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ATA DA NONAGÉSIMA PRIMEIRA (91ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao nono dia do mês de junho do ano de dois mil e vinte, às dezesseis horas, na sala de reunião do Meet Google, por videoconferência, com a presença dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, DANIEL JUNQUEIRA TAQUÍNIO, DAVID BRETANHA JUNKER, DELMARY VASCONELOS ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FRANCINE KEMMER CERNEV, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO, os professores substitutos EDSON BARBOSA DE OLIVEIRA, KÉSIA DECOTÉ RODRIGUES, LUIZA AQUINO SALLES e MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ, e dos servidores ALEX UILAMAR DO NASCIMENTO, ANTONIO MARTINS NETO, ELAINE MILAZZO, IVO REGAZI FILHO, ROBÉRIO DE PAULA ALMEIDA, ROBERTO PEREIRA GUERRA, MARCOS FILIPE MORAIS OLIVEIRA e URIANE ALMEIDA OLIVEIRA. Ausências justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Bruno Rosas Mangueira, Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva, Flávio Santos Pereira, Gisele Pires de Oliveira Mota, Ricardo José Dourado Freire, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O prof. Vadim iniciou a reunião dando boas vindas a todos. Disse que o quórum necessário ao início da reunião já havia sido atingido. Informou que, em função da necessidade de se iniciar a discussão sobre a retomada das aulas, faria uma inversão de pauta entre os itens 3 e 4. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. Item 1 – Aprovação da Ata 365ª Reunião Ordinária de Colegiado, de 03/03/2020. O prof. Vadim informou que a proposta de texto para a ata havia sido encaminhada por e-mail e que todos os pedidos de alteração circularam publicamente no corpo da mensagem. O servidor Antonio informou que os pedido de alteração que chegaram até as 14h foram atendidos. Colocado em votação, aprovado com quatro abstenções. Item 2 – Patrimônio. O servidor Antonio informou ter iniciado o levantamento patrimonial nesta semana com o envio das cargas patrimoniais por e-mail aos agentes patrimoniais do MUS. Instruiu que os problemas identificados fossem relatados por escrito como resposta ao e-mail inicial. Disse que, se necessário, poderia fazer atendimentos pessoais por conferência web e concluiu dizendo que contava com a colaboração de todos nessa tarefa. O servidor Alex perguntou quando os termos de responsabilidade patrimonial seriam assinados. Antonio respondeu que oportunamente entrará em contato a medida que o levantamento fosse evoluindo. Item 3 - Alteração de pauta: Proposta de retomada das atividades presenciais na UnB. O professor Vadim falou sobre a formação de subcomitê dentro do Instituto de Artes que integra o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) da Universidade de Brasília para Elaboração de Planejamento para o Retorno das Atividades da Universidade, da qual ele, o prof. Alexei e outros professores do IdA fazem parte. O prof. Alexei apresentou os principais pontos do texto intitulado "Análise de dados acadêmicos da graduação - 2020/1 e propostas aos colegiados de graduação e de pós-graduação (e ao CEPE) para a retomada não presencial de atividades acadêmicas”. O texto foi enviado aos professores do MUS para apresentação do planejamento gradual para o retorno das atividades acadêmicas e administrativas, a se realizar em cinco etapas. Falou que o subcomitê tem por objetivo colher subsídios para construção de proposta modelo para a retomada. O prazo estipulado pela universidade para a conclusão do planejamento é em torno de 30 dias e deve constar, dentre outras coisas, de conjunto de disciplinas possíveis de se realizar no contexto atual. Comentou que o documento faz distinção entre disciplinas teóricas, práticas e teórico-práticas e esclareceu que pode haver cancelamento de disciplinas. O texto não especifica quais disciplinas podem ser canceladas, apenas apresenta critérios para nortear decisões futuras. As unidades devem organizar, inclusive com aprovação em colegiado, os planos de aula não presenciais das disciplinas realizáveis. O texto trata também sobre a flexibilização de regras acadêmicas como, por exemplo, o limite de permanência no curso, as situações de condição de desligamento, pré-requisitos etc. Alertou que mais regras poderão ser flexibilizadas a partir de condições futuras. Falou que o retorno obedecerá fases estabelecidas no plano de recuperação e também em consonância com os indicadores epidemiológicos oficiais, regras de distanciamento social e higiene. Comentou que uma sala do MUS que, antes abrigava uma quantidade de alunos, receberá um número muito menor em função do protocolo de segurança. Mencionou que o texto apresenta um tom consciente e voltado para a redução de danos. Disse que o retorno efetivo só deverá ocorrer quando o índice de contágio estiver baixo. O prof. Alexei falou ainda que neste momento a universidade está na etapa Zero, que é a fase do planejamento para a futura retomada das atividades. Na Etapa 1 as atividades administrativas deverão retornar gradualmente, mas as disciplinas ainda permanecerão a distância. Na Etapa 2 será o início gradual das ofertas de disciplinas presenciais; ressaltou que não serão todas as disciplinas, mas apenas as que puderem ser realizadas com base nas regras de distanciamento. Na Etapa 3  será o planejamento para ampliação gradual da oferta no presencial. Na Etapa 4 ocorrerá o retorno de todas as atividades presenciais. É prioridade nesse processo de retorno a oferta de disciplinas presenciais para alunos formandos. Por último, o documento pede que seja criada uma comissão para o acompanhamento acadêmico com avaliação mensal da eficácia