Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA SÉTIMA (347ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , realizada aos quarto dia do mês de dezembro do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas , na sala Samambaia - Prédio SG-4, presidida pelo Chefe do Departamento de Música, Prof. Renato de Vasconcellos e contou com a presença dos seguintes professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES, BEATRIZ MAGALHÃES CASTRO,  BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA,   FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, TATIANA OLIVIERI CATANZARO e ULIANA DIAS CAMPOS FERLIM. Contou com a presença do discente, Lucas Miranda e como secretária a servidora Angela Fontes Foi justificada a ausência dos professores: Adeilton Bairral, Antenor Ferreira Correa, Daniel Junqueira Tarquínio, Carlos Eduardo  Viana de Mello, Ebnezer Nogueira da Silva, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo. Prof. Renato iniciou a reunião com a apresentação dos relatórios finais das  comissões. Pauta: Ponto 1) Relatório das Comissões: Orçamento, Afastamento, Artística, Espaço Físico, Convênio com a EMB, Amplificadores, Orquestra e NDE ; a) Comissão dos Amplificadores: Prof. Bruno fez um breve relato e informou que o processo encontra-se no SEI (processo nº 23106.144257/2018-27 ) , para conhecimento de todos. Esclareceu que o relatório não foi solicitado  ou discutido claramente no âmbito da comissão. b) Comissão Artística: Profa. Gisele fez uma apresentação das atividades que foram desenvolvidas pela comissão durante o ano. Falou das dificuldades enfrentadas pela comissão, ressaltou os pontos positivos e em seguida apresentou dados estatísticos dos eventos realizados, e da visibilidade que foi criada para do Depto. de Música. Na oportunidade Profa. Isabel parabenizou o trabalho desenvolvido pela comissão artística. Sugeriu a realização de recitais didáticos. Prof. Flávio questionou sobre como é feito o controle de comparecimento dos alunos nesses eventos. Profa. Flávia esclareceu que esses eventos podem ser considerados atividades complementares. Prof. Renato lamentou sobre o problema  ocorrido com os agendamentos dos eventos, como o da apresentação da Profa. Irene Bentley. c) Comissão de Orçamento: Prof. Renato fez um relato sobre os gastos que envolveram compras e demais gastos. Informou que o ultrapassou o valor repassado ao MUS, porém a Direção do IdA fez um remanejamento para atender aos nossos processos de compra. Esclareceu que  os recursos não utilizados pelo Corô Sinfônico e pela Orquestra, foram destinados para compra de equipamentos de áudio e vídeo. Em seguida, fez um agradecimento em especial ao Prof. Ricardo que liberou recurso extra do MPC para a compra dos quatro aparelhos de ar condicionado para o Auditório. Agradeceu ao trabalho de todos os integrantes da comissão. Informou também sobre o recurso que será destinado ao MUS através da emenda parlamentar do Senador Prof. Cristóvão Buarque. Falou que a comissão de espaço físico não conseguiu atingir seus objetivo. Para o próximo ano a Profa. Maria Cristina estará integrando a comissão de espaço físico. d) Convênio com a EMB: Prof. Renato informou sobre as reuniões ocorridas na EMB. Falou que foram criados 2 subgrupos para  trabalhar em conjunto. Ressaltou a importância dessa parceria o que trará um resultado positivo quanto a questão dos estágios.  e) Comissão de Afastamento: Profa. Flávia fez um breve relato do quantitativo dos processos de afastamentos analisados pela Comissão. Comunicou que o Prof. Bojin estará afastado para capacitação, solicitou então a indicação de outro professor para assumir seu lugar. Profa. Isabel parabenizou os trabalhos da comissão e sugeriu que seja feita uma previsão e um histórico dos afastamentos.Prof. Flávio comentou que a comissão trabalhou bem mas que a decisão final cabe ao Colegiado. Prof. Renato agradeceu o trabalho desempenhado pela comissão de afastamento. f) Comissão da Orquestra: Prof. Alexandre falou sobre as atividades da comissão. Citou a precariedade  de recursos do Depto. para atender à demanda que exige a organização da uma orquestra. Falou das estratégias para o próximo semestre e que está aberto a sugestões. g) Comissão do NDE: Prof. Renato falou que estão avançando com os trabalhos, do NDE do bacharelado e que no início do semestre estarão finalizando. Prof. Maria Cristina falou da importância das mudanças que o DEG está propondo.2)Relatórioda Chefia/Secretaria/Coordenação; Prof. Alciomar fez um relatório das atividades da Coordenação e falou sobre o quantitativo dos processos tramitados na coordenação. Agradeceu e parabenizou aos servidores que integram a equipe da coordenação . Prof. Renato ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na área administrativa. Apresentou também a planilha das atividades desempenhadas pela Secretaria do MUS, ao longo desse ano.3)Planejamento orçamentário do MUS para 2019 (Relator Prof. Maico Lopes); Prof. Renato