Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA SEXAGÉSIMa PRIMEIRA (361ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao quinto dia do mês de novembro do ano de dois mil e dezenove, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos Professores:  ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER MAURILIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FRANCINE KEMMER CERNEV, JOÃO PAULO MACHADO, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO e do servidor ANTONIO MARTINS NETO. Ausências justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Gisele Pires de Oliveira Mota, Pedro Henrique Carvalho Bielschowsky, Renato de Vasconcellos, Simone Lacorte Recova, Tatiana Olivieri Catanzaro e Uliana Dias Campos Ferlim. A Profa. Flávia iniciou a reunião informando sobre a impossibilidade do Prof. Renato estar presente em virtude do falecimento de sua cunhada, a pianista Maria Francisca Aquino Salles. O Prof. Alciomar aproveitou também lembrar que ele e a Francisca foram alunos na mesma época no Departamento de Música, alunos da Profa. Maria Isabel Montandon e ressaltou as qualidades dela como musicista. A Profa. Maria Isabel falou da importância de o MUS emitir uma nota de pesar sobre  o ocorrido e, dado sua proximidade com a Pianista Maria Francisca, prontificou-se a fazê-lo. O Prof. Ebnezer aproveitou ainda para perguntar se o departamento tinha notícias sobre o estado de saúde do Prof. Alexandre Antunes, e se ofereceu também para escrever e-mail estimando-lhe melhoras em nome do MUS. A Profa. Flávia pediu autorização ao colegiado para realizar uma inversão na ordem da pauta, tratando o item 5 primeiro; esclareceu que a solicitação se deu em função de pedido do próprio Prof. Ebnezer por conta de outra reunião previamente agendada. Ao verificar que se tratava de um projeto que não estava formalizado em processo SEI, como se tem feito com todos os projetos, a Profa. Flávia solicitou que esse assunto fosse tratado na reunião seguinte. Alguns professores argumentaram que não tinham lido o projeto para poderem votar e que muitos projetos tiveram que voltar para ficarem à disposição dos professores antes das reuniões. Prof. Ebnezer disse que não haveria tempo para esperar a próxima reunião, por conta dos prazos, e que o projeto beneficiaria a Opera Estúdio. Informou ainda que projeto estava sendo inserido, mas que devido ao tempo limitado para apresentação ele trazia consigo cópia do projeto. O colegiado foi perguntado então se a apreciação do projeto poderia seguir e, estando a maioria de acordo, passou-se ao Item 5 - Parceria da UnB Ópera Estúdio/Concertos e Funarte - Projeto de pesquisa e extensão. (Relatores: Prof. Ebnezer e Profa. Irene). O Prof. Ebnezer fez circular o projeto para a consulta de todos os presentes. Informou sobre uma verba da Funarte destinada a cinco de seus teatros e que tem por objetivo promover a revitalização de seu quadro artístico e, nesse sentido, entraria o Projeto Ópera Estúdio e o próprio Departamento de Música como possíveis ocupantes desses espaços. Falou ainda que o valor estimado era de cerca de um milhão de reais (R$ 1.000.000, 00), e que, por conta disso, já estariam se preparando para concorrer ao edital de 2020. O Prof. Ebnezer leu ainda uma carta convite endereçada à Profa. Irene Bentley para realização de parceria. Falou sobre alguns problemas que o projeto vem passando e acenou sobre a possibilidade de ainda se tentar um espaço dentro do Complexo Funarte Brasília. A Profa. Irene aproveitou para falar sobre as atuais dificuldades que vem enfrentando, como, por exemplo, ter quase todo seu material guardado em uma sala da  limpeza localizada no ICC, acessível a muitas pessoas e sem a devida segurança. A Profa. Irene informou que, se essa parceria acontecer, receberia como contrapartida sete bolsistas para trabalhar no projeto, além de um espaço onde o Ópera Estúdio poderia efetivamente funcionar. O Prof. Ebnezer acrescentou que essa seria uma oportunidade também para outras ações do MUS como espaço aberto à música de câmara e até para apresentações da própria orquestra. Disse ainda que a proposta não ficaria