do ensino a distância durante o período. Os cenários e recomendações descritos no documento poderão sofrer alterações em qualquer cenário de retorno das atividades acadêmicas de acordo com a classificação de risco epidemiológico no Distrito Federal. O texto final da unidade, junto com o conjunto de disciplinas ministradas e ações do departamento, deve ser encaminhado ao IdA para compor documento único da unidade. O prof. Vadim falou que neste momento a função do departamento era puramente técnica, que o MUS deve verificar o que é possível e viável. O prof. Carlos Eduardo falou que sua percepção sobre o texto era que a universidade estava fazendo mais uma agenda sobre o retorno com a colocação de datas sem saber se poderão ser cumpridas. O prof. Mário Brasil falou sobre as discussões ocorridas no CONSUNI sobre o retorno das atividades, disse que as datas previstas no documento são um ponto de partida, mas que poderiam sofrer futuras alterações. O prof. Vadim comentou que diversos fatores podem influenciar o retorno, alguns inclusive como conjecturas, dado que não se pode prever o futuro, sendo que o plano pode avançar ou retroceder dependendo da situação que se apresente. Ressaltou a importância de se verificar o que pode ser feito para iniciar o movimento de retorno do ponto de vista técnico. Ele aproveitou para apresentar como exemplo um formulário de ementa pensado para atender à exigência do plano de retorno. Seguiu-se breve debate no qual alguns professores apresentaram suas dificuldades, dúvidas e questionamentos frente à pandemia. O prof. Vadim orientou que todos fizessem seus planejamentos de curso de acordo com o que é possível realizar. O prof. Daniel questionou sobre a situação de alunos especiais, citou um caso particular e também perguntou se as disciplinas da pós-graduação já estavam visíveis no SIGAA . O prof. Vadim respondeu que, em um primeiro momento, não havia previsão para a situação de aluno especial no retorno, contudo, tal situação poderia mudar de acordo com a evolução do planejamento e a também do caso apresentado. O servidor Alex informou que as disciplinas da pós-graduação ainda não estavam disponíveis no SIGAA. O prof. Edson Carvalho perguntou como será vista a questão da carga horária. Falou que a adaptação que está sendo feita poderia de certo modo descaracterizar a disciplina e aproveitou para dar o exemplo de como a disciplina Canto Coral não pode ser adaptada facilmente. O prof. Vadim falou que cada disciplina deve ser vista de maneira independente, devendo-se avaliar o envolvimento necessário de aluno e professor e sobre o tempo necessário para a realização de disciplina que se ajuste à carga horária da melhor forma possível. Sobre Canto Coral, deve-se também avaliar a viabilidade de sua realização para que não haja descaracterização. O prof. Mário Brasil falou também sobre a questão dos alunos que têm restrições de acesso à internet e como a universidade pode auxiliar nessa situação. Disse que não basta apenas pensar em uma disciplina unicamente viável no sentido de sua realização, mas também na condição do aluno poder cursar tal disciplina dentro do novo formato. O prof. Vadim falou sobre o a importância do planejamento de cada disciplina tendo em mente e a questão levantada pelo prof. Mário. Seguiu-se breve debate em que perguntas e respostas forma feitas relativa ao preenchimento da planilha, a viabilidade de disciplinas e outras dúvidas relacionadas à operacionalização do semestre. A profa. Flávia falou da importância desse planejamento para o retorno e lembrou sobre o preenchimento da Pesquisa Social da UnB junto aos seguimentos alunos, professores e servidores encaminhada pela administração superior via e-mail. Ressaltou que algumas questões que foram objeto de dúvidas durante esta reunião estão contempladas dentro do questionário e que é extremamente importante que as pessoas respondam para que a administração possa efetivamente mapear as dificuldades e os problemas comuns. Falou também sobre a importância de se pensar num planejamento modular em função dos picos que a doença pode atingir. Todo esse planejamento deve estar atrelado ao CCAR, que tem a saúde como foco principal das discussões. Lembrou ainda que UnB recentemente celebrou contrato com a Microsoft para a disponibilização à comunidade acadêmica do Office 365 e pontuou a importância de se utilizar as plataformas oficiais como o Teams e o Moodle durante as atividades acadêmicas. O prof. Alexei falou que, de acordo com o documento da CCAR, deve-se instaurar uma comissão de acompanhamento acadêmico e perguntou ao colegiado se havia disponibilidade para se cumprir essa determinação ainda neste colegiado. O prof. Vadim disse que a princípio essa comissão deveria ser formada pelos coordenadores, mas seria interessante pensar em uma comissão ampliada, envolvendo representantes de outras áreas também. O prof. Pedro aproveitou para informar que, desde o início da pandemia, vem se inteirando de diversos protocolos de sanitários pelo mundo e elogiou o trabalho desenvolvido na UnB. Item 4 - Situação do Coro Sinfônico. Não houve tempo para tratar do assunto que será tratado na 92ª Reunião Extraordinária de Colegiado a ser realizada em 12/06/2020. Item 5 - Informes. serão dados em reunião futura. Nada mais tendo a relatarem, às 18:00, foi encerrada a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, servidor do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim da Costa Arsky Filho. 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 25/08/2020, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 26/08/2020, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.042532/2020-93 SEI nº 5349811