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ATA DA TRICENTÉSIMA SEPTUAGÉSIMA SÉTIMA (377ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao vigésimo sétimo dia do mês de outubro do ano de dois mil e vinte, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, LUIZA AQUINO SALLES, JOÃO PAULO MACHADO, MÁRCIO GIACOMIN PINHO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO, dos servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO e URIANE ALMEIDA OLIVEIRA. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Bruno Rosas Mangueira, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, Prof. Vadim inicia a reunião às 16:07, já havendo quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, Prof. Vadim cumprimenta todos e passa para os itens de pauta: Item 1 - Aprovação da ata da reunião ordinária do MUS 376ª, de 13/10/2020. Prof. Vadim relata que as alterações solicitadas já foram realizadas. Colocadas em votação, a ata é aprovada pela maioria com 2 abstençõesItem 2 - Renovação do afastamento para doutorado da Profa. Uliana Dias Campos Ferlim (SEI 23106.096509/2020-19 - Relatora Profa. Irene Bentley); Profa. Irene explica que se trata de um parecer sucinto e lê na íntegra o documento presente no SEI. Colocada em votação, o parecer favorável à renovação do afastamento da profa. Uliana Ferlim é aprovado por unanimidade por mais um anoItem 3 - Indicação de representante do MUS na Comissão de Coordenadores de Estágio das Licenciaturas (CCEL); Prof. Vadim menciona que já foram votadas as representantes do MUS para a CCEL e agora propõe que por aclamação a Profa. Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo possa ser indicada como a Coordenadora de Estágio das Licenciaturas representando o MUS. Colocada em votação, a proposta é aprovada por unanimidadeItem 4 - Discussões sobre o planejamento do semestre 2020/2 (Relatora Profa. Flávia Narita); Prof. Vadim comenta sobre o questionário da Profa. Flávia para a coleta de informações sobre o andamento das aulas com o intuito de preparar o semestre que vem (pontos positivos e pontos negativos). Profa. Flávia repassa dados preliminares colhidos no Excel, quais sejam: 140 respostas; DIN como único departamento que ainda não se manifestou; do MUS foram 15 docentes e 40 alunos do presencial e o Prof. Paulo também circulou o questionário entre alunos da EaD; em relação às disciplinas teóricas, os alunos apontaram como positivo o ganho de tempo no não deslocamento. Profa. Flávia compartilha a tela com a minuta de resolução do CEPE recebida horas atrás; destaca da minuta a recomendação preferencialmente remota das atividades/aulas; sobre o avanço de etapas e retorno gradativo, menciona que dependerá da evolução ou do retrocesso da propagação do vírus; destaca a prioridade dos formandos e as medidas de segurança de acordo com a necessidade de atividades presenciais; quanto aos conteúdos teóricos e teóricas-práticas menciona a orientação de ser não presencial. Profa. Flávia lê alguns outros trechos, tece comentários e disponibiliza o momento para discussões. Prof. Vadim comenta sobre a reunião com os coordenadores, sobre a disciplina de Canto Coral que utiliza naturalmente jatos de ar sob pressão, que o espaçamento não será suficiente para a segurança, apesar de possuir um caráter integrativo do MUS com outros cursos, propondo a extensão da oferta de Canto Coral e Apreciação Musical como uma possível alternativa. Prof. Vadim comenta também sobre os problemas de espaços reduzidos e sem ventilação no departamento e menciona haver muitos questionamentos e desafios. Em conversa com a diretora Fátima, prof. Vadim expôs que a sensação em relação às aulas dele é a diminuição cada vez maior, visto que a atividade remota é uma questão que envolve não só adaptação a aulas, mas a outras realidades de trabalho e família e conclui dizendo que a colocação de todos esses aspectos servem para a reflexão presente. Prof. Alciomar se pronuncia como coordenador, retoma as problemáticas do SIGAA e dos pré-requisitos que possivelmente se estenderão para o próximo semestre, incentiva as disciplinas em modalidade virtual como orientado na minuta, exemplificando com disciplinas do próprio instrumento (Trombone), explicita dificuldades pessoais com a modalidade à distância.  