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ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUINTA (405ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao quinto dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e dois, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DO SANTOS, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO,  JÉSSICA DE ALMEIDA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MÁRIO LIMA BRASI, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Servidore: ANTONIO MARTINS NETO. Discente: SIRLEY OLIVEIRA DIAS. Ausências justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexei Alves de Queiroz, Antenor Ferreira Corrêa, Edson Dias Carvalho, Pedro Henrique Carvalho Bielschowsky, Simone Lacorte Rêcova, Tatiana Olivieri Catanzaro e Uliana Dias Campos Ferlim. O Chefe do MUS, prof. Paulo Marins, iniciou a reunião às 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. A coordenadora de Bacharelado, profª. Gisele Mota,  informou ter recebido do Instituto de Artes demanda no dia 04/07, solicitando manifestação urgente do MUS sobre o Ofício nº 093/2022/DEG/DIEG, que trata da exigência do Certificado de Habilidades Específicas; e também o pedido exercício domiciliar discente por motivos de doença. Após breve exposição dos assuntos, solicitou que esses itens fossem incluídos na pauta dado a urgência na resposta. Colocado em votação, a solicitação foi atendida por 13 votos favoráveis, 2 abstenções e 1 voto contrário1 - Aprovação das atas: Ata MUS 404ª (16/06/2022) e Ata MUS 98ª (21/06/2022). Ata MUS 404ª retirada de pauta e será tratada em reunião futura. Ata MUS 98ª Reunião Extraordinária, com as correções propostas, aprovada por 16 votos favoráveis, 4 abstenções2 - Alteração da composição da Comissão Artística do Departamento de Música. O prof. Paulo informou que havia uma Comissão Artística do MUS formada em 2018 e que muitos dos membros atualmente já estavam envolvidos em outras atividades. Comentou também ter conversado com alguns professores que demonstraram interesse em participar de uma nova composição da comissão. Após breves esclarecimentos, foram indicados os seguintes professores: prof. Pedro Bielschowsky, como presidente, e como membros os professores Bojin Nedialkov e Hugo Ribeiro e a profª. Nadia Nedialkova. A nova composição da Comissão Artística foi aprovada por 19 votos favoráveis3 - Criação da Comissão para o Relatório Patrimonial 2022 (relato prof. Carlos Eduardo). O prof. Carlos Eduardo comentou sobre a situação patrimonial do departamento, problemas históricos, e a importância de se fazer um levantamento detalhado que reflita a realidade sobre os bens alocados no MUS. Seguiu-se breve debate e, por fim, a comissão indicada foi: professor Carlos Eduardo, como presidente, os professores Mário Brasil e Vadim Arsky, e os servidores Ivo Regazi, Marcos Oliveira e Roberto Guerra. Colocado em votação, comissão para a Criação de Relatório Patrimonial 2022 aprovada por 19 votos favoráveis4 - Criação de Atividade: Preparação de Performances Especiais, SEI 23106.045726/2022-11 (relato profa. Gisele Mota). A profª. Gisele falou sobre a criação da atividade prática Preparação de Performance, pensada para o processo de construção de repertório, preparação de alunos para performances musicais em concursos, festivais, gravações  e eventos artísticos diversos. Comentou a respeito necessidade que alunos têm em aulas direcionadas para esse fim, cuja atividade seja também uma forma contabilizar carga horária discente e docente. Após breves esclarecimentos a proposta foi colocada em votação, sendo  aprovada por 17 votos favoráveis e 1 abstenção5 – Atualização de ementas de disciplinas, SEI 23106.078346/2022-54 (relato profa. Gisele Mota). A profª. Gisele mostrou ao colegiado o trabalho realizado na atualização e/ou criação das ementas de 200 disciplinas. No levantamento feito pela coordenação, na migração das informações do SIGRA para o SIGAA vários campos foram trocados. Ademais, dezenas de disciplinas não tinham, já historicamente, uma ementa e essas foram criadas. A profa. concluiu informando sobre a exigência do DEG de que houvesse apreciação colegiada. Colocado em votação, aprovado por 17 votos favoráveis e 1 contrário6 - Antecipação de Colação de Grau discente Vinícius Corbucci, SEI 23106.077182/2022-48 (relato profa. Gisele Mota). A profª. Gisele informou que o pedido justifica em função da aceitação do discente para curso na academia Claude Brendel, pela Conservatoire à Rayonnent Regional de Rouen, na França, entre 2022 e 2023. Comentou que faltam poucas disciplinas para a conclusão do curso e sugeriu a criação de uma comissão para apreciar a solicitação. Após breves esclarecimentos, foram sugeridos as professoras Gisele Mota e Nadia Nedialkova e o prof. Daniel Tarquínio. Em votação, a comissão foi  aprovada por 19 votos favoráveisInclusão de pauta - A profª. Gisele informou sobre o Ofício nº 