restrita somente a Brasília, mas também haveria possibilidade de circulação nacional entre os outros espaços Funarte. Concluiu dizendo que houve muito pouco tempo para preparar o projeto, que ficaram sabendo dessa possibilidade na semana anterior e que a pressa se dava por conta do cronograma apertado que eles tinham para submissão, que era até o final do mês de novembro. A Profa. Flávia lembrou novamente a todos que havia sido decidido em colegiado que não seriam apreciados pedidos sem a devida formalização no SEI. Falou ainda que o texto do projeto circularia durante a reunião e que após a vista de todos, retornariam para a votação. Após consulta dos membros, o projeto parceria da UnB Ópera Estúdio/Concertos e Funarte foi submetido à votação, aprovado por 18 votos favoráveisItem I  - Aprovação das Atas: 360ª Reunião Ordinária, de 15/10/2019 e 89ª Reunião Extraordinária, de 22/10/2019. A Profa. Flávia informou a todos que as atas haviam sido encaminhadas por e-mail e que as alterações enviadas foram realizadas, falou ainda que houve um último pedido de alteração do Prof. Bruno pouco antes do início da reunião e que foi explicado aos membros do colegiado. Colocado em votação, atas aprovadas por 14 votos favoráveis e 2 abstenções. Item 2 - Novo Representante para o Conselho do IdA; A Profa. Flávia informou que o representante designado pelo MUS para Conselho do IdA era o Prof. Alexandre Antunes e que, desde seu afastamento, o MUS não contava com nenhum representante, portanto, a Profa. Flávia perguntou a algum dos professores se haveria alguém que puderia exercer essa função explicando que o Conselho se reúne às terças-feiras às 14h. O Prof. Ebnezer se voluntariou informando que teria disponibilidade para esse horário. A Profa Flávia perguntou se não haveria nenhum outro professor interessado na representação. Não havendo nenhum outro voluntário, foi colocado em votação a indicação do Prof. Ebnezer como representante, aprovado por 14 votos favoráveisItem 3 - Assuntos de Coordenação; a) Aprovação da Lista de Oferta do Verão de 2020/0 (Relatora: Profa. Maria Cristina); A Profa. Maria Cristina falou brevemente sobre as lista de oferta para o curso de verão, sobre os professores substitutos ativos e os que estão em processo de contratação. A Profa. Flávia falou ainda que geralmente o curso de verão é oferecido por professores substitutos, mas que se um professor do quadro tiver interesse em ministrar alguma disciplina, os créditos ministrados durante esse período seriam deduzidos da carga do 2020/1. A Profa. Maria Cristina comentou ainda que devido ao afastamento do Prof. Ricardo para a capacitação, ele se dispôs a ministrar disciplinas no curso de verão de modo a não deixar desassistidos seus alunos. O Prof. Ebnezer falou sobre o ex-aluno Fábio Benites, fagotista que retornou do doutorado e que tem interesse em atuar no MUS como professor voluntário. Ele argumenta que o interesse do ex-aluno era adquirir experiência docente. Informou ainda que apresentará o projeto em breve e que, se aceito, esse professor voluntário já poderia atuar no curso de verão. A Profa. Flávia informou então que esse poderia ser um assunto tratado em uma próxima reunião, após devidamente inserido como ponto de pauta e com um processo SEI. Colocado em votação, a lista de oferta do 2020/0 foi aprovada por 17 votos favoráveisb) Lista de Oferta de 2020/1 - aprovação de disciplinas obrigatórias e coletivas (Relatora: Profa. Maria Cristina); a Profa. Maria Cristina apresentou e fez circular a lista de oferta do 2020/1,  e informou que essa lista ainda não estava completa em função da necessidade de alguns ajustes posteriores, mas que já era possível verificar a disciplinas coletivas, e propôs aprovação parcial daquilo que for resolvido sobre a oferta nesta reunião. O Prof. Hugo aproveitou para falar que algumas disciplinas teóricas, como Harmonia, são muito importantes para o aluno, e que deveriam ser ministradas por professores do quadro dada a necessidade de um trabalho mais estruturado e contínuo e que disciplinas como Contraponto e Fuga têm um número mais reduzido de alunos e poderiam ser ministradas