Profa. Maria Luiza Mestrinho indica caminhos para a disciplina de Canto Coral, menciona as influências benéficas de uma matéria ofertada e integrativa a todos os cursos, mas relata conversas com os professores específicos da área de que os alunos da Música sentem falta de algo mais direcionado a eles, com maior especificidade. Prof. Renato explica que para os alunos de pianos, de fato, as aulas virtuais são mais fáceis que para outros instrumentos (como sopro e canto), o que deve ser considerado. Concorda com o fato de que o Canto Coral seja para os alunos de Música e sugere que os professores da área sejam convidados à discussão junto à Coordenação de Graduação para um levantamento dos discentes que necessitam da oferta e do modo como realizá-la; devido ao regime de exceção imposto pela pandemia, considera que, para socialização, o Canto Coral é inviável bem como as disciplinas optativas, desse modo, acredita que a coordenação deva apresentar um levantamento com o relato das dificuldades. Prof. Fábio Benites se disponibiliza para ajudar nas disciplinas que forem necessárias. Profa. Maria Cristina endossa a fala da Profa. Maria Luiza Mestrinho quanto a se pensar uma nova maneira para a disciplina Canto Coral, explica sobre problemas de saúde pessoal advindos do trabalho remoto (sobrecarga de atividades), propõe como reflexão se pensar em esquema de rodízio para uso do espaço físico, relata angustia na não mobilização quanto ao retorno presencial, inclusive pelas diretrizes exposta na própria minuta do CEPE; deseja saber quais os movimentos concretos para um possível retorno: abertura de salas, instalação de equipamentos de segurança para a correta higienização, apresenta como oportuna a ideia de abertura das salas individuais de professores da licenciatura (Prédio SG-4 - retirada do pré-moldado), contudo, questiona sobre a viabilidade dessas possíveis mudanças. Prof. Daniel expõe que ao se pensar no retorno gradual das aulas presenciais, em conversas preliminares com colegas da área de piano, cogitou-se um sistema híbrido (presencial e virtual) com periodicidade a ser definida (poderia a aula presencial ser quinzenal ou após três semanas de aulas virtuais); no entanto, seria algo que a área decidiria em conjunto. Propôs também que o recital de formatura ocorresse com o orientador e o aluno presenciais e o restante da banca à distância. A proposta serve para Música de Câmara e demais instrumentos de corda. Prof. Vadim agradece a participação e menciona que as demandas para uso de espaços para recitais já começam a aparecer. Prof. Alexei menciona a importância do documento do CEPE de modo especial para a confecção da lista de oferta que se aproxima, deve-se observar os possíveis formandos de modo a não represá-los, comenta sobre a continuidade na modalidade remota para as disciplinas que puderem e para aquelas que não forem possíveis serem na modalidade virtual, saber como ofertá-las presencialmente, considerando-se que a depender da situação pandêmica, as disciplinas presenciais podem voltar a ser remotas de uma hora para outra, visto que pode haver melhora ou piora na saúde pública. Profa. Gisele retoma a fala do Prof. Daniel sobre o sistema híbrido no qual as aulas presenciais fossem no Auditório com pianos afastados e janelas abertas, as aulas de Música de Câmara poderiam ser, nesse momento, sem cantores e sem instrumentos de sopro. Apresenta a ideia de fazer do Auditório o local de maior arejamento e distanciamento para as aulas, inclusive para as de sopro e canto, caso precisem ser presenciais, contudo, com diretrizes muito claras de necessidade e higienização do ambiente. Prof. Vadim ressalta que são importantes essas ideias e também o estabelecimentos dos protocolos necessários. Seguem-se falas de outros professores sobre a questão, reflexões sugeridas pelo Prof. Mário quanto à possibilidade de não dar certo a abertura da universidade enquanto não se tem um remédio eficaz contra o vírus e indicações de leituras; Profa. Maria