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ATA DA TRICENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA SEXTA (346ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao vigésimo sétimo dia do mês de novembro do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas e cinco minutos, na sala Samambaia, Prédio SG-4. Contou com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOSALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXEI ALVES QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREABEATRIZ MAGALHÃES​BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO,  EBNEZER MAURILIO NOGUEIRA DA SILVAFLÁVIA MOTOYAMA NARITA,  FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON,  MARIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES e TATIANA OLIVIERI CATANZARO. Como secretária a servidora Angela Maria Rogério Fontes. Ausências justificadas: Adeilton Bairral, Alexandre Araújo Antunes, Daniel Junqueira Tarquínio, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo, Flávio Santos Pereira, João Paulo Machado, Maria Luíza Mestrinho Sylvestre, Ricardo José Dourado Freire e Uliana Dias Campos Ferlim. Prof. Renato iniciou a reunião com a apresentação do convidado, Prof. Kim Helweg (Dinamarca). Prof. Mário falou que o professor Kim está apresentando essa semana o 1º Seminário de Música Quântica na UnB. Informou que o concerto final será na sexta-feira, às vinte horas, no Auditório do MUS. Item 1) Aprovação das Atas: 342ª de 2/10/2018 e 344ª de 30/10/2018: Aprovadas, com 1 abstençãoItem 2) Assuntos de Coordenação: Profa. Flávia iniciou falando sobre a Lista de Oferta da UAB. Disse que estão finalizando o curso EAD e serão oferecidas as disciplinas que viabilizarão o término do curso que conta ainda com 5 alunos. Aprovada. a) Lista de Oferta do 1º/2019: Prof. Alciomar informou que a Lista de Oferta foi elaborada com uma certa antecedência, porém, ainda faltam alguns ajustes a serem feitos. Falou sobre as ofertas de disciplinas para o curso de verão, informou sobre as disciplinas que serão ministradas pelos professores substitutos. Em seguida, a Profa. Maria Cristina apresentou o quadro de distribuição das disciplinas e dos horários da Lista de Oferta do 1º/2019. Falou sobre as alterações  feitas. Nesse momento os professores fizeram algumas considerações e foram propostos alguns ajustes necessários. Prof. Alciomar alertou que deve haver um confronto com a agenda do Auditório, para que outros agendamentos não sejam marcados. Prof. Ebnezer comentou que é um erro usar o Auditório para a disciplina de Canto Coral, tendo em vista que essa disciplina tem um grande número de alunos e causam transtorno para o Auditório do MUS que se encontra em péssimo estado. Sugeriu que a disciplina seja alocada em um outro local como no ICC. Prof. Maico sugeriu que seja bloqueado o horário das 10hs, nos agendamentos,  para que as apresentações das 12hs, dos concertos semanais, sejam viabilizadas. Prof. Renato falou que ficará como sugestão para o próximo semestre, comentou que seria interessante que o Canto Coral ficasse no Anfi 9, onde já tem um piano. Na oportunidade o Prof. Bruno solicitou a inclusão das disciplinas Instrumento Principal Guitarra 5 e 6. Prof. Renato alertou aos professores que verificassem a Lista de Oferta e fizessem as alterações que forem necessárias. Prof. Carlos Eduardo fez algumas considerações sobre a utilização da sua sala para o no próximo ano, período em que estará de Licença Capacitação. Prof. Renato colocou em votação a Lista de Oferta do 1º/2019. Aprovada.  b) Quebra de pré-requisitos das disciplinas: Profa. Maria Cristina solicitou a aprovação da quebra de pré-requisitos das disciplinas Projeto de Estágio e Prática Docente: retirar os pré-requisitos: Seminário 1, OEB e DPE, deixando apenas PEAM1,2 e 3,  e retirar a quebra de pré-requisito da disciplina Ritmos Brasileiros II ( sem pré-requisito) - Aprovado. Prof. Renato solicitou a alteração da disciplina Piano Popular para passar para horário livre. Aprovado. b) Outorga antecipada da aluna Ana Diniz (SEI nº 23106.121053/2018-18). Prof. Alciomar fez um relato do processo. Disse que a aluna cumpriu todas as exigências e está cursando Bacharelado em Trompete. Prof. Maico