Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA (340ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , realizada aos onze dias do mês de  setembro do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas, na sala Samambaia, presidida pelo Chefe do Departamento de Música Prof. Renato de Vasconcellos e  contou com a presença dos Professores: ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES,ANTENOR FERREIRA CORREIA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MARIO LIMA BRASIL, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, ULIANA DIAS FERLIM. Os alunos: Lucas Reis Vidal Donato, Jorge Bruno e e como secretária a servidora Angela Maria Rogério Fontes. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alciomar Oliveira dos Santos, Alexei Alves de Queiroz, Antenor Ferreira Correia, Ebnezer M. Nogueira da Silva, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo , Francine Kemmer Cernev, Gisele Pires Mota , Maria Isabel Montandon, Paulo Roberto Affonso Marins e Sérgio Nogueira Mendes. Prof. Renato iniciou os trabalhos e comentou sobre a reunião extraordinária que tratou da situação do IdA. Esclareceu que não se tratou de uma consulta formal mas que foi importante a opinião dos professores do MUS. Informou que na reunião do Conselho do IdA ocorrida hoje as 14hs, foi decidido que será encaminhada à reitoria uma Lista Tríplice. Falou que a Profa. Márcia encaminhará as orientações formais de como proceder para a inscrição dos professores interessados em se inscrever para assumir a Direção e Vice-direção do IdA. Esclareceu que a única exigência é a titulação de doutor. 1) Aprovação da Ata nº 338 de 14/08/2018 e nº 339 de 28/08/2018 ;  Prof. Flávia pediu a palavra para falar sobre as alterações solicitadas pelo Prof. Antenor, especificamente referente a Ata de nº 338, que foram incorporadas mas que não haviam circulado para todos. Lembrou que todas as solicitações de inclusões de pontos de pauta e de alterações de Ata devem circular para todos, pois podem envolver outras pessoas. Em seguida passou a leitura do item em questão. Prof. Renato sugeriu  que a Ata 338 seja aprovada na próxima reunião. Ata 339 colocada em votação. Aprovada obtendo 13 votos favoráveis e 9 abstenções. 2) Afastamento do Prof. Paulo Roberto Affonso Marins para o Canadá - SEI nº 23106.104552/2018-41; Profa. Irene fez a leitura do parecer que foi favorável ao pedido de afastamento do Prof. Paulo Marins. Aprovado com 1 abstenção. Profa. Flávia comentou que fez um levantamento do quantitativo de afastamentos docentes em período letivo e repassou para a comissão de afastamento e para a chefia. Alertou sobre os afastamentos marcados seguidamente e lembrou que monitores e estagiários de docência não devem ser estratégias para compensar a falta de professores. a partir das 16 hs. Comentou ser a primeira vez de não ser feita em uma sexta-feira e esclarece que o dia da semana foi indicado por haver previsão de reposição no calendário da SAA, de 10 a 12 de dezembro. 3) Assuntos de Coordenação; Profa. Maria Cristina  solicitou aprovação para definição de vagas para dupla habilitação e mudança de opção.Disse que irá encaminhar como vagas ilimitadas. Aprovado. Comentou sobre os afastamentos, por motivo de saúde, dos professores Gisele e Adeilton, comentou que os alunos estão sem as aulas. Prof. Adeilton ministra 6 disciplinas e que, segundo ele, talvez na próxima semana ,especificamente no dia 14/09 estará voltando. Falou sobre o planejamento de como serão feitas as reposições dessas aulas. Disse que teve que retirar a matrícula de dois alunos por causa do afastamento da Profa. Gisele. Na oportunidade Prof. Alessandro comunicou que os servidores Marcos e Laércio estarão de férias. Esclareceu que o servidor Antônio estará fazendo o atendimento no período do noturno. Profa. Irene solicitou esclarecimentos quanto ao agendamento do Estúdio, disse que está precisando do espaço. Prof. Carlos Eduardo falou do trabalho desempenhado pelo servidor Wladimir, que está em fase de aposentadoria. Perguntou como está sendo tratado esse assunto. Prof. Renato informou que já está agendando uma reunião com o Decano do DGP sobre a substituição do servidor. Falou ainda da contratação do Prof. Lívio, que está em andamento. Profa. Flávia comunicou a todos sobre a