Timbre
 

ATA DA  TRICENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA (343ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , realizada aos dezesseis dias do mês de outubro do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas , na sala Samambaia e contou com a presença dos seguintes professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES, ANTENOR FERREIRA CORREA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, TATIANA OLIVIERI CATANZARO e ULIANA DIAS CAMPOS FERLIM. Os discentes Lucas Marques e Ítalo Viera e como secretária a servidora Angela Maria Rogério Fontes. Ausências justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alexei Alves de Queiroz, Beatriz Duarte P. de Magalhães Castro, Ebnezer M. Nogueira da Silva, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo, Gisele Pires de Oliveira Mota, Mário Lima Brasil , Paulo Roberto Affonso Marins e Sérgio Nogueira Mendes. Prof. Renato iniciou a reunião parabenizando a todos pelo dia do professor, passou em seguida aos itens de pauta.Pauta: Item  1 - Aprovação da Ata nº 341 de 18/09/2018:  Aprovada com 1 (uma) abstenção e feitas as correções devidas. Item 2 - Informes da Chefia - Confraternização de Natal dia 1/12/2018 - Prof. Renato fez um convite a todos os presentes para participarem no dia 1/12 da confraternização de Natal. Disse que está pretendendo organizar um sarau e conta com o apoio dos colegas. Disse que a proposta é no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) por pessoa.  Falou que irá encaminhar essa proposta via email e solicitou a todos a confirmação para que possa fazer uma previsão.  Item 3 - Assuntos de Coordenação; Profa. Maria Cristina falou sobre a Lista de Oferta do curso de verão e sobre a H.E. Prof. Alciomar comentou que os professores substitutos; Prof. Lívio e Profa. Andrea como também o Prof. Ricardo se manifestaram favoráveis em ministrar disciplinas no curso de verão, faltando a confirmação. Informou que a prova de H.E. será realizada no próximo domingo, foram 56 inscritos mas só 47 confirmaram. Comentou que esteve em contato com o CEBRASPE, e sugeriu ao Colegiado  propor algumas considerações como: a forma de divulgação da H.E, o formato das provas e a adesão de alguns professores. Prof. Renato falou que tem alguns pontos a serem definidos com o CEBRASPE e que futuramente marcará uma reunião, para tratar da segurança e da eficácia das provas. Profa. Flávia comentou sobre a validade da prova da H.E. Disse que nos demais cursos da UnB que tem HE a validade é de 2 anos. Sugeriu, então, que repensássemos se a validade da HE, dependendo do curso e habilitação, não poderia ser estendida também para 2 anos. Disse ainda que essa questão tem que ser repensada,  falou também sobre a participação dos professores na elaboração das provas. Sugeriu uma comissão formada por professores da Licenciatura e do Bacharelado para a elaboração das provas de HE. Profa. Maria Cristina informou que na Reunião do Conselho do Ida foi comentado sobre a preocupação do ingresso dos alunos nos cursos e sobre a H.E. Foi sugerido pela Diretora Interina - Profa. Márcia que seja organizado um seminário, a nível do Instituto, para tratar do assunto. Profa. Flávia deu algumas informações sobre o ENADE. Relembrou que apenas os cursos de Licenciatura em Música (diurno, noturno e a distância) foram avaliados ano passado pois, segundo informações do INEP, não há formandos em bacharelado em música suficiente no país para se fazer a prova. Comentou que talvez a nova classificação de cursos auxilie a mapear os bacharelados e futuramente esses cursos sejam também avaliados no ENADE. As notas, em uma escala de 1 a 5, foram: diurno 4, Noturno 3 e a Distância 2. Ressaltou, entretanto, que o IDD, que compara o desempenho do estudante no início e no final do curso, foi mais alto no curso a distância (3). Comunicou também sobre a avaliação e a pontuação dos cursos do Instituto de Artes. Ressaltou que tem que haver uma reflexão no sentido de melhorar essas notas. Informou que está construindo um site e está inserindo todo o conteúdo da Música. Solicitou a todos que encaminhem os programas das disciplinas, para inserir no site que deverá ser atualizado todo semestre. Profa. Irene comentou que enviou há algum tempo e que verificou que ainda consta na sua disciplina o nome do Prof. Faustini. Profa. Flávia esclareceu que essa atualização deve ser feita pela Coordenação. Item 4 - Discussão sobre apoio para formulação de projeto de parceria internacional em resposta ao edital da Agence Universitaire de la Francophonie (Relatora - Profa. Tatiana Catanzaro); Profa. Tatiana fez apresentação do seu projeto, disse que faz parte da sua pesquisa de Pós-doc.  Esclareceu tratar-se de um projeto  parte do PRISA. Procedeu a leitura  da justificativa do projeto para a aprovação do Colegiado. Falou que recebeu o apoio da UNICAMP e da Universidade do Canadá. Profa. Tatiana informou que o projeto permitirá que haja adesão e intercâmbio de professores. Disse que ainda não tem uma equipe de trabalho formada. Esse projeto está ligado a criação do seu Laboratório LINES. Profa. Isabel ressaltou a importância do projeto para o MUS. Profa. Tatiana informou que o Prof. Carlos Eduardo tem interesse em trabalhar em conjunto. Prof. Flávio deu alguns esclarecimentos sobre o curso de Tecnologia Musical, disse que três professores vão estar atuando e os alunos que  manifestarem interesse. Prof. Renato disse que o projeto é de grande importância para o Depto. de Música. Aprovado. Item 5 - Situação do forro do