Timbre

Registro de Reunião

DADOS DA REUNIÃO

Data

Horário de Início

Horário de Término

Local

17/08/2022

14h30min

17h20min

Auditório de Pós-Graduação da Faculdade de Direito

PARTICIPANTES

Presentes:

Nome

Unidade

E-mail

Rodrigo Nogueira de Freitas

ACE

rodrigofn@unb.br

Alan Cairo Ferreira Rosa

DGP

alanrosa@unb.br

Prof. Giovany Figueiredo

DEG

giovany@unb.br

Flávia Ribeiro Machado do Espírito Santo

SIC

flaviarm@unb.br

Antônio Carlos Batista de Oliveira

STI

acarlos@unb.br

Profª. Flávia Reis de Andrade

FCE

flaviaandrade@unb.br

Prof. Carlos José Sousa Passos

FUP

cjpassos@unb.br

Maria José Abreu e Felix

DPI

mariaabreu@unb.br

Prof.ª Daniela Marques de Moraes

FD

danielamoraes@unb.br

Pedro Ivo Guimarães Povoa

DPO

pedropovoa@unb.br

Gilberto Daisson Santos

DEX

gdaisson@unb.br

Ausentes:

Nome

Unidade

E-mail

Prof. Renato Tarcísio de Sousa (justificada)

FCI

renasou@unb.br

Nilson Eduardo Ferreira

FGA

nilsoneduardo@unb.br

Convidados:

Nome

Unidade

E-mail

Dra. Shana Schlottfeldt Santos

Câmara dos Deputados

shanass@unb.br

Pedro de Barros Leal Pinheiro Marino

DGP

pedromarino@unb.br

Júlia Soier Maximiano

ACE

juliasm@unb.br

PAUTA

Item

Descrição

1

Palestra da convidada Dra. Shana Schlottfeldt Santos

2

Apresentação e Discussão das Ações Propostas pelos Grupos de Trabalho

3

Programa de Proteção de Dados

 

RELATO DA REUNIÃO

A abertura da Reunião foi realizada pelo Encarregado da Proteção de Dados Pessoais na UnB, o servidor Rodrigo de Freitas Nogueira.

 

Palestra da convidada Dra. Shana Schlottfeldt Santos

Como primeira ação do Grupo de Trabalho 2, de Políticas e Boas-Práticas,  foi realizada palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para colaborar com a compreensão e discussão do tema entre os membros da CPPD. Assim, a convite da Professora Daniela Marques de Moraes da Faculdade de Direito (FD), a Dra. Shana Schlottfeldt Santos (especialista no tema e escritora do livro "All Eyes on Me: Riscos e Desafios da Tecnologia de Reconhecimento Facial à Luz da Lei Geral de Proteção de Dados) realizou palestra aos membros e se colocou à disposição para colaborar com as discussões subsequentes.

Apresentação e Discussão das Ações Propostas pelos Grupos de Trabalho

Cada Grupo de Trabalho (GT) realizou apresentação de suas propostas, tendo como destaque os seguintes pontos:

GT 1. Diagnóstico Institucional: O servidor Rodrigo apresentou o Inventário de dados que está sendo feito pelo grupo em parceria com o servidor Antônio Carlos, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Adicionalmente, apresentou gráficos expondo a aferição da evolução da Universidade de Brasília (UnB) quanto ao atendimento do previsto na LGPD. Os gráficos traziam dados informados pela UnB em processos de Auditoria realizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU - Processo SEI nº 23106.028502/2021-55) e pelo Ministério da Economia (ME - Processo SEI nº 23106.060301/2020-61).

GT 2. Políticas e Boas-Práticas: Conforme já mencionado, a primeira ação deste grupo foi a realização da palestra da especialista convidada a colaborar com as discussões da CPPD (Dra. Shana Schlottfeldt Santos).

GT 3. Sensibilização de Comunicação: O servidor Pedro Ivo do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) realizou a apresentação da versão inicial do site que será utilizado parar divulgar informações e conteúdos referentes à LGPD na UnB.

GT 4. Capacitação e Treinamento: O servidor Pedro de Barros foi convidado a realizar apresentação que contemplasse propostas voltadas à promoção de ações de capacitação para a implementação da LGPD, visando o incentivo de boas-práticas na Universidade. A apresentação contemplou a necessidade de que o planejamento das ações de capacitação seja realizado de forma integrada com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública, por meio do levantamento de lacunas e necessidades e posterior inclusão de ações no Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UnB. Após aprovação do Plano, deverá ser realizada demanda ao DGP, para atuação conjunta com a CPPD, no desenvolvimento de ações específicas ou solicitação de capacitação externa.

GT 5. Impactos e Riscos à Privacidade: Após apresentação de conceitos e exemplos relacionados com impactos e riscos à privacidade, foram apresentados como propostas do grupo os seguintes itens: Identificar riscos que são suscetíveis à elaboração de Relatório de Impacto a Proteção de Dados (RIPD);​ e fomentar adequações na gestão de ativos de informação visando a proteção dos dados pessoais.

GT6. Avaliação e Monitoramento: A Profa. Flávia Andrade (FCE) e o Prof. Carlos Passos (FUP) realizaram apresentação elucidando as diferenças de atuação do GT 6 (avaliação e monitoramento) e do GT 1 (Diagnóstico Institucional) esclarecendo que, com base nos itens avaliativos constantes nas Auditorias do TCU e do ME, o grupo irá trabalhar no levantamento de indicadores de implementação de ações do programa; e de efeitos e mudanças em decorrência dessa implementação.

Para finalizar a abordagem do tópico, o servidor Rodrigo propôs que, para as próximas reuniões, os grupos trabalhem na organização, detalhamento e planejamento prático de ações, para início de sua implementação na Universidade.

Programa de Proteção de Dados Pessoais

Ao final da reunião, restou acordado entre os membros que a leitura da minuta do Programa de Proteção de Dados Pessoais (Documento SEI nº 8297248) deveria ser avaliada pelos membros até o dia 19/08/2022, para posterior coleta de assinaturas.

APROVAÇÃO

Segue o presente Registro de Reunião assinado eletronicamente pelos participantes acima identificados.

No caso de algum participante externo não possuir credenciamento de usuário externo ativo no SEI, para igual assinatura eletrônica, os participantes internos signatários certificam que os participantes externos acima identificados participaram da reunião e tomaram conhecimento do teor deste documento.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Pedro Ivo Guimaraes Povoa, Analista Técnico de Informação, em 30/08/2022, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo de Freitas Nogueira, Encarregado pelo Tratamento dos Dados Pessoais da Universidade de Brasília (UnB), em 26/09/2022, às 16:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antônio Carlos Baptista de Oliveira, Analista de Tecnologia da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação, em 07/12/2022, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos José Sousa Passos, Professor da Faculdade de Planaltina (FUP), em 12/12/2022, às 20:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 8563880 e o código CRC 03E0AC7D.




Referência: Processo nº 23106.038607/2022-01 SEI nº 8563880