Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA TRIGÉSIMA SEXTA (336ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo nono dia do mês de junho do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, EBNEZER MAURILIO NOGUEIRA DA SILVA, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, SIMONE LACORTE RECÔVA, ULIANA DIAS CAMPOS FERLIM e da servidora URIANE ALMEIDA OLIVEIRA. Faltas justificadas da professora: Tatiana Olivieri Catanzaro. O Chefe do MUS, Prof. Renato iniciou a reunião às 16:12, pois já havia o quórum mínimo de votações de 1/3 (12 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Passou-se então à discussão e deliberação dos itens de pauta: Item 1 - Aprovação da Ata n° 335ª de 05/06/2018. Prof. Renato explicou que as solicitações para ajustes da ata estavam sendo feitas e que ainda não tinham sido concluídas porque alguns professores haviam encaminhado as alterações em cima da hora e o SEI estava instável naquela tarde. Pediu para que os ajustes fossem objetivos e remetidos com antecedência. Prof. Alexandre reiterou o pedido realizado em reuniões anteriores para que tenham mais tempo para analisarem as atas. Profa Maria Cristina manifestou-se contrária à aprovação da Ata nº 335 sem apreciação da versão final pelo Colegiado. Ela observou que seu entendimento sobre a situação do Projeto de Recital mencionada no pedido de alteração enviado prof Bruno Mangueira era distinto. A professora destacou que é natural que os membros do colegiado tenham diferentes percepções sobre assuntos abordados no Colegiado e que é importante uma apreciação final sobre as questões polêmicas a fim de evitar problemas futuros. Prof. Renato explicou que o prof. Bruno tinha manifestado uma opinião. Profa. Maria Cristina reforçou que era melhor que todos analisassem as falas retificadas para não haver discordâncias, manifestando-se favorável à maior clareza dos debates e encaminhamentos do colegiado. A professora leu os textos apresentados por ela e pelo professor Bruno em e-mail coletivo encaminhado com a ata e destacou a necessidade de nova apreciação da ata, uma vez que a questão do Projeto de Recital tem sido polêmica. Seguidas algumas discussões, Profa. Maria Isabel falou que ano passado o projeto de recital havia sido finalizado, mas não constava em ata. Prof. Renato disse que precisava verificar tal afirmação. Votação quanto ao adiamento da aprovação da ata: 15 votos favoráveis - Inclui-se-á na próxima pautaItem 2 - Assuntos de Coordenação (Relator: Prof. Edson). Apresentação em bloco. Prof. Edson explicou que processos de solicitação de mudança de habilitação e dupla diplomação ocorrem com o pedido do aluno interessado ao SAA, que segue para a Coordenação de Graduação, Colegiado/Chefia e retornam ao SAA. No trâmite processual, ao chegar à Coordenação de Graduação do MUS, o processo é repassado para o professor responsável pela área demandada, sendo que, para os casos discutidos hoje, os docentes foram: Prof. Flávio, Prof. João Paulo, Prof. Maico e Prof. Ebnezer. Prof. Edson aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pelo pronto atendimento aos processos em comento. Explicou que, de todos os pedidos, só um houve parecer desfavorável, relatado pelo Prof. Flávio. As solicitações foram: a) Homologação de Pedidos de Mudança de Habilitação Pareceres favoráveis: Juliana Santos Santana, matrícula: 14/0054120 (SEI 23106.049313/2018-11); Leticia Hammes Lehmkuhl, matrícula 15/0015208 (SEI 23106.049314/2018-65); Daniel Castanheira Pitta Costa, matrícula 13/0106437 (SEI 23106.049311/2018-21); Maxell Costa Barbosa, matrícula 15/0141912 (SEI 23106.049316/2018-54). Parecer desfavorável: Rafael de Sousa Lima, matrícula 15/0145462 (SEI 23106.049317/2018-07), colocados em votação, todos foram homologados com 17 votos favoráveis. b) Dupla Diplomação: Arturo Alfonso Silva Sampaio, matrícula 14/0016821 (SEI 23106.049929/2018-91) e Thomaz Ribeiro Rocha, matrícula 12/0136970 (SEI 23106.049931/2018-61), colocados em votação foram homologados com 21 votos favoráveisc) Vagas para vestibular indígena (Relator Prof. Edson Dias) - retirado da pauta por solicitação do Prof. Edson já que os cursos que exigem