informou a todos sobre a proposta de continuidade do orçamento para /2019. Prof. Maico fez a apresentação dos percentuais para os gastos. Sugeriu que tenha uma reserva para atender a algum professor convidado. Comunicou que, tendo em vista que ficaram pendentes as aquisições dos pianos digitais, o percentual do recurso de 2019 já terá em parte, uma destinação. Prof. Ricardo lembrou que o recurso dos projetos especiais não tem as rubricas fechadas. Prof. Renato falou que tem a autonomia para dispor deste recurso para utilizar com outras demandas. Prof. Alexandre perguntou sobre a porcentagem alocada para espaço físico e manifestou sua indignação. Prof. Renato falou que estão contando também para o ano de 2019 com emenda parlamentar que em parte será destinada a reforma do espaço físico. Profa. Flávia perguntou se não pode deixar diárias e passagens fora de projetos.  Prof. Renato falou que se a proposta,apresentada pelo Prof. Maico não for aceita nessa reunião, o assunto retornará para votação ano que vem. Profa. Gisele falou que seria necessário o acompanhamento da comissão de espaço físico. Proposta colocada em votação e não foi aceita. Diante disso Prof. Maico, falou que o edital para utilização do recurso de 2019 será encaminhado por email a todos, para que em março seja analisada para aprovação. 4) Criação de um Programa englobando os Projetos de Extensão do MUS (Relatora Profa. Maria Cristina ); Prof. Renato comentou que essa proposta é muito interessante, porém será tratada na primeira reunião de 2019. 5) Renovação de afastamento para doutorado do Prof. Pedro Bielschowsky - processo SEI nº 23106.142695/2018-51 ; Prof. Renato fez um relato do processo, que está no SEI. Aprovado. 6) Prestação de contas PEAC Ópera Estúdio - relatora Profa. Irene Bentley; Profa. Irene fez um relatório e uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo seu projeto Ópera Estúdio. Falou que recebeu apoio do Departamento de Música do valor de R$ 10.000,00. Teve apoio também da Embaixada da Alemanha. Apresentou a planilha dos gastos. Falou sobre as dificuldades para a organização e apresentação do projeto. Na oportunidade falou sobre o material que está armazenado num galpão no ICC, lugar impróprio para a guarda desse material. 7) Renovação de PEAC "Docência na Escola: EP " - processo SEI nº 23106.142914/2018-00 (relatora Profa. Flávia Narita); Profa. Flávia fez um breve relato do seu projeto que está relacionado ao programa PIBID. Disse que o objetivo não foi alcançado, acrescentou que não teve apoio dos outros departamentos. Sua proposta então é renovar. Falou também que continua em parceria com a Escola Parque. Aprovado com 1 abstenção. 8) Proposta de Evento de Extensão: "III ColoqueArte e Simpósio de Educação Musical" - processo SEI nº 23106.142920/2018-59 (Relatora Profa. Flávia Narita); Profa. Flávia falou que o projeto foi contemplado com o edital da FAPDF. O objetivo do evento de extensão é certificar as pessoas que participarem das oficinas dos 3 convidados externos e das sessões de Práticas de Ensino de Arte. Aprovado. 9) Deliberação sobre Projeto H.E-online (Relator Prof. Renato de Vasconcellos); 10) Alteração de pólos para oferta 2019/2 /UAB (Relatora Profa. Flávia Narita); Profa. Flávia informou sobre a alteração dos pólos da UAB para o ingresso em 2019. Disse que são 40 vagas e com a possibilidade de ser realizado na IFB. Acrescentou que o perfil da EAD tem muitas características do curso noturno, mais um pólo será acrescentado no IFB. Disse que será uma experiência nova. Prof. Alciomar questionou se haverá um reforço no quadro de servidores. Profa. Flávia falou que a previsão é de mais dois servidores. Prof.Flávio perguntou sobre as notas  da EAD. Profa. Flávia falou que a proposta é cuidar mais de perto desses alunos. Disse que esta é uma consulta ao Colegiado sobre a possibilidade. Prof. Renato comentou sobre a avaliação feita pela CAPES, que foi negativa, acrescentou que como esse vestibular será para o 2º/2019 seria prudente que o assunto seja discutido mais profundamente. Os professores fizeram algumas sugestões e considerações sobre o assunto, alguns foram favoráveis e outros contrários a essa tomada de decisão . Profa. Flávia acrescentou que tem um prazo até o dia 10/12 para a resposta. Colocado em votação foi Aprovado obtendo  8 votos favoráveis, 3 votos contrários e 2 abstenções. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas , o Prof. Renato de Vasconcellos,  Chefe do Departamento de Música,  deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, secretária lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim, pelo Chefe do Departamento de Música - Prof. Renato de Vasconcellos .


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 08/04/2019, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 08/04/2019, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3423173 e o código CRC C7C6CE3A.




Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 3423173