teto das dependências do Depto. de Música (Relator Prof. Bruno Mangueira); Prof. Bruno fez um relato sobre o problema do forro que reveste o Prédio SG-2, fo Departamento de Música, que é feito de MDF ou material de madeira similar igualmente inadequado. Disse que em sua sala, AT-63/8, assim como provavelmente em outras salas de professores, continua a haver infestação por desejos de morcegos que caem através do forro. Explicou que o procedimento realizado pela Prefeitura do Campus, há alguns anos, foi feito de maneira inadequada, ignorando-se orientações fornecidas à época pelo pessoal do Controle de Zoonoses, quanto a horários e número de vezes em que a colocação e retirada de material de vedação deveriam ter sido realizadas. Informou que , além disso, ao que parece, os buracos por onde os morcegos entram não foram devidamente vedados, visto que os dejetos continuam aparecendo em sua sala.  Comentou que ficou sensibilizado com o problema de saúde da secretária do MUS, Angela Fontes, causado pela aspiração de substâncias tóxicas, que podem estar sendo liberadas tanto através do forro quanto por seu revestimento, ou ambos. Relembrou a sugestão do Reitos que visitou o MUS há alguns anos, de que o prédio seja fechado durante alguns meses para um reforma que solucione de vez os problemas estão apontados pelos professores, a exemplo do que fora feito no Instituto de Artes, à mesma época. Disse que considera a situação insalubre e inadmissível, e observou que este é o momento possível para que seja planejada para 2019 uma reforma que inclua a substituição por um forro e um revestimento adequados, bem como a adequação  de instalações elétricas, hidráulicas e hidro-sanitárias e hidro-sanitárias. Sugeriu  que isso seja colocado desde já como prioridade para o orçamento do MUS do próximo ano. O Prof. Renato fez um relato do andamento do planejamento das reformas do MUS, apresentado pela INFRA e que estão sendo acompanhadas pela arquiteta Camila do CEPLAN. Falou que seria um planejamento para o período das férias e o recurso será do MUS. Disse ainda que já está em andamento a troca dos forros das cadeiras do Auditório. Falou que reconhece que trata-se de um problema grave e que os entraves são grandes. Falou também que esse reforma só será possível para o próximo ano. O Prof. Bruno observou que sua sugestão foi para 2019, e não para 2018. Na oportunidade o Prof. Carlos Eduardo lembrou que uma reforma levaria algum tempo o  que inviabilizaria as aulas no prédio, e que o Depto. teria que procurar outros espaços para alocar as aulas. O aluno Ítalo perguntou sobre a construção do novo prédio do IdA. Prof. Renato esclareceu que a prioridade para essa construção está em 12º lugar nas prioridades da Universidade, segundo informações que obteve em reunião com a Reitora. O Prof. Alexandre Antunes falou que está alarmado com a situação do forro do prédio, ressaltou que é uma questão emergencial e que seria importante montar um cronograma para a retirada do revestimento do forro no período de férias. Falou que está alarmado com o problema e que seja tomada uma solução mais rápida possível. Prof. Hugo falou que a retirada está atrelada à recurso. Sugeriu então que todos se cotizem para providenciar essa reforma. O Prof. Bruno observou que se tratam de dois problemas, do forro e do revestimento, e que a solução mais econômica é resolver ambos simultaneamente, pois do contrário haveria gastos duplicados.  Profa. Francine  manifestou sua preocupação com  relação a questão da saúde  dos servidores e sobre a importância da vida das pessoas. Profa. Irene comentou que é um absurdo o que está acontecendo na Universidade, falou que de um encontro informal com amigos do MEC, foi informada que o repasse para a UnB foi de 100%  . Comentou sobre o desligamento dos seus monitores. Prof. Bruno argumentou que seria importante que fosse tomada uma atitude coletiva, e solicitou que seja feito, em caráter emergencial, contato com o Controle de Zoonoses para que se faça uma nova avalização acerca da entrada dos morcegos e da presença de dejetos de animais nas salas do SG-2. Item 6 - Afastamento dos professores: Bojin Iliev Nedialkov - SEI nº 23106.120343/2018-44 e Nadia Vassileva Nedialkova - SEI nº 23106.120355/2018-79; Profa. Flávia procedeu a leitura do parecer do processo de Licença Capacitação do Prof. Bojin, sendo o parecer favorável. Em seguida leu o parecer do processo de Licença Capacitação da Profa. Nádia, sendo favorável. Lembrou que os professores deverão apresentar um relatório ao final da Licença Capacitação. AprovadoItem 7 - Informes; Item 1 - Prof. Bruno convidou a todos os presentes para o 1º Fórum de Guitarra, que estará acontecendo no próximo dia 22/10 e contará com a participação de vários professores convidados. Informou que será aberto à comunidade. Item 2 -  Prof. Renato comunicou sobre os concertos semanais que estarão acontecendo no Auditório. Item 3 -  O aluno Ítalo informou sobre um evento em prol dos direitos humanos que será no dia 18/10 às 12 hs no Anfi 9. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas , o Prof. Renato de Vasconcellos,  Chefe do Departamento de Música,  deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, secretária lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim, pelo Chefe do Departamento de Música - Prof. Renato de Vasconcellos .


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 10/12/2018, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 10/12/2018, às 11:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 3107974