habilidades específicas (HE) ainda não contemplam este público-alvo. d) Questionário de perfil de alunos (Relatora Profa. Maria Cristina). A profa Maria Cristina informou sobre o questionário da ANDIFES que está fazendo um mapeamento sobre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação no país. Ela informou sobre sua importância e objetivos da pesquisa: as respostas do questionário irão ser objeto de distribuição de bolsas de demanda social. A professora relatou que assim como ocorreu com a Universidade Federal de Goiás - UFG, onde houve um índice de resposta de 100% porque os professores, em um esforço tarefa, utilizaram 15 min de suas aulas para que os alunos respondessem o questionário, a UnB também está propondo o dia "P", no dia 20 de junho de 2018,  no mesmo modelo da UFG para que os alunos respondam o questionário. Profa. Uliana se disponibilizou a encaminhar o link da pesquisa a ser realizada, de modo especial, no Dia P seguinte, dia 20/06/2018. Aproveitando a fala da Profa. Uliana, Prof. Ebnezer propôs um voto de louvor aos professores do MUS envolvidos no trabalho realizado por Paulo André Tavares, como a publicação do livro intitulado Método de Acompanhamento para Violão e Guitarra. Tais professores do MUS foram: Profa. Simone (Coordenadora-Geral), Prof. Alessandro (colaborador), Profs. Paulo Marins e Uliana (integrantes da Educação à distância em Música). e) Dados sobre a oferta e preenchimento de vagas do MUS (Profa. Maria Cristina). Profa. Maria Cristina também falou sobre a matriz Andifes e sobre os dados de 2010 e 2012. Exemplificou que se o aluno mudou de curso e os dados estiverem cadastrados de modo completo e com fidelidade, o sistema detectará que não houve evasão; de igual modo, se o aluno trancou o curso por um ano e retornou, pelo Cadastro de Pessoa Física - CPF - é possível acompanhar o aluno em sua vida acadêmica, possibilitando à universidade uma maior assistência a esse aluno. Prof. Renato reforçou a importância sobre esses números que impactam diretamente na verba recebida pelo departamento. Prof. Alciomar agradeceu pelo conteúdo apresentado pela Profa. Maria Cristina, ressaltando a importância de se saber e partilhar o conhecimento sobre o que se passa na universidade. Prof. Bruno disse que é necessário saber o que fazer para atrair alunos e auxiliá-los a permanecer até a conclusão do curso. Prof. Alexandre complementou falando sobre a qualidade do aluno que ingressa no curso de música da Universidade de Brasília e propôs dividir o departamento em áreas específicas para melhor trabalhar pontos peculiares. Prof. Renato sugeriu se pensar em um fórum de discussão sobre a Habilidade Específica. Prof. Bruno chamou à atenção novamente para a questão sobre o que fazer para atrair novos alunos. Prof. Renato citou o site como alternativa positiva. Profa. Maria Cristina falou sobre recitais em escolas. Item 3. Justificativa de faltas em Colegiado - Prof. Renato perguntou qual era a importância do colegiado. Profa Maria Isabel disse que o colegiado era a oportunidade para discutir e deliberar sobre assuntos relevantes ao MUS. Profa. Flávia corrobou esse pensamento. Prof. Hugo disse que o colegiado era o local de encontro para conhecer o trabalho desenvolvido por cada colega, para discutir assuntos importantes e para deliberar sobre eles. Prof. Renato explicou que realizou uma pesquisa sobre a importância do colegiado, sobre seu caráter discursivo e deliberativo e que a participação nos mesmos é essencial para a progressão funcional e a participação constitui-se como um dever de todo docente. Profa. Irene questionou como fica o comportamento de pessoas que comparecem para assinar a lista e saem da reunião. Prof. Renato disse que esse comportamento precisa ser modificado e também citou algumas explicações de ausências encaminhadas por e-mail ou verbalizadas: por motivo de saúde (sem apresentação de atestado médico), por motivo de aulas (sendo que já foi solicitado não marcar aulas para nos dias e horários de colegiado, sendo a grade curricular do MUS já montada com essa finalidade) e por motivo de participação em atividades externas (que também deveriam ser evitadas). Prof. Renato