por professores substitutos. O Prof. Alciomar comentou da dificuldade de alocar disciplinas teóricas para um professor substituto, cuja vaga contemple sua área de expertise e também teoria musical, e que muitas vezes a área teórica acaba por sofrer prejuízos dadas as dificuldades de administrar disciplinas teóricas com o grau de profundidade esperado. Falou ainda que essa situação se agrava ainda mais se o contrato desse substituto for de apenas 20 horas semanais. O Prof. Hugo ressaltou a importância de disciplinas como Harmonia para a construção de base teórica mais sólida e concluiu dizendo que tinha interesse em assumir dois níveis de harmonia para fazer tal trabalho. Seguiu-se ainda breve debate sobre outras disciplinas teóricas e sobre a disponibilidade de alguns professores em oferecer essas disciplinas. Encerrada essa fase da análise da oferta, seguiu-se à votação com as pendências que serão tratadas individualmente ou junto ao núcleo específico e ainda outros pedidos sobre alterações de horários. A Profa. Maria Cristina pediu aos membros que indicassem então na oferta que estava circulando as alterações propostas e finalizou dizendo que o que não pudesse ser resolvido naquele momento seria resolvido individualmente ou com os grupos específicos. Colocada em votação, a lista de oferta 2020/1 foi aprovada por 18 votos favoráveis. O Prof. Paulo Marins aproveitou também para apresentar a Lista de Oferta para o 2020/1 da EAD, já que estaria afastado para participação em evento na semana seguinte. O Prof. Paulo apresentou então os dados relativos ao próximo semestre com as disciplinas obrigatórias e optativas e informou que não havia ainda alocação do nome de professores em função da vinculação a editais de seleção. Ressaltou ainda que todos aqueles que forem trabalhar na EAD deverão se submeter a esse edital, inclusive coordenadores. Concluiu  dizendo que, tão logo o edital seja publicado, ele vai avisar a todos os professores por e-mail e também disponibilizar o edital no site do MUS. Colocado em votação, lista foi aprovada por 18 votos favoráveisc) Alteração de créditos das disciplinas de Instrumento Principal para as Licenciaturas: piano, viola, saxofone, violoncelo, contrabaixo, trompa, clarineta, fagote. (Relatora: Profa. Maria Cristina); a Profa. Maria Cristina informou do problema da oferta de alguns instrumentos principais, que estavam constando como zero créditos no Currículo da Licenciatura, e por esse motivo não podiam ser ofertadas. Concluiu dizendo que todas essas disciplinas já existem, mas por algum erro na implementação acabaram saindo com zero créditos, portanto, pede autorização ao colegiado para fazer tal alteração de 0 (zero) para 2 (dois) créditos.  Colocado em votação, aprovado por 18 votos favoráveisd) Alteração de créditos das disciplinas: Arranjo e Criação para o Ensino e Aprendizagem da Música; Seminário em Educação Musical 1, 2, 3, 4, 5 e 6; Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2; Instrumento Suplementar Percussão 1 e 2; Instrumento Suplementar Canto Popular 1 e 2 (Profa. Maria Cristina); a Profa. Maria Cristina explicou que esse pedido se deve por conta da alteração do PPC da Licenciatura, que estipula que o aluno deve terminar o curso em quatro anos, perfazendo assim um total de 3.200 horas. A  quantidade de média de créditos ficaria alta por semestre, o que seria pesado e poderia alongar a permanência dos alunos no curso. A Profa. Maria Cristina pediu então autorização ao colegiado para alterar os créditos das seguintes disciplinas:  Arranjo e Criação para o Ensino e Aprendizagem da Música, que sai de 2 créditos e vai para 4; Seminário em Educação Musical 1, 2, 3, 4, 5 e 6, que saem de 2 créditos e vão para 4; Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2, que saem de 6 créditos e vão para 8; Instrumento Suplementar Percussão 1 e 2, que saem de 2 créditos e vão para 4; Instrumento Suplementar Canto Popular 1 e 2, que saem de 2 créditos e vão para 4. A Profa. Maria Cristina falou ainda da criação da disciplina Projeto Acadêmico e Formação Docente, que é uma disciplina de 2 créditos. O Prof. Carlos Eduardo falou