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ATA DA TRICENTÉSIMA OCTAGÉSIMA OITAVA (388ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao vigésimo quinto dia do mês de maio do ano de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, ALCIOMAR OLIVEIRA SANTOS, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Professores substitutos DIOGO DOMES, EURIDIANA SILVA SOUZA, GABRIEL BATISTA NOGUEIRA STRAUSS, FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA. Servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO, PRISCILA CAMPOS DE CASTRO. Discentes GABRIEL RODRIGUES DE REZENDE, LEONARDO MARQUES DA SILVA, LUCAS VIDAL DONATO e TÚLIO FREITAS GUIMARÃES. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, prof. Vadim iniciou a reunião as 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. O prof. Vadim cumprimentou a todos e, a pedido do prof. Edson, solicitou votação para inversão de item da pauta, que foi aprovada por unanimidade. 8 - Outorga Antecipada de Grau do discente Lucas Vidal Donato (SEI 23106.052171/2021-74). O prof. Edson, presidente da comissão,  falou sobre a seriedade dos processos de outorga antecipada no âmbito da Universidade de Brasília. Informou ao colegiado sobre os critérios de avaliação relativos às disciplinas pendentes para a integralização curricular do aluno e sobre os prazos para o cumprimento dos requerimentos exigidos. Esclareceu que ao aluno foi concedido o prazo máximo de 15 dias para executar as tarefas definidas pela comissão e que o aluno entregou seus trabalhos com menos de uma semana depois. Em função do tempo destinado à avaliação, as notas ainda não foram inseridas no sistema, contudo, a comissão dá parecer favorável atestando o cumprimento de todas as exigências. Colocado em votação, o parecer da comissão foi aprovado por 23 votos favoráveis e 3 abstenções. Os professores Hugo Ribeiro e Renato de Vasconcellos informaram estar em férias, portanto, não votariam. O prof. Alciomar pediu aos professores cujo aluno eventualmente venha a fazer solicitação semelhantes, que direcionem esse aluno a buscar orientações na Coordenação de Graduação. 1 - Aprovação da ata 383 de 16/03/2021.  O servidor Antonio relatou sobre o problema técnico na gravação da reunião 383, mas que não interferiu na feitura da ata. Esclareceu, rapidamente, como as atas são elaboradas pelos servidores técnicos-administrativos do Departamento. Colocada em votação, a Ata 383 foi aprovada com 14 votos. 2 - Substituição da profª. Maria Cristina como Coordenadora de Estágio e Representante de Estágio na CIL/DEG/UnB a partir de 21/05/2021. A profª. Maria Cristina falou sobre sua trajetória na Coordenação de integração das Licenciaturas (CIL) como representante na Comissão Central de Estágio.  Em seguida, Propôs o nome profª. Delmary  para substitui-la como representante do MUS. A profª. Francine parabenizou o trabalho da profª. Maria Cristina e colocou-se à disposição para permanecer como suplente. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por 18 votos favoráveis e 1 abstenção. Por fim, a profª. Maria Cristina agradeceu e parabenizou os servidores Robério e Marcos pelo auxilio profissional durante o período em que esteve na Coordenação de Estágio. 3 - Parceria multilateral com a Universidade Federal de Ouro Preto e com a Universidade do Teerã (SEI 23106.037978/2021-87). Para avaliar a parceria foi constituída a comissão composta pelos professores Ebnezer da Silva, Francine Cernev e Mário Brasil, que deverá emitir parecer sobre a proposta. Colocado em votação, a composição da comissão foi aprovada por 18 votos favoráveis, 1 voto contrário e 3 abstenções4 - SemUni 2021: Centenário de Paulo Freire (profª. Flávia Narita). A profª. Flávia falou sobre a importância da participação do IDA e do Departamento de Música na 21ª edição da Semana universitária (Semuni), a ser realizada entre 27 de setembro e 1º de outubro. Comentou sobre as ações da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC) da Universidade de Brasília. Informou que a DDC fará outras chamadas para apresentações culturais e que espera que o MUS possa contribuir não só para semana universitária, mas também para outros momentos culturais em eventos institucionais. A profª. Tatiana, Coordenadora de Extensão do MUS, esclareceu que foi disponibilizado um Google formulário para que os professores indicassem as atividades que eles têm interesse em participar na Semuni. Informou que o prazo para inclusão das propostas foi prorrogado até 4 de junho de 2021 pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.  