disse que isso "explica, mas não justifica" e que do mesmo modo que agimos com os alunos, os professores também deveriam agir, de modo que, para justificativas há previsões legais. Falou ainda sobre a importância da voz do docente nas reuniões. Prof. Ebnezer disse que, às vezes, no colegiado algumas falas são demasiadamente cansativas e sugeriu que as pessoas fossem mais objetivas em algumas falas. Prof. Renato apoiou. Prof. Alessandro sugeriu ter algumas reuniões discursivas e não deliberativas para não demandarem tanto tempo. Prof. Maico sugeriu que documentos e informações sobre pontos considerados polêmicos fossem enviados com antecedência para que professores pudessem chegar à reunião já com uma opinião formada para a votação. Profa. Maria Isabel falou sobre as faltas plausíveis. Profa. Flávia falou que as faltas dos docentes podem ser tratadas como as faltas dos alunos, lembrando que 75% de frequência dá direito a declaração para progressão funcional. Prof. Renato explicou que o objetivo do debate deste item era trazer a reflexão quanto à presença e à ausência nas reuniões. Prof. Flávio leu o Art. 51, do Regimento Geral da UnB, que disciplina sobre a importância da presença dos membros ao colegiado: "É obrigatório o comparecimento dos membros às reuniões dos colegiados deliberativos de que façam parte, tendo, esta atividade, prioridade sobre outras de natureza acadêmica ou administrativa. § 1º A ausência, sem justificativa aceita pelo Presidente do Órgão, do membro de colegiado deliberativo em 3 (três) reuniões consecutivas ou em 6 (seis) alternadas, importa a perda da investidura, à exceção dos cargos efetivos e dos mandatos previstos em lei. § 2º Da decisão do Presidente do Órgão sobre aceitação de justificativa de falta, cabe recurso ao colegiado, sendo a decisão deste irrecorrível. § 3º Falta contumaz às reuniões de colegiados por membros natos é passível de sanção disciplinar". Sugeriu dar oportunidade para todos falarem, mas delimitar o tempo de cada um para que todos possam se manifestar. Prof. Renato explicou que qualquer membro pode apresentar seus pontos de pauta em um tempo de, no máximo, 3 minutos (ou menos, talvez). Prof. Alexandre solicitou verificar se o artigo se refere aos colegiados de departamentos devido à investidura a às sanções a serem aplicadas. Profa. Flávia explicou que se adequaria também aos colegiados de departamento. Prof. Flávio corrobou o pensamento da Profa. Flávia. Prof. Renato explicou que o objetivo é valorizar muito mais o colegiado que a aplicação de penalidades quanto à perda ou não do voto. Item 4 - Substituição da Coordenação da UAB/MUS (SEI 23106.067408/2018-16) - Profa. Simone explicou que foi aprovada no processo seletivo de Doutorado do programa de pós-graduação em História e, por isso, se afastará a partir do próximo semestre. Desse modo, a Profa. Flávia assumirá a coordenação da UAB. Prof. Alessandro propôs um voto de louvor ao trabalho desenvolvido em colaboração com a profa. Simone. Profa. Maria Isabel afirmou que a Profa. Simone foi uma das melhores coordenadoras da UAB em Música. Item 5 - Afastamento para doutorado: Profa. Simone Lacorte Recôva SEI nº  23106.066966/2018-64  (Relator Prof. Flávio) - aproveitando o tema, tratou-se logo desse item, inicialmente definido na convocação como Item 7 e aqui renumerado como Item 5: Prof. Flávio leu o parecer favorável ao afastamento da Profa. Simone para doutorado. Colocado em votação: favorável por unanimidadeItem 6 - Formação de Comissão para compra de amplificadores - Prof. Bruno sugeriu a composição de uma comissão para montagem do termo de referência para a aquisição de amplificadores, a ser formada pelos professores de instrumentos que utilizam esses equipamentos: guitarra, contrabaixo e teclado. Colocada em votação a comissão composta por prof. Bruno Mangueira, Prof. Hugo Leonardo, prof. Alexandre Antunes, prof. Renato de Vasconcellos e prof. Paulo Marins: favorável por unanimidadeItem 7 - Pontuação de atividades com Qualis Artístico no Sistema de Acompanhamento de Desempenho Docente - SADD (Relator: Prof. Bruno) - O prof. demonstrou no site o sistema e explicou que o SADD pontua as atividades