Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA NONA (349ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , realizada ao  segundo dia do mês de abril do ano de dois mil e dezenove, às dezesseis horas, na Sala Samambaia, presidida pelo chefe do Departamento, Prof. Renato de Vasconcellos e contou com a presença dos seguintes professores: ADEILTON BAIRRAL, ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, BEATRIZ MAGALHÃES CASTRO,  BRUNO ROSAS MANGUEIRA, DANIEL JUNQUEIRA TARQUINIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER NOGUEIRA DA SILVA,  FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES,  MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, MARIO LIMA BRASIL , PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS e RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE.  Contou com a presença do discente Lucas Marques  e como secretária a servidora Angela Fontes Ausência justificada: Antenor Ferreira Correa, Alexandre Araújo Antunes, Alexei Alves de Queiroz, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Mário Lima Brasil, Maria Isabel Montandon, Maria Luiza Mestrinho e Sérgio Nogueira Mendes e Tatiana Olivieri Catanzaro. Ponto 1Aprovação da Ata 348ª Reunião do Colegiado do MUS de 19/03/2019; Aprovada com 1 abstenção. Ponto 2 Pedido de afastamento para Pós-Doutorado Profa. Gisele Pires (Relator Prof. Alessandro) - SEI nº 23106.008799/2019-18; (5 min). Prof. Alessandro analisou o processo e procedeu a leitura do parecer , tendo sido favorável ao pedido de afastamento. Em seguida Profa. Gisele fez um relato do trabalho que irá desenvolver durante seu afastamento para Pós-doutorado. Prof. Renato falou que o afastamento da professora resultará em uma vaga de substituto para o MUS. Profa. Delmary falou sobre a importância do afastamento para Pós-doutorado. Na oportunidade Prof. Hugo comentou que o Departamento tem muitos professores doutores e que não estão atuando na Pós-graduação. Prof. Ebnezer esclareceu que a grande parte dos professores estão na área de performance. Aprovado o pedido de afastamento da Profa. Gisele Pires. Ponto 3 Apresentação do cronograma de atendimento da correpetidora Elaine Milazzo; Processo SEI nº 23106.007584/2019-80; (5 min). Prof. Daniel falou sobre a reunião onde analisaram o processo de Estágio Probatório da servidora. Esclareceu tratar-se da mesma comissão que analisou o processo da servidora Lígia Moreno. Informou que os horários de atendimento da servidora serão no período da manhã, cumprindo 25 hs semanais. Disse que a servidora atenderá 4 hs da disciplina  Canto Coral diurno , terá 11 hs para acompanhar os instrumentos e 5 hs para atender às professoras Irene Bentley e Malu Mestrinho. 4 –Indicação Prof. Paulo para a Coordenação UAB/MUS; (5 min). Profa. Flávia iniciou falando da sua atuação na UAB. Disse que sua indicação para avocação foi aprovada em Colegiado em agôsto de 2018. Esclareceu que o Prof. Paulo Marins estará assumindo a coordenação da UAB, e finalizando a turma de alunos. Falou que agora haverá entrada de 150 alunos para o próximo semestre. Prof. Ebnezer perguntou se poderá oferecer flauta doce. Disse que obteve informação de que como não é da Educação Musical não poderia oferecer. Solicitou informações acerca disso. Profa. Flávia disse que a ideia seria fazer a modalidade híbrida e que estão reformulando o novo currículo da UAB. Prof. Renato falou que a disciplina flauta doce é de muita relevância. Aprovada a indicação do Prof. Paulo Marins para assumir a coordenação da UAB. 5 – Avaliação do “ III ColoqueArte e Simpósio de Educação Musical – (Relatora Profa. Flávia Narita) ; ( 5 min). Profa. Flávia agradeceu aos colegas que participaram e que contribuíram direta ou indiretamente do ColoqueArte. Foi um evento do Mestrado Profissional em Artes da UnB e integrou graduação e pós-graduação, contando com a participação de um convidado da New York University, prof. Gareth Dylan Smith, além da profa. Heloisa Feichas (UFMG) e de Julian Boal (Instituto Augusto Boal). Tivemos cerca de 50 participantes nas oficinas dos convidados e nas diversas atividades do evento, que compreendeu apresentações artísticas, comunicações orais de pesquisas, pôsteres, práticas de ensino de arte e uma mesa-redonda com os convidados. Na oportunidade, agradeceu a participação de todos, em especial dos alunos. 