comentou que esse é um caso de transferência obrigação, por se trata de militar. Profa. Flávia complementou dizendo que a aluna será avaliada por uma banca  composta pelos professores: Ebnezer Nogueira, Maico Lopes e Alciomar Oliveira. Aprovada. Profa. Maria Cristina falou também sobre o pedido de outorga antecipada do aluno André Roman . Disse que faltam cumprir  3 disciplinas. Esclareceu que  o aluno passou em um concurso de professor temporário. Em seguida foi indicada uma banca composta pelos seguintes professores: Maria Cristina Carvalho , Flávia Narita e Uliana Ferlim. Aprovada. Item 3) Projeto InoMusE e o 1º Simpósio de Práticas Musicais em Contextos Educacionais (Relator: Prof. Paulo Marins):  Prof. Paulo fez uma apresentação do projeto, informou que foi contemplado no Edital de Demanda Espontânea  da FAPDF . Disse que foram comprados vários equipamentos e contratados bolsistas para apoiar no projeto. O projeto tem como lócus de pesquisa o curso de Especialização em Música a Distâncias. O professor afirmou ainda que  ingressaram no referido curso  100 discentes e estão aproximadamente 75 alunos. Disse que no próximo dia 15/12 será o encerramento do curso com as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso. Comentou que essa e outras ações podem ser uma forma de atrair alunos para o MUS. Informou ainda que o grupo de pesquisa coordenador por ele e oriundo do projeto está certificado junto ao CNPQ. Prof. Renato deu os parabéns ao Prof. Paulo pelo trabalho realizado.  Item 4) Manifestação sobre "Série Concertos UnB" - (Relatora: Profa. Irene Bentley): Profa. Irene fez a leitura de uma carta explicando o acontecido no dia 21/11/2018. Disse que foi comunicada às 10 hs, no dia do concerto, que suas apresentações tinham sido canceladas. Ressaltou que os membros da comissão não tiveram a iniciativa de fazer os agendamentos no período da Licença Médica da Profa. Gisele. Solicitou o registro nessa Ata da sua profunda indignação pelo ocorrido e que seja anexada sua carta, lida ao Colegiado. Na oportunidade os membros da Comissão: Prof. Alciomar, Prof. João Paulo e Prof. Ebnezer, manifestaram suas desculpas e reconheceram que os agendamentos devem ser feito via e-mail, para que ficassem registrados. Prof. Maico comentou que os problemas foram causados por falhas de comunicação. Sugeriu que seja feito o bloqueio do agendamento do Auditório no horário das 10hs, e que os integrantes da comissão artística façam escalonamento para atender aos concertos. Prof. Hugo disse que estão tentando realizar um trabalho diferente, que tentaram fazer um escalonamento e que o fato ficou como um aprendizado. Profa. Gisele falou que foi um semestre atípico, mencionou os problemas pelos quais passou no semestre, fez um resumo dos fatos e de como aconteceram. Disse que tentou minimizar os erros. Comentou que o trabalho da comissão trouxe visibilidade para o MUS. Pediu desculpas à Profa. Irene. Prof. Renato falou que realmente houve uma falha e que não foi um desrespeito. Em seguida pediu desculpas à Profa. Irene. Prof. Carlos Eduardo ressaltou que o agendamento do Auditório é muito bem organizado pelo servidor Antônio Martins, que logo no início do ano faz os agendamentos necessários. Item 5) Informes: a) Prof. Renato informou a todos que na próxima reunião de Colegiado as Comissão apresentarão um breve relatório das atividades que realizaram durante o ano. b) Profa. Maria Cristina solicitou a apreciação de um Minicurso de Extensão, disse que já consta no SIEX. Prof. Renato alertou que as inclusões devem ser encaminhadas com antecedência na quinta-feira, antes do envio da convocação. c) Prof. Alciomar avisou que haverá um concerto da Orquestra Popular Candanga amanhã - dia 28/11 às 15hs. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas, o Prof. Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música, deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, secretária, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música - Prof. Renato de Vasconcellos.


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 08/04/2019, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 08/04/2019, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 3266717