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ATA DA QUADRIGENTÉSIMA DÉCIMA PRIMEIRA (411ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao oitavo dia do mês de novembro do ano de dois mil e vinte e dois, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ANTENOR FERREIRA CORRÊA, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, JÉSSICA DE ALMEIDA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, SIMONE LACORTE RÊCOVA  e VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Discentes: LUCAS PINKE CAVALCANTI,  PEDRO HENRYQUE DA SILVA ISRAEL. Servidor: ANTONIO MARTINS NETO. Ausências justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexei Alves de Queiroz, Maria Luiza Mestrinho Sylvestre, Tatiana Olivieri Catanzaro, Uliana Dias Campos Ferlim. O Chefe do MUS, prof. Paulo Marins, iniciou a reunião às 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Item 1 - Informes:  a) Chefia. O prof. Paulo apresentou um mapa das comissões permanentes criadas no MUS em 2022. Pediu aos professores que verificasse se o mapa estava correto e, se houvesse alguma retificação, que fossem solicitada por e-mail para a Secretaria do MUS e informou sobre a necessidade de publicização do mapa das comissões no site do departamento. Inclusão de Pauta -  Indicação de docente para a Câmara de Carreira Docente. O prof. Paulo informou sobre o pedido da Direção do Instituto de Artes para a indicação de um docente que pudesse exercer a suplência na Câmara de Carreira Docente. O prof. Antenor se voluntariou a participar e a indicação foi aprovada por 18 votos favoráveis, 1 contrário e 1 abstençãob) Coordenação de Graduação (bacharelado/ licenciatura/ EaD)Situação de ausência de professores nas aulas – procedimento. A profª. Maria Cristina informou sobre aumento do número de reclamações discente sobre faltas não comunicadas dos docentes. Pediu aos professores que eventualmente precisem faltar, que avisem aos alunos pelos canais de comunicação oficial com boa antecedência e que também notifiquem a Coordenação de Graduação. Pediu também que, sempre que possível, na situação de uma ausência, que os professores peçam a algum colega para substituí-lo e lembrou que muitos alunos vem de longe para apenas uma aula e acabam saindo muito prejudicados com as faltas e a falta de comunicação. O prof. Paulo lembrou a todos que os meios de comunicação oficial da Universidade são: e-mail institucional e também o Teams. Reforçou o pedido da profª. Maria Cristina de que qualquer excepcionalidade deve ser comunicada por um desses meios. Calendário Copa e primeira semana de janeiro. A profª. Maria Cristina comentou sobre os jogos da Copa do Mundo de Futebol, e falou que ainda não há uma orientação oficial da UnB sobre o funcionamento nos dia de jogo da Seleção Brasileira. Comentou sobre o impacto que esses jogos causarão no calendário de aulas, e pediu que o Colegiado discutisse sobre o funcionamento do semestre na primeira semana de janeiro. O prof. Flávio explicou que, a menos que haja uma decisão oficial da UnB, o calendário acadêmico aprovado deverá ser respeitado. Turmas com Docente a Definir e Consolidação de Turmas no SIGAA. A profª. Maria Cristina informou sobre as dificuldades que a coordenação tem passado para solucionar os problemas causados por conta de disciplinas não consolidadas e também o prejuízo causado aos alunos. Pediu atenção dos professores para não deixarem disciplinas sem consolidação, e informou que o prazo final dado à coordenação para realizar matrícula encerra em 18/11/2022. Informou também que os alunos têm até o 21/11/2022 para fazerem a retirada de disciplinas. Após o encerramento desse prazo, não será mais possível executar tal operação. A profª. Gisele informou que certificação de habilitação específica para o Curso de Música teve um total de 32 inscritos, entre bacharelado e licenciatura, que o processo se encaminha para o final e que essa seleção foi a última realizada pelo CEBRASPE. c) PPG-MUS. A profª. Delmary informou que o edital de credenciamento de professores do MUS já está sendo finalizado e que em dezembro estará disponível para a inscrição dos interessados, desse modo,  espera-se que o credenciamento esteja regularizado antes da seleção para o ingresso no próximo edital para o mestrado. Falou também sobre os seminários que estão sendo preparados para cada linha de pesquisa desenvolvida no programa e convidando todos a participarem. d) PROFARTES. Não houve informe. e) Extensão.  