docentes conforme a Resolução CEPE nº 0179/2017, substituindo a antiga tabela constante da Resolução CCD nº 1/2011, tendo funcionalidade semelhante ao arquivo Excel feito pelo prof. Ricardo e enviado aos docentes do IdA alguns anos atrás. Disse que o sistema é conectado a bases de dados da UnB, disponibilizando relações de disciplinas ministradas, atividades de Extensão e outras, que podem ser selecionadas e pontuadas automaticamente. Essas atividades que constam nas bases de dados da UnB dispensam a anexação de comprovantes. Para as demais atividades como publicações e participações em congressos, há uma funcionalidade que permite importar arquivos "xml" gerados pelo sistema de currículos Lattes, sendo que nestes casos é necessário anexar comprovante. O prof. Bruno explicou que, contudo, a ferramenta importa somente alguns campos específicos do Lattes, não incluindo as atividades artísticas, sendo então necessário utilizar a aba "Outros" para incluir manualmente este tipo de produção. O prof. Bruno propôs então que o Departamento solicite formalmente à Administração Superior da UnB que as atividades de Produção Artística sejam incluídas dentre os dados a serem importados pela ferramenta de importação do currículo Lattes, pois as mesmas são pontuadas conforme o Qualis Artístico e pela tabela homologada pelo Colegiado do MUS. O Prof. Carlos Eduardo questionou o comprovante quanto ao cadastramento no Lattes. Profa. Flávia perguntou sobre a ata que nomeou a comissão. Prof. Bruno explicou sobre o Qualis Artístico. Profa. Flávia orientou anexar ao processo a ata do MUS e a do IDA, bem como os atos das comissões porque se assim não for, ao chegar o processo no CEPE corre-se o risco de ele voltar.  Quanto à sugestão do prof. Bruno: votação favorável unânime. Item 8 - Informes - Profa. Maria Cristina repassou ao colegiado alguns informes, como: 1) Consulta para Direção do IdA: esclareceu que não haverá consulta para a direção do instituto de Artes até segunda ordem. Uma vez que a diretora interina, profa. Marcia Duarte,  está aguardando orientações da Procuradoria Jurídica da UnB. 2) Eleição do representante do IdA no CONSUNI: A profa. Maria Cristina explicou que o prazo de inscrição para a consulta de representante do IdA no CONSUNI se encerrou no dia 18 de junho e a eleição deverá ocorrer nos dia 20 e 21 de junho até às 17h. Os candidatos são o prof. Mario Brasil do MUS e Cristina Azra Barrenechea do VIS. 3) Coordenação de Extensão e representante na CEX: informou que a nova coordenadora de extensão do IdA será a profa. Nayara Moreno (DIN). Ela também é representante titular do IdA na CEX e a sua suplente é a prof. Uliana Ferlim. 4) Conselho Ampliado do IdA - No dia 05 de julho às 16h será a próxima reunião de colegiado ampliado do IdA. A pauta irá discutir proposta coletiva do IdA para a Semana Universitária. O Prof. Alciomar disse que a participação do MUS na Semana Universitária tem que ser vista com cuidado porque o MUS tem peculiaridades para efetivar sua participação uma vez que precisa de infraestrutura para viabilizar as apresentações. 5) Câmara de Planejamento e Orçamento - CPO - Por fim, profa. Maria Cristina disse ainda que, a indicação de representantes, titular e suplente para a CPO ainda está em aberto. Informou que o Conselho do IdA está aguardando indicação de nomes. Prof. Bruno convidou os colegas e solicitou que repassassem o convite aos alunos para participarem da apresentação da turma de Guitarra agendada para o dia seguinte. Profa. Irene também aproveitou a oportunidade para reforçar o convite da apresentação do Ópera Estúdio nos dias 22 e 23/06 na corrente semana. Nada mais havendo a tratar, às 17:40, foi encerrada a reunião, da qual eu, Uriane Almeida Oliveira, Servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Renato de Vasconcellos.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 23/08/2018, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Uriane Almeida Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 24/08/2018, às 08:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2626838 e o código CRC 1CCA680A.




Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 2626838