que via problemas nessa proposta dado que o aumento da quantidade de créditos implicaria também no aumento da quantidade de horas, e isso não necessariamente desoneraria os alunos, e finalizou dizendo que disciplinas como TCC deveriam valer um  crédito, que é a uma hora semanal que o professor passa dando orientação ao aluno. A Profa. Maria Cristina acrescentou que com a mudança o novo sistema SIGAA desvincula a carga horária docente da carga horária discente, então a carga atribuída ao professor pode ser menor do que a carga atribuída aos alunos em disciplinas como, por exemplo, o TCC. Falou ainda que isso acontece em muitas universidades, e que o departamento não tem professores suficientes para dar conta dessa exigência de 3200 horas. O Prof. Alciomar falou que a alteração da disciplina Percussão de 2 créditos para 4 iria contra decisão do NDE do Bacharelado, que decidiu normalizar as disciplinas de instrumentos em 2 créditos. Falou ainda que o professor que vai ministrar a disciplina para o aluno de licenciatura é o mesmo que ministra para o bacharelado, e tal proposta desalinha e não é equânime. O Prof. Paulo Marins falou da portaria 1428/18, que autoriza instituições de ensino, que tenham a modalidade de EAD, a ministrar até 40% de seu créditos a distância. Após discussão sobre valor de créditos de instrumento, evasão escolar, condições de trabalho, dificuldades em geral; o Colegiado solicitou que a votação se desse para o conjunto de disciplinas teóricas ofertadas pela licenciatura e que os instrumentos do currículo da Licenciatura fossem votados individualmente. Colocado em votação a alteração da quantidade de créditos para as disciplinas  Arranjo e Criação para o Ensino e Aprendizagem da Música; Seminário em Educação Musical 1, 2, 3, 4, 5 e 6; Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2, aprovada por 15 votos favoráveis, 1 voto contra, 2 abstenções. Votação para alteração dos créditos das disciplinas Instrumento Suplementar Percussão 1 e 2, aprovadas por 9 votos favoráveis, 5 votos contra, e  4 abstenções. Votação para alteração de créditos das disciplinas Canto Popular 1 e 2, aprovadas por 9 votos favoráveis, 5 votos contra e 4 abstençõese) Aprovação da cadeia de seletividade para transição curricular (Relatora: Profa. Maria Cristina). A Profa. Maria Cristina informou que nesta quarta-feira próxima, 6 de novembro, ela deveria entregar o PPC da Licenciatura para análise da Diretoria Técnica de Graduação (DTG), por conta disso, seria necessária a aprovação das cadeias seletivas de transição como último ponto. Segundo orientação do DEG, houve a recomendação de que não se fizesse cadeia de equivalência, mas sim cadeias seletivas de transição; desse modo não haveria prejuízo nem para o aluno que está em curso, e nem para o aluno que vai entrar. Caso as cadeias de equivalência sejam mantidas, o ônus para o departamento é ter que manter dois currículos funcionando ao mesmo tempo, algo complicado. Colocado em votação, aprovado por 19 votos favoráveisf) Aprovação de Ementas e Bibliografias - PPC Licenciaturas – Disciplinas a serem criadas (Relatora: Profa. Maria Cristina). O assunto será tratado em reunião posterior, contudo, a Profa. Maria Cristina pediu para dar um informe da última reunião do CCG: a diretora do IdA  informou que na avaliação dos cursos de Artes Visuais e Cênicas foi cobrada a Ata de Aprovação no NDE, no Colegiado e também no CCG de todas as ementas e bibliografias das disciplinas ofertadas por esses cursos. Concluiu dizendo que o Colegiado do MUS e os NDEs em algum momento deverão fazer isso. g) Dados: evasão dos cursos de graduação (Relatores: Prof. Alciomar, Profa. Maria Cristina, Prof. Alexei, Prof. Paulo); O assunto será tratado em reunião posterior. Item 4 – Pedido de Licença Capacitação do Prof. Ricardo Dourado. SEI 23106.128712/2019-28 (Relator: Prof. Alciomar); o Prof. Alciomar leu o seguinte parecer: "O Professor RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, Matricula FUB 145050, SOLICITA LICENÇA CAPACITAÇÃO no Período de 8 de março a 6 de junho de 2020, para Participação em Estudos do Grupo de Pesquisa e Performance