O prof. João Paulo pediu aos professores que tiveram ações realizadas na SEMUNI 2022, que enviem os relatórios de atividade, sob o risco de impedimentos na proposição de projetos futuros. Pediu que os próximos projetos sejam encaminhada antes para o Coordenador de Extensão, de modo a se realizar uma última verificação para impedir que as propostas sejam devolvidas para ajustes ou para serem refeitas. Lembrou da obrigatoriedade de que haja pelo menos um aluno na envolvido nas atividades de coordenação do projeto. Por fim, espera que as instruções tragam mais celeridade na realização dos projetos. A profª. Flávia comentou sobre o primeiro fórum realizado sobre a inserção curricular das atividades de extensão, realizado na data desta reunião. Comentou sobre o próxima reunião que acontecerá no próximo dia 22/11/2022 e esclareceu as palestras tratarão discutirão a possibilidade da inclusão da extensão curricular nos diversos cursos. Falou brevemente sobre as atividades culturais que tem ocorrido nos polos de extensão e nas casas de cultura e sobre alguns eventos que ainda devem acontecer em outos espaços, como o Centro Cultural Renato Russo. Solicitou aos interessados em se apresentaram nesses espaços que entrem em contato com ela para viabilizar a ação. Comentou sobre a retomada do Cine CAL, com a temática 'Independências', e sobre a expectativa de que a ação impacte o público do Setor Comercial Sul. Por fim, agradeceu ao prof. Hugo Ribeiro e aos alunos do PET-Música por sua participação no evento Centenário Darcy Ribeiro. Item 2 - Relatório de afastamento da participação da ATMI/CMS National Convention 2022,  SEI 23106.089379/2022-20. O prof. Paulo apresentou o relatório das atividades por ele desenvolvidas e comentou brevemente sobre o evento. Em votação o relatório foi aprovado por 17 votos favoráveis e 3 abstençõesItem 3 - Relatório de afastamento da participação no Colóquio O Cavaleiro Azul: Charles Rosen 1927 – 2012 - Colóquio Internacional Bilateral Itália-Portugal,  SEI 23106.104317/2022-55. O prof. Daniel apresentou o relatório das atividades por ele desenvolvidas e comentou brevemente sobre o colóquio. Em votação, o relatório foi aprovado por 19 votos favoráveis e 2 abstençõesItem 4 - Aprovação das regras de utilização do Estúdio de Gravação do MUS, SEI 23106.126510/2022-47. O prof. Paulo informou que a Comissão de Espaço Físico se reuniu para as discussões sobre as necessidades e especificidades do Estúdio de modo a nortear a proposta. Em seguida fez a leitura do texto. A profª. Simone pediu que se registrasse em ata sobre os problemas que ela, outros professores e também alunos vem tendo na na utilização do Estúdio de Gravação. Falou do comportamento ríspido e pouco cortês do servidor que administra o Estúdio de Gravação e ainda do fato de ele tratar esse espaço como sendo propriedade dele, dificultando o uso e criando mal-estar geral. O servidor Antonio lembrou a todos que qualquer reclamação deve ser formalizada através de um e-mail à chefia ou diretamente na Ouvidoria. Ressaltou a necessidade de formalização para que essas questões fossem tratadas com a devida oficialidade. Na oportunidade, foi discutido também também sobre a questão patrimonial do Estúdio e a necessidade dessa questão ser conduzida pela Comissão de Patrimônio do MUS. Seguiu-se breve discussão sobre o tema. Em votação, as regras propostas foram aprovadas por unanimidade (23 votos favoráveis)Item 5 - Aprovação de Correção da Cadeia de Seletividade do curso de Música, Licenciatura, Diurno, 434. Na cadeia 4 a quantidade de horas é 120h e não 60 horas