Falou sobre a importância das atividades para que a comunidade conheça o trabalho do Departamento de Música. Finalizou comentando sobre uma série de intervenções e concertos sobre escrita colaborativa entre compositor e intérpretes que pretende realizar. A profª. Flávia falou sobre o protagonismo estudantil e lembrou que os estudantes também terão oportunidade de apresentar propostas juntamente com os professores. A profª. Maria Cristina disse que seria interessante uma roda de conversa entre professores do departamento, alunos e comunidade, com a intenção de esclarecer sobre os projetos pedagógicos dos cursos. O prof. Mário contou que apresentará mais uma edição do Seminário de Música Quântica, falou que o momento remoto é interessante, pois possibilita maior participação e acesso à comunidade geral. O prof. Carlos Eduardo sugeriu que fossem feitos vídeos curtos com cada professor do departamento, informando quais são as áreas de atuação e sobre os projetos de pesquisas. Por fim, a profª. Flávia disse que o IdA é bastante ativo na extensão e que ao longo dos anos tem apresentado diversas propostas na semana universitária. Ressaltou a importância do preenchimento do Google formulário no sentido de unificar propostas semelhantes do departamento de música. 5 - Exigência de que todo ponto de pauta a exigir deliberação (votação) esteja vinculado a processo cujo SEI deverá estar informado na convocação. (prof. Flávio).  O prof. Flávio falou que a solicitação de vinculação do ponto de pauta ao processo SEI tem como objetivo o atendimento de um requisito regimental, de que todo professor tem o direito a pedir vistas de um processo com a finalidade de fazer um parecer fundamentado. Acrescentou também que assim os professores podem fazer a leitura necessária para melhor posicionamento nas votações do colegiado. A profª. Gisele questionou sobre quais pontos de pauta necessitam vinculação a processo SEI. O prof. Vadim explicou que todos os assuntos são passíveis de inclusão de documentos no SEI. O prof. Flávio esclareceu que assuntos que exijam deliberação devem ser vinculados ao SEI para tramitação. O servidor Antonio falou sobre a necessidade de vinculação de pautas a processos que produzam efeito no âmbito da universidade e sugeriu um mapeamento dos assuntos que que devam obrigatoriamente ter vinculação ao SEI. O Prof. Vadim sugeriu a criação de comissão para levantar quais são os assuntos que necessitam de vinculação ao SEI. Indicou os nomes professores Flávio Santos, Gisele Mota, Ebenezer da Silva e do servidor Antonio Martins, sob a presidência do primeiro. Colocado em votação, a composição da comissão foi aprovada por 18 votos favoráveis e 3 abstenções6 - Discussão sobre Resolução CEPE vigente (204/2008) e a minuta que propõe alteração a esta Resolução, documentos constantes no processo SEI 23106.094510/2020-17. Não havendo tempo para tratar do tema, a profª. Flávia pediu aos membros do colegiado que fizessem a leitura da Resolução CEPE 204/2008 para melhor discussão na próxima reunião. 7 - Criação de comissões para revisão e/ou criação de planos de curso para disciplinas do MUS. O item será tratado em reunião futura. 9 – Assuntos de coordenação: a) Assuntos de Coordenação de Graduação e EAD. O item será tratado em reunião futura. b) Assuntos de Coordenação de Pós-Graduação em Música. O item será tratado em reunião futura. c) Assuntos de Coordenação do PROFARTES. O item será tratado em reunião futura. 10 – Informes. Não houve. O prof. Vadim agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18:10, encerrou a reunião, da qual eu, Priscilla Campos de Castro, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim Arsky.


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Documento assinado eletronicamente por Priscilla Campos de Castro, Administrador (a), em 08/09/2021, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 10/09/2021, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.021062/2021-13 SEI nº 6713974