Musical da UFG liderado pela pesquisadora Profa. Dra. Sonia Raymundo, vinculado ao Laboratório de Performance e Cognição Musical da Escola de Música e Artes Cênicas - Universidade Federal de Goiás, quando serão realizados seminários de pesquisa com os participantes do grupo de pesquisa. O Professor não designou responsável pelas atividades durante o afastamento. Porém, o Coordenador de Graduação não observa prejuízos para as atividades acadêmicas, tendo em vista que um dos alunos do Bacharelado em Clarineta solicitou Mobilidade Acadêmica em outra Universidade durante o primeiro semestre de 2020. O Coordenador de Graduação após verificar a sugestão do professor em ofertar as disciplinas Clarineta 6, 7 e Estágio Supervisionado em Clarineta quando do término dessa Licença, sugere que as mesmas sejam somente ofertadas no próximo semestre letivo regular (2020/2), dando todas as condições de bom desempenho dos Estudantes com a totalidade da carga horária prevista para um semestre acadêmico regular. Diante do acima relatado, considero que foram verificadas as principais exigências para o afastamento do professor, dando condições do Colegiado deliberar sobre a sua Aprovação". Colocado em votação, aprovado por 17 votos favoráveis6 – Informes gerais e da Coordenação: a) Extensão como componente curricular (Relatora: Profa. Maria Cristina); A Profa. Maria Cristina informou que esse assunto seria tratado em reunião posterior, mas que gostaria de falar sobre o questionário respondido por ela na qualidade de coordenadora, explicando sobre as atividades de extensão que eram feitas como componente curricular no MUS. Aproveitou ainda para falar das possibilidades de como relacionar essas duas atividades, e concluiu dizendo que está havendo uma discussão sobre esse assunto e sugeriu aos membros do colegiado a pensarem suas atividades a partir dessa relação. b) Carga horária docente (Relatora: Profa. Maria Cristina); a Profa. Maria Cristina informou que a Coordenação respondeu um processo SEI iniciado pelo DEG em que ela informava a carga horária de todos os professores com atuação tanto na graduação quanto na pós-graduação. c) Pré-matrícula 2020/1 (Prof. Alciomar); o Prof. Alciomar pediu que esse assunto fosse tratado em uma próxima reunião, informou que tinha intenção de trazer também um dos servidores da Coordenação do MUS para que pudessem participar das discussões e apresentar instruções sobre o procedimento de matrícula. Pediu então licença ao colegiado para apresentar o pedido de mudança de curso da aluna Luiza Lacava, que está no curso de Licenciatura em Música Noturno e pede mudança para o curso de Bacharelado em Canto (SEI nº. 23106.124963/2019-33). Ele informou que a aluna cumpriu todos os requisitos para a mudança e conta com a anuência da área de canto. Informou ainda que, devido ao processo ter chegado próximo à data limite para sua resposta está apresentando somente neste momento ao colegiado. Colocado em votação, aprovado por 19 votos favoráveis. O Prof. Hugo Leonardo aproveitou ainda para falar sobre o trabalho a ser desenvolvido na uniformização dos sites dos departamentos e do próprio Instituto de Artes. Por último, o Prof. Alciomar aproveitou para falar sobre a participação do músico Jeff Gardner, que ministrou masterclass sobre Harmonia e Improvisação realizado durante sua disciplina Harmonia e Improvisação na Música Popular 1, e finalizou informando que o convidado também havia deixado livro de sua autoria  "Harmonia na Música Popular" aos professores que se interessarem no departamento. A Profa. Flávia agradeceu a presença e participação de todos e, às 18h, foi encerrada a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, servidor do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pela vice-chefe do Departamento de Música, Profa. Flávia Motoyama Narita.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 03/12/2019, às 08:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Flavia Motoyama Narita, Vice-Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 03/12/2019, às 13:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.029624/2019-44 SEI nº 4641852