093/2022/DEG/DIEG, que trata sobre exigência do Certificado de Habilidades Específicas para processo seletivo Transferencia Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior para o 2º semestre de 2022. Após breves esclarecimentos, o encaminhamento foi favorável à proposta apresentada pelo DEG. Colocado em votação,  aprovado por 20 votos favoráveisInclusão de pauta - pedido de exercício domiciliar do discente Bruno Agostini Neves Gonzaga - SEI 23106.080279/2022-38. A profª. Gisele fez relato sobre o estado de saúde do discente, sobre dificuldades que ele tem apresentado para sair de casa, e sobre o laudo médico recomendando a continuidade dos estudos e permanência em ambiente controlado. Informou que o aluno está matriculado nas disciplinas Teoria Contemporâneas da Música 3 e Piano Suplementar 2 e que professores já se disponibilizaram em acompanhá-lo na fase final do curso. Concluiu falando sobre o bom desempenho do aluno ao longo de sua via acadêmica e pediu aprovação ao pedido para evitar que o aluno continue perdendo aulas. Em votação, o pedido de exercício doméstico foi  aprovado por 19 votos favoráveis e 1 abstenção7 - Criação de Componente curricular - Praticas Musicais Coletivas 3 - para o curso de Licenciatura em Música - EaD, SEI 23106.039038/2022-11 (relato profª. Francine Cernev). A profª. Francine fez relato sobre a criação da disciplina. Comentou que já existem as Práticas Musicais Coletiva 1 e 2, como atividades obrigatórias. Esclareceu que Práticas Musicais Coletiva 3 seria uma disciplina optativa, cujo objetivo é ampliar as possibilidades no curso, oferencendo mais práticas, como demandado pelos alunos do curso. Após breves esclarecimentos, o item foi apreciado, com aprovação por 19 votos favoráveis e 1 voto contrário8 - Outorga Antecipada da discente Fernanda Mendes Vaz, SEI 23106.071830/2022-52 (relato profa. Maria Cristina). O item foi retirado de pauta e será tratado em reunião futura. 9 – Informes: o prof. Paulo lembrou a todos sobre o formulário online disponibilizado pelas pianistas correpetidoras para o agendamento do serviço de acompanhamento e sobre a baixa procura pelo serviço, cujo prazo para solicitação encerra no dia 7/07. Comentou também a respeito do problema de vigilância no período noturno e sobre os prejuízos causados ao MUS. Informou que uma reclamação será encaminhada para a DISEG relatando os transtornos e impactos no cotidiano do departamento. Pediu aos professores que tiverem problemas desse tipo, que formalizem suas queixas por e-mail. O prof. Hugo comentou que o questionário de avaliação discente, atividade desenvolvida dentro do  PET MUS, estava pronto e pediu colaboração dos professores para que fosse franqueado acesso na aulas para sua aplicação. O prof. Renato informou sobre o convite para representar musicalmente o MUS na abertura da SBPC e aproveitou para convidar a todos. O prof. Carlos Eduardo informou sobre o início das atividades do Coral de Trombones. A profª. Gisele lembrou sobre a inserção dos documento na pasta do OneDrive por conta da avaliação do MEC. A profª. Flávia relembrou sobre a alternância da posição dos informes ao longo das reuniões colegiadas. Comentou também sobre a reabertura das casas de cultura e sobre a participação dos professores do MUS nos editais que estão sendo abertos pela ​Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX). a) Coordenação de Graduação (Bacharelado/ Licenciatura/ Licenciatura Noturna/ Licenciatura EaD); não houve relato. b) Mostra de Cursos (relato profa. Maria Cristina); o item foi retirado de pauta e será tratado em reunião futura. c) Coordenação de Pós-Graduação em Música; a profª. Delmary informou sobre o fórum para tratar da proposta de colaboração internacional entre o PPG-MUS e a Universidade Nacional da Argentina, a ser realizado no dia 07/07, e convidou a todos a participarem. Comentou também sobre o dois importantes seminário realizados pelo programa: o primeiro sobre discussão da produção acadêmica do MUS para o fortalecimento dos grupos de pesquisa; o segundo foi o fórum de egressos do MUS, que está se tornando referência para o Instituto de Artes e para a universidade. d) Coordenação de Extensão; não houve. 10 – Proposta de cronograma para encaminhamento das providências necessárias para preenchimento das vagas de docentes aposentados do Departamento de Música (relato prof. Paulo Marins). O item será tratado em reunião futura. O prof. Paulo agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18h, encerrou a reunião, da qual eu, Antonio Martins da Silva Neto, servidor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música, Prof. Paulo Roberto Affonso Marins.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Affonso Marins, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 05/08/2022, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 05/08/2022, às 11:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.007114/2022-11 SEI nº 8372782