como consta atualmente na Estrutura Curricular, SEI 23106.132810/2022-65. A profª. Maria Cristina informou que, devido a um erro ocorrido na SAA, a carga horária do curso ficou em desacordo com a exigência legal, portanto, foi necessário fazer correção na cadeia de seletividade do curso. Explicou que qualquer alteração na estrutura curricular necessita de aprovação colegiada. Em votação, aprovado por 19 votos favoráveis e 2 abstençõesItem 6 - Inclusão de Piano Suplementar 1 e 2 na Cadeia 1 da Estrutura Curricular do curso de Música – Licenciatura, Diurno 434, SEI 23106.132824/2022-89. A profª. Maria Cristina informou que havia solicitado o retorno da disciplina Piano Suplementar 1 e 2 na Cadeia 1, após a quebra de equivalência com a disciplina Piano. Justificou que dentro de uma cadeia não pode haver equivalência entre disciplinas. Para tanto foi, necessário retirá-la, fazer antes a quebra para depois inseri-la novamente. Em votação, aprovado por 19 votos favoráveis e 2 abstençõesItem 7Cronograma para deliberação sobre vagas resultantes da aposentadoria dos professores David Junker e Irene Bentle. O servidor Antonio informou sobe o relatório anual que o Decanato de Gestão de Pessoas enviará ao Ministério da Educação, entre março e abril de 2023. Trata-se de relatório em que, dentre outras informações, consta também o encaminhamento que a UnB dá ao quadro de vagas docente. Essas informações fundamenta futuras solicitações de vagas para o quadro permanente da universidade. Informou também que no relatório passado, enviado em 2022, constou informações dadas pelo MUS de que as vacâncias docentes, por  meio de aposentadorias, estavam sendo deliberadas pelo departamento. Finalizou informando que até o envio do novo relatório as vagas ainda ociosas devem estar ligadas a um processo de concurso ou redistribuição. Por fim, alertou para o risco dessas vagas serem remanejadas na universidade se não houver ação do MUS. O prof. Paulo informou que convocaria uma reunião não deliberativa para livre discussão sobre a designação das vagas. Acrescentou que a decisão sobre as vagas ocorreria na reunião seguinte, mediante apresentação de pareceres. Por fim apresentou o cronograma das reuniões não deliberativa e deliberativa e os critérios para possibilitar o encaminhamento da discussão. Fica então marcada a reunião não deliberativa para o dia 29/11/2022 e a reunião deliberativa para 06/12/2022. Colocado em votação, o cronograma foi aprovado por 15 votos favoráveis e 3 abstençõesItem 8 - Autorização colegiada para resposta aos pedidos de redistribuição apresentados em 2021 (relato prof. Paulo Marins)a) Pedido de redistribuição da profª. Ala Dadaian (UFBA), SEI 23106.086319/2021-74b) Pedido de redistribuição da profª. Alba Souza (UFPI), SEI 23106.073607/2021-69c) Pedido de redistribuição da profª. Juliana Larsen (UNILA), SEI 23106.086307/2021-40d) Pedido de redistribuição do prof. Cléber Campos (UFRN), SEI 23106.086306/2021-03e) Pedido de redistribuição do prof. Marco Aurélio (UFMA), SEI 23106.086096/2021-45.  O item foi retirado da pauta e será retomado em reunião futura. Inclusão de Pauta - Indicação da profª. Jéssica de Almeida como Coordenadora de Estágio. A profª. Maria Cristina informou sobre a necessidade de se indicar um coordenador de estágio para acompanhar as disciplinas de Estágio Supervisionado do MUS. Em votação, a indicação foi aprovada por 13 votos favoráveis e 3 abstenções. O item será tratado na próxima reunião. Não havendo mais tempo, o prof. Paulo Marins agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18h15, encerrou a reunião, da qual eu, Antonio Martins da Silva Neto, servidor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música, prof. Paulo Roberto Affonso Marins.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 01/02/2023, às 12:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Affonso Marins, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 01/02/2023, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.007114/2022-11 SEI nº 8941453