Cristina apresenta a demanda de alunos de estágio precisando gravar aulas para a rede pública e pedindo para usarem o Auditório; Profa. Maria Luiza Mestrinho relata que a Profa. Késia, ao concluir o contrato e sair de Brasília, deixou uma câmera filmadora como doação para uso de uma aluna carente que posteriormente veio a trancar a disciplina. Como a aluna não a utilizou, a professora coloca a filmadora portátil à disposição do MUS para empréstimo, caso precise. Prof. Vadim explica que há um procedimento para doações que poderá ser orientado pelo servidor Antonio. Prof. Carlos Eduardo questiona sobre o procedimento para a realização de Recitais de Formatura (por gravação ou no MUS com o acompanhamento de pianista) para melhor orientar o aluno dele; pergunta também sobre a verba para custeio de materiais básicos para os discentes de laboratório; requer novas explicações quanto à situação de matrícula e oferta das disciplinas dele, pois até o presente momento não haviam resolvido as pendências já há muito apresentadas e, por fim, manifesta querer continuar em trabalho remoto, se possível, por ser do grupo de risco (hipertenso) e também pela proteção da família. Prof. Vadim responde às perguntas do prof. Carlos Eduardo: para os recitais, precisam ver como serão realizados; sobre as compras, são equipamentos eletrônicos que não possibilitam compra exclusiva do MUS e quanto às pendências no SIGAA, o Prof. Alciomar pode se manifestar de modo mais preciso. Profa. Flávia menciona o documento do CEPE e explica que as disciplinas ofertadas para o atual período deveriam ser todas onlines, a consideração de realizar partes presenciais seria para o próximo semestre e não para este, visto a recomendação de instâncias superiores em não colocar em risco nem a banca, nem os discente, nem ninguém, no caso dos recitais. Prof. Alciomar retoma a fala da Profa. Flávia e orienta fazer os recitais à distância devido à recomendação do CEPE e discussões acordadas no início do semestre pelo Colegiado, menciona que cada professor é livre para encontrar o melhor meio de realizar o recital sem riscos a ninguém. Quanto ao problema com SIGAA, afirma que a SAA continua respondendo que houve choques de horários, situações particulares de cada aluno dentre outros. Profa. Francine expõe dúvidas em relação aos recitais dos semestres de 2020/1 e 2020/2, para a qual foi explicado que o caso relatado pelo Prof. Carlos Eduardo se tratava de aluno reintegrado. Prof. Alexei diz que a informação recebida foi a de que ninguém seria jubilado nesse semestre. Prof. Vadim comenta sobre a situação de que os alunos possam trancar as disciplinas a qualquer momento, como ocorreu no semestre de 2020/1 e pede para os docentes se manifestarem no chat para subsidiar as proposições da Profa. Flávia junto ao CEPE. Item 5 - Criação e aprovação das ementas das seguintes disciplinas para o curso de Licenciatura em Música a Distância (prof. Paulo Marins)a) Instrumento Suplementar Canto 1; b) Prática de Ensino e Aprendizagem da Arte Musical 1; Prof. Paulo compartilha a tela com as disciplinas, bem como o processo SEI que contém o pedido formulado para o qual requer apreciação. Colocada em votação, a criação e aprovação das ementas das disciplinas para o curso de Licenciatura em Música à Distância são aprovadas por unanimidadeItem 6 - Encontro Regional Unificado da ABEM 2020 - Programação e Apresentações Musicais (prof. Paulo Marins); Prof. Paulo informa que a ABEM será unificada (do dia 09 ao dia 20/11) e o Centro-Oeste será dia 12/11/2020, solicitando aos professores que queiram apresentar vídeos próprios ou dos alunos no evento, que os envie para ele até dia 05/11/2020 - quinta-feira e, por fim, se compromete a encaminhar aos colegas o vídeo de apresentação da ABEM, finalizando a fala. Item 7 - Renovação de professores substitutos, seleções simplificadas e concursos públicos para docente; O servidor Antonio explica que os contratos dos substitutos vencem semestralmente em 31 de dezembro e a lei permite para cada um o prazo máximo de renovação de até 2 anos, nesse sentido, os contratos do Prof. Edson e da Profa. Maria Débora