6 - Homologação dos processos encaminhados em ad referendum: (5 min). a ) Edital DEG/DPO nº 21/2018 – Prof. Paulo Marins – SEI nº 23106.027514/2018-48. b ) Edital DEG /DPO nº 21/2018– Profa. Tatiana Catanzaro e Prof. Flávio S. Pereira – 23106.031918/2019-36.  Prof. Renato informou que os processos foram encaminhados em ad referendum devido ao prazo exíguo para encaminhamento. Prof. Paulo esclareceu que solicitou 11 computadores e sua ideia é trabalhar em conjunto com os teclados. Prof. Flávio falou que esse edital previa a aquisição de computadores e que a proposta seria encaminhada pelos coordenadores. Esclareceu que está junto  com a Profa. Tatiana Catanzaro. Falou que a idéia será  utilizar os equipamentos para as aulas. Homologados.7 - Ação de extensão : ( 5 min). a) Produção Musical, Performance e Expressão Vocal (Relatora: Profa. Maria Cristina) – SEI 23106.143129/2018-66 - Prof. Renato esclareceu que o projeto já aconteceu no final do ano de 2018,  com a finalidade de integralizar a carga horária para formatura da aluna Hanna.  Aprovado. b) “Canto Coletivo Improvisado” (Relatora: Profa. Uliana Ferlim) – SEI nº 23106.025486/2019-24. Prof. Renato informou que o Prof. Mário estará coordenando o projeto, tendo em vista que a Profa. Uliana está afastada para Doutorado. Aprovado. c) Projeto PEAC “Entrelinhas “ (Relatora – Profa. Tatiana Catanzaro) - SEI nº 23106. 016906/2019-81. Prof. Flávio fez esclarecimentos sobre o projeto e sobre o funcionamento do laboratório. Esclareceu sobre o objetivo e sobre as propostas do projeto, disse que está ligado as atividades da música contemporânea. Aprovado.8 - Apresentação do Relatório Final do Pós-Doc (Relatora Profa. Delmary Vasconcelos); Profa. Delmary iniciou falando sobre o seu projeto de ação contínua " A Musicobiografização na pesquisa-formação-ação em Educação Musical". Falou que o objetivo é fomentar a extensão, sendo um trabalho de internalização envolvendo o Centro Oeste. Informou que o Prof. Edson , professor substituto , que assumirá ainda esta semana estará trabalhando no projeto. Esclareceu que está retomando o projeto. Aprovado. Prof. Paulo comentou sobre as ações de extensão, disse que são muito importantes para captar alunos. Profa. Delmary agradeceu ao Depto. pela oportunidade de estar desenvolvendo sua pesquisa de Pós-doutorado. Em seguida fez a apresentação do trabalho de Pós-doutorado. Prof. Renato falou sobre a importância da apresentação dos trabalhos realizados pelos professores quando se afastam para realizar Pós-doutorado .9 - Assuntos da Coordenação; (20 min).Prof. Alciomar deu informações sobre a H.E., falou que a prova não será mais da responsabilidade do CEBRASPE e passará para coordenação do Depto. de Música. Disse que a sua preocupação é com o fluxo de entrada. Informou que a Diretora  irá convocar os coordenadores de curso e chefes de departamento para fazer um planejamento. Falou sobre experiências de outras universidades e sobre como aumentar o número de egressos. Disse que o gasto com cada aluno pago pelo  Deg é em torno de R$ 1.000,00 , sendo interessante então a possibilidade de repasse do recurso para o Depto. Sugeriu a instituição de uma comissão para tratar do assunto. Profa. Flávia falou sobre disciplinas de vaga 0. Informou que o Núcleo de Dança vai ficar sob a responsabilidade do IdA. Falou também sobre a questão da segurança que vai ser reforçada , a Reitoria está sensível quanto a esse assunto. Na oportunidade o aluno Marcolino falou sobre o pedido de antecipação de outorga, disse que passou na Escola de Música. Falou que o processo está com a Profa. Maria Cristina e que esperava que fosse apresentado nessa reunião. Profa. Flávia esclareceu  que tem que formar uma comissão para analisar esse pedido. 