dedetização que será amanhã dia 12/09. Falou que as aulas poderão ser repostas. Prof. Renato comentou que alguns professores se manifestaram contrários a essa data. 4) Criação do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Sonoros - LINES - SEI nº 23106.108198/2018-23 - (relatora Profa. Tatiana Catanzaro); Profa. Tatiana fez uma apresentação  seu projeto para a criação do Laboratório LINES. O objetivo é o de congregar pesquisadores de várias áreas de conhecimento. Prof. Carlos Eduardo falou que o projeto da professora pode somar ao seu projeto. Informou que já existe o espaço físico do laboratório montado. Prof. Flávio acrescentou que  projeto LINES  tem a certificação do CNPQ, sendo que essas atividades precisam de um espaço real. Prof. Renato disse que é muito importante essa integração. Aprovada a criação do Projeto LINES. 5) Projeto de Extensão - " Circuito DIY aplicados ao Som : Construção de mini-sintetizador " SEI nº 23106.107463/2018-56 (relatora Profa. Tatiana Catanzaro); Profa. Tatiana falou sobre a visita do Prof. Bryan Holmes, disse que está criando esse projeto de extensão para o curso que será ministrado pelo professor Bryan.  Fez a leitura da justificativa do projeto , que está vinculado ao laboratório LINES. Aprovado.6) Projeto de Extensão - "Música e Saúde para o Bem" - SEI nº 23106.094756/2018-66 ( relator Prof. Mário Lima Brasil); Prof. Mário fez um relato do seu projeto. Disse que o mesmo está ligado a uma demanda do HUB. Falou sobre a experiência em que a música está sendo utilizado como terapia em pacientes da oncologia. Esclareceu que foi procurado para organizar um trabalho "Música e Interface" , sendo interligado com a área de musicoterapia e neurociência. O objetivo desse projeto é criar uma equipe multidisciplinar.  Explicou que os médicos do HUB, observaram que a música auxilia no enfrentamento da dor diminuindo os sintomas. Falou que o projeto ainda é empírico. Profa. Flávia parabenizou o projeto do Professor Mário por ser de extensão e atrelado à pesquisa.Prof. Mário falou que a música remete a outros aspectos da terapia. Informou a todos que enviará, por email, material para divulgação do projeto e para os que tiverem interesse em colaborar com o projeto. Aprovado por unanimidade.7) Informes; a) Evento Mobilidade  Urbana do Ministério das Cidades ( relatora Prof. Flávia Narita ); Profa. Flávia falou sobre o evento do Ministério das Cidades, que ocorrerá na próxima semana, de 17 a 22/09/2018. Eles solicitaram músicos no horário compreendido entre  12 hs às 14 hs para tocar no evento. Os participantes receberão uma declaração que poderá ser contabilizada no portifólio de atividades complementares. b) Prof. Antenor informou sobre a apresentação que acontecerá hoje, na Embaixada da França, será um festival  envolvendo vários países em 10 dias. Fez o convite a todos. c) Prof. Beatriz Castro deu informes sobre a reunião do NDE, disse que os professores chegaram a um acordo e em outubro será apresentado ao Colegiado, versão final, para aprovação. Prof. Renato comentou sobre a importância da finalização dos trabalhos do NDE. Disse que até o final do semestre estarão concluindo e fazendo um trabalho importante para o Departamento de Música. Falou também sobre a HE, solicitou a todos que façam uma pesquisa de como o assunto, de como  está sendo tratado em outras Universidades, pois essa forma de ingresso está influindo na entrada dos alunos no Departamento. Disse que essa deverá ser uma discussão de alto nível. Profa. Flávia acrescentou que esse assunto afeta a todos os cursos, tanto o Bacharelado como a Licenciatura. c) Prof. Bruno convidou os presentes para o concerto na próxima sexta-feira, dia 14/09, na Casa Thomas Jefferson. A apresentação contará com a presença do Prof. Phil de Greg e o Prof. Bruno. Falou também sobre a organização do Festival de Música Popular. Nada mais havendo a tratar, às 17h30, foi encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, Secretária do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pela Chefe do Departamento de Música, Prof.  Renato de Vasconcellos.

 


 


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 19/09/2018, às 15:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 19/09/2018, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 2954817