podem ser renovados até abril do próximo ano. O Prof. Márcio Giacomin inicialmente ficaria até o final desse semestre também, contudo, o Prof. Bruno solicitou a prorrogação do pós-doutorado até março, o que possibilita a renovação do professor substituto até o retorno do efetivo. Dessa forma, questiona-se o que o Colegiado acha de algumas disciplinas começarem com um professor e concluírem com outro. Para subsidiar essa discussão, o Prof. Alexei projeta a tabela com as datas e as discussões do DEG em relação ao período letivo para o ano que vem e contextualiza a reunião com os professores Edson e Maria Débora quanto à possibilidade de compactarem o conteúdo para conseguirem concluir as disciplinas ainda na vigência de seus contratos, o que seria benéfico para todos. Colocada em votação, as propostas de renovarem os contratos dos professores substitutos de modo que o Prof. Edson e a Profa. Maria Débora compactem o semestre para o concluírem antecipadamente ainda na vigência de seus contratos e para que o prof. Márcio fique com as disciplinas até o retorno do prof. Bruno são aprovadas por unanimidadeItem 8 - Parecer da Coordenação de Graduação sobre os seguintes pedidos: Prof. Alciomar projeta na tela os assuntos do item e os relata: a) Mudança de Curso do aluno André Ferro (SEI: 23106.096603/2020-78) - Bacharelado em Contrabaixo para Licenciatura; Prof. Alciomar relata a situação do aluno, a conversa com a coordenadora de Licenciatura e a mudança de habilitação. Profa. Francine explica sobre a conversa com o NDE de Licenciatura, inclusive para possibilitar o aluno cursar outras disciplinas específicas da área. Colocada em votação, a solicitação é aprovada por unanimidadeb) Mudança de Curso do aluno Alexandre Pelicarto - Composição para Regência (SEI: 23106.094451/2020-79); Prof. Alciomar explica o caso e a posição favorável como relator. Prof. Vadim questiona se a área de Regência já se manifestou. Prof. Alciomar responde que esperava a presença dos Regentes no Colegiado. Chefia sugere que o item seja concluído em reunião na qual o professor de Regência possa se manifestar em relação a notas e orienta colocar em votação condicionada a aprovação/manifestação do Professor de Regência. Colocada em votação, a proposta da chefia é aprovadac) Antecipação de Outorga do aluno Arturo Sampaio (SEI: 23106.089487/2020-31); Prof. Alciomar apresenta a situação do aluno que falta cursar Regência III que não foi ofertado, bem como disciplina da Cadeia 2 a ser relatada nos informes. d) Informes da Coordenação. Prof. Alciomar tece comentários sobre as disciplinas da Cadeia 2 para alunos formandos. Essas disciplinas que pertenceriam a outros departamentos do IDA não são mais ofertadas e tem prejudicado alguns alunos na conclusão do curso. A informação já constava no SIGRA, mas com a mudança para o SIGAA o sistema registra como pendência impedindo os discentes de concluírem os requisitos. Colocada em votação, a extinção da Cadeia 2 para a conclusão do curso é aprovada. Prof. Daniel questiona sobre o edital do vestibular e da H.E., se haverá ou não, o que foi respondido pelo prof. Alciomar. Retomando o item sobre a Antecipação de Outorga do aluno Arturo Sampaio, Prof. Renato advoga em favor do discente, uma vez que conhece o caso e solicita, a exemplo do item b), colocar em votação condicionada a aprovação/manifestação do Professor de Regência. Prof. Vadim explica que não há mais quórum devido ao avançar da hora e não há menção para ser votada. Item 9 - Informes: a) Coordenação de Graduação; b) Coordenação de Graduação EAD; c) Coordenação de Pós-Graduação em Música; d) Coordenação de Pós-Graduação PROFARTES. Passados para a próxima reunião. Prof. Vadim agradece a todos pela presença e nada mais tendo a relatar, às 18:35, é encerrada a reunião, da qual eu, Uriane Almeida Oliveira, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim Arsky.


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Documento assinado eletronicamente por Uriane Almeida Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 25/11/2020, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.042532/2020-93 SEI nº 5882903