10 - Plano  Orçamentário /2019; Prof. Renato falou que enviou uma minuta, a todos, sobre o recurso que será destinado ao MUS. Comentou sobre o repasse de recurso da emenda parlamentar, falou sobre o texto que encaminhou para o pedido da emenda e sobre a destinação para reformas. Disse que achou estranho a falta de manifestação positiva dos colegas quanto ao recebimento desse recurso. Informou sobre como poderá ser gasto o recurso da emenda, falou sobre a reforma do Piano Essenfelder e sobre a reforma do Estúdio de gravação. Em seguida falou sobre o recurso de R$ 40.000,00 que era destinado as atividades especiais, Coro Sinfônico e Orquestra da UnB.  Comentou que o Coro Sinfônico é uma atividade fora do Depto. de Música. Disse que no Departamento existem vários grupos de orquestras. Quanto a Orquestra, ela ainda não existe. Falou sobre a carência de equipamentos, disse que já foram adquiridos ano passado cadeiras e estantes que atenderão aos grupos já existentes. Esclareceu que com a compra dos pianos digitais haverá uma economia a longo prazo para o MUS. No momento foram adquiridos 4 pianos digitais. Falou sobre a dificuldade em instruir um processo de compra e um termo de referência. Em relação aos R$ 200.000,00, caso seja de interesse dos colegas o recurso será investido em reformas para os prédios. Falou que o Colegiado tem que definir a destinação dos R$ 40.000,00.(Orquestra de violões, Candanga, Big Band,Ópera Estúdio). Prof. Flávio falou que se sentiria mais confortável se cada grupo apresentasse suas demandas. Prof. João Paulo disse que vem organizando um trabalho junto com a EMB, e tem  interação com os alunos. Precisa de apoio financeiro para a realização de um concerto que realizará em junho. Profa. Irene disse que irá apresentar as demandas para o Projeto Ópera Estúdio. O aluno Lucas sugeriu que esse recurso seja destinado à compra de equipamentos. Prof. Alciomar se manifestou e concordou com a Profa. Irene , ressaltou que o Coro Sinfônico atua fora do Depto. Lembrou do grupo da Camerata do Prof. Adeilton. Prof. Bruno falou que seria mais sensato saber a necessidade de cada grupo e depois votar a destinação do recurso. Prof. Renato propõe que seja votada a utilização do recurso que era destinado ao Coro Sinfônico e Orquestra, para atender às demandas dos grupos e apoio aos projeto do MUS. Aprovado obtendo 11 votos favoráveis e 1 voto contrario do Prof. Bruno e 2 abstenções. Esclareceu que o Depto. de Música irá utilizar esse recurso para atender aos grupos internos, que deverão apresentar suas demandas.11 - Informes; a) O aluno Lucas falou sobre a oferta da disciplina de Piano para a aluna Shirley. Prof. Renato comentou que a referida aluna não tem o nível inicial que o Piano erudito pede. Profa. Gisele disse que a aluna está em grande vantagem em relação aos outros alunos. Prof. Renato falou que esse assunto deve ser acertado com os coordenadores.  Profa. Flávia esclareceu que a prioridade é dos alunos do Depto. e que os alunos de Licenciatura reclamam e querem fazer as disciplinas de Piano. Sugeriu que desde a HE os professores de instrumento já façam uma estimativa de quantos alunos da licenciatura poderão atender. O aluno Daniel reportou que os alunos reclamam que não conseguem matrícula para as disciplinas de Bacharelado. Profa. Gisele disse que seria um ponto de pauta sobre o assunto Núcleo de Piano. b) Prof. Hugo informou  sobre a publicação no Diário Oficial da sua nomeação para o quadro de professores do MUS. Falou que está orientando a utilização do estúdio de gravação e quem poderá utilizar os equipamentos. Na oportunidade Prof. Renato parabenizou o Prof. Hugo por pertencer ao quadro de professores do MUS. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas e dez minutos, o Prof. Renato de Vasconcellos deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, Secretária do Depto. de Música, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música - Prof. Renato de Vasconcellos.


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 20/05/2019, às 15:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 20/05/2019, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.029624/2019-44 SEI nº 3690915