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ATA DA TRICENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA (351ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , realizada aos trinta dias do mês de abril do ano de dois mil e dezenove, às dezesseis horas e vinte e cinco minutos, na sala Samambaia, presidida pelo Prof. Renato de Vasconcellos (chefe do Departamento de Música) e contou  com a presença dos professores:  ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, DANIEL JUNQUEIRA TARQUINIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER NOGUEIRA DA SILVA,  FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO,  JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA CARVALHO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE,  PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS e RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE. . Ausência justificada dos professores:  Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Beatriz Magalhães Castro, Bruno Rosas Mangueira, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo, Francine Kemmer Cernev, Irene Bentley de Carvalho e Kessel, Mario Lima Brasil , Sérgio Nogueira Mendes e Tatiana Olivieri Catanzaro. Ponto 1Aprovação da Ata 350ª - Reunião do Colegiado do MUS de 16/04/2019; Prof. Renato informou que fez algumas alterações no Ponto 2, para dar mais clareza ao assunto tratado. Aprovada com  1 abstenção. Ponto 2 Aprovação do Edital de Projetos /2019 - ( Divisão dos recursos provenientes das AES no valor de R$ 40.000,00 ) ; Prof. Renato falou que conforme sugerido pelo Prof. Bruno Mangueira em reunião anterior, sobre a importância de um edital para os projetos de 2019. Prof. Maico fez a apresentação  do edital para selecionar os projetos para o ano de 2019, para discussão. Falou que essa é a minuta do edital que norteará a utilização do valor de R$ 40.000,00, recurso das AES que serão gastos conforme a análise dos projetos apresentados. Prof. Maico  fez alguns esclarecimentos, disse que basicamente trata-se do mesmo texto do edital do ano passado, com as alterações sugeridas. Procedeu a leitura dos trechos que foram alterados. Prof. Hugo sugeriu que fosse votado. Prof. Renato informou que  será possível englobar dois projetos que tenham o mesmo objeto. Foi estipulado o teto de R$ 5.000,00 por projeto. Profa. Flavia sugeriu que seja aberto um processo no SEI /IdA/MUS com o edital ,e que os projetos sejam inseridos no mesmo processo. Quanto aos bolsistas, cada professor será responsável pela elaboração, divulgação e seleção de bolsistas. Profa. Isabel  comentou sobre a ideia de uma proposta de  projeto do levantamento da documentação histórica do Depto. de Música dos cursos de Licenciatura. Prof. Maico fez algumas considerações e esclarecimentos sobre critérios de avaliação dos projetos que forem submetidos ao edital e apresentou o cronograma. Profa. Isabel disse que é importante considerar que os projetos sejam de valorização do Depto.  Aprovado. Ponto 3 Afastamento do Prof. Renato de VasconcelosSEI n º –23106.038398/2019-92 ( relatora Profa. Flávia Narita ); Profa. Flávia leu o parecer que foi favorável ao pedido do professor. Aprovado. Ponto 4 Assuntos da Coordenação; a ) Lista de Oferta2º/2019 - Profa. Maria Cristina lembrou a todos que os alunos não solicitaram as disciplinas e sendo assim não estão gerando demanda na matrícula WEB. Solicitou aos professores que avisem aos alunos para que se matricularem. Prof. Ebnezer comentou sobre a questão da vaga 0, sugeriu  colocar  pré-requisito para as disciplinas. Prof. Renato solicitou o apoio do Prof. Alciomar para a abertura de pré-requisito e oferecer vagas limitadas nos instrumentos. Prof. Alciomar  disse que devido a demanda, foram feitas várias matrículas por memorando. Falou que o momento é de organizar a Lista de Oferta. Prof. Renato comentou que precisa de confirmação do SAA, de qual seria a possibilidade do sistema filtrar quando da matrícula, dando como  prioridade ao aluno da Mùsica, para que essa ação seja segura. Profa. Maria Cristina propôs uma reunião geral sobre o assunto. b) Residência Pedagógica - Profa. Maria Cristina deu informações sobre a Residência Pedagógica. Falou que os alunos cumprem 440hs em imersão nas e escolas públicas, disse que são 13 bolsistas de Artes Cênicas e da Música, sendo um total de 25 bolsas. Informou que é uma forma de concessão de créditos e já foram concedidos aos alunos que se formaram. Propõe que seja seguido o mesmo procedimento para todos os alunos e será uma concessão de créditos. Falou sobre o edital para bolsistas. Aprovado o pedido da Profa. Maria Cristina. Em seguida deu alguns informes do PIBID. A profa. Flávia esclareceu que os/as PIBIDianos realizam 400 horas de práticas pedagógicas e que a coordenação do Programa tem perguntado como essas horas têm sido aproveitadas nos cursos. A professora relembra que o currículo dos cursos de Licenciatura em Música já têm as 400 horas de práticas pedagógicas. Como os alunos já recebem bolsa pela participação, a professora sugere que até 50% das horas possam ter equivalência em disciplinas de práticas pedagógicas como "Seminário em Educação Musical" ou outras disciplinas não obrigatórias. Propõe também que essas horas sejam contabilizadas como atividades complementares. Aprovado. Ponto 5 - Informes;- Concerto em homenagem aos professores aposentados, ao Prof. Guerra Vicente. Prof. Renato falou sobre a importância da homenagem aos professores aposentados. Esclareceu a Profa. Maria Isabel sobre a entrega das placas em homenagem, inclusive à Profa. Mércia. Disse que o importante foi o envolvimento de todos. Comentou que vários professores atuais não conheciam os professores homenageados. Prof. Ebnezer ressaltou a importância da homenagem.Prof. Renato informou sobre as férias da  correpetidora Lígia Moreno, disse que foram marcadas no período das aulas, por um erro da secretaria e chefia, porém já foram alteradas.  Falou que a servidora irá se afastar para participar de concerto em Portugal. Disse que consultou todos os professores sobre os acompanhamentos. Foi comunicado que a correpetidora fez as remarcações dos acompanhamentos e teve a anuência para o afastamento. Prof. Daniel se manisfestou contrário a substituição da correpetidora pelos seus alunos, Raíssa e Mateus, e que não foi comunicado previamente quanto a atuação de seus alunos em atividade acadêmica no Departamento de Música, da qual discorda nesse caso.   Prof. Ebnezer comentou sobre o comportamento da correpetidora no trato com os servidores da secretária, e sobre a arrogância com que se dirige aos servidores. Solicitou providências da chefia em chamar a atenção da servidora. Prof. Daniel se manifestou dizendo que não foi informado dessa situação e que os próprios alunos não o comunicaram. Prof. Flávio argumentou que férias de qualquer servidor tem que ser concedida de acordo com a necessidade da instituição. Profa. Maria Luiza ressaltou que tem um lado subjetivo e que é um privilégio ter uma servidora com a competência da Lígia Moreno e que seu afastamento para participar de apresentação na Europa é positivo. Prof. Maico acrescentou que trata-se de ficar atento e ter um planejamento. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas e dez minutos, o Prof. Renato de Vasconcellos deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes, Secretária do Depto. de Música, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música - Prof. Renato de Vasconcellos.
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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 20/05/2019, às 15:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 20/05/2019, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.029624/2019-44 SEI nº 3804576