definido em 2020 se mostrou inviável em função do agravamento da crise pandêmica. A nova proposta consiste que o 2021/1 tenha início em 19/07/2021 e encerramento em 19/11/2021; e 2021/2, com início em 03/01/2022 e encerramento 04/05/2022. Ambos os períodos com 100 dias letivos. Comentou que o quê possibilitou o 2021/1 ter apenas 90 dias foi a publicação do decreto calamidade pelo Governo do Distrito Federal em 2020, cuja validade expirou em dezembro de 2020. Informou que um novo processo está em trâmite e que a flexibilização do calendário dependeria desse novo decreto. Por fim, solicitou que o MUS discutisse a questão para definir posicionamento departamental. Essa decisão será levada ao IdA para, junto com o posicionamento do  CEN, DIN e VIS,  seja construída proposta do Instituto de Artes para a próxima reunião do CEPE. Seguiu-se debate entre os professores, dentre os temas tratados, falou-se da dificuldades na realização das atividades de aula, a qualidade e viabilidade das disciplinas ministradas, esgotamento psicológico e físico. Falou-se também que, em virtude das atividades remotas, as aulas já vinham sendo muito comprometidas e que diminuição de dias letivos poderia trazer consequências ainda mais desfavoráveis na formação dos alunos.  colocado em votação, o cronograma apresentado aprovado3 - Pesquisa Social - Avaliação das Atividades Letivas 1/2020 (relato profa. Flávia Narita) -  A profª. Flávia apresentou os dados colhidos pesquisa social. Foi destacado como ponto positivo  a  boa avaliação das ferramentas e também o esforço da comunidade em se adaptar em tão pouco tempo. Como ponto preocupante, destacou-se que os dados foram colhidos antes da situação atual, então o quadro pode ser mais alarmante. Dentre os dados levantados verificou-se que um grande número de discentes moram em outras cidades, utilizam transporte coletivo, moram com os pais e dependem do SUS. Os dados indicaram alta incidência de contaminação na comunidade acadêmica, que os estudantes tem as piores situações de trabalho remoto e se destaca  ainda que, dentre as dificuldades enfrentadas, estão os problemas emocionais e dificuldade organizar o tempo. Para os docente e técnicos foi identificado que a principal dificuldade é a responsabilidades domésticas seguido de condições emocionais. Seguiu-se breve debate entre os professores. 4 - Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX): indicação de nomes para o Conselho Curador (relato profa. Flávia Narita) - será tratado na próxima reunião. 5 - Solicitação do prof. Marcos Motas (CEN) para lotação parcial no MUS - item excluído da pauta. 6 - Definição de perfil para o Departamento de Música - será tratado na próxima reunião. 7- Assuntos de Coordenação - será tratado na próxima reunião. Passados para a próxima reunião. Prof. Vadim agradece a todos pela presença e nada mais tendo a relatar, às 18:20, é encerrada a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, servidor do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim Arsky.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 26/05/2021, às 17:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 26/05/2021, às 17:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.021062/2021-13 SEI nº 6504276