Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA OCTAGÉSIMA QUARTA (384ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao trigésimo dia do mês de março do ano de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, ALCIOMAR OLIVEIRA SANTOS, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FÁBIO BENITES FELIPPE DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Servidor ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO. Discentes CARLOS MAGALHÃES e LEONARDO MARQUES DA SILVA. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, prof. Vadim iniciou a reunião as 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, prof. Vadim cumprimentou a  todos, informou que o prof. Ebnezer da Silva está retornando para suas atividades docentes, que ele havia pedido exoneração da função que exercia na Fundação Palmares. Falou que o prof. Fábio Benites, que seria contratado na vaga, continua ainda como professor voluntário.  Passou-se aos itens de pauta: 1 - Aprovação da Ata 381ª Reunião Ordinária do Colegiado, de 02/02/2021. O servidor Antonio falou que os pedidos de ajustes solicitados pelos professores foram realizados. Colocada em votação, a Ata 381ª foi aprovada2-Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX) indicação de nomes para o conselho curador (relatora professora Flávia Narita). Como a palavra, a profª. Flávia Narita compartilhou, para visualização dos presentes, o processo SEI: 23106.035295/2021-95, e relatou que a Diretoria de Difusão Cultural (DDC) é uma das Diretorias do Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília e que abriga, atualmente, três Casas Universitárias de Cultura: a CAL - Casa da Cultura da América Latina, a Casa Niemeyer, e o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro - FUNDAR. A profa. Flávia realçou a proposta do DEX/DDC de materializar o compromisso social da UnB por meio de atividades extensionistas; fortalecendo parcerias internas e externas para uma formação “humanizadora” e descreveu que a formação do Conselho Curador terá representantes de diferentes áreas da Universidade de Brasília. Colocou-se à disposição do colegiado para maiores esclarecimentos. O prof. Alciomar questionou se a formação do Conselho Curador é apenas para o período de pandemia e demostrou interesse em apresentar algum trabalho musical quando do retorno das atividades presenciais. A profª. Flávia explicou que, em um primeiro momento, a formação e as ações do Conselho serão no formato virtual, mas que a proposta é de planejamento em curto, médio e longo prazos. Dessa forma, o Conselho permanecerá quando do retorno das atividades presenciais. A profª. Flávia salientou que algumas indicações já foram realizadas pelos demais departamentos envolvidos e recomendou a definição de nomes para representar o Departamento de Música. Lembrou, ainda, que não houve participação do MUS no EDITAL 4 DO PROGRAMA CASAS UNIVERSITÁRIAS DE CULTURA (CUC) 2021. O prof. Vadim esclareceu que o fato de as atividades estarem ocorrendo a distância podem ter desencorajado a participação dos professores do Departamento de Música no edital CUC 04/2021. O prof. Pedro parabenizou a profª. Flávia pelo engajamento junto ao DEX. Em seguida, questionou sobre o volume e tempo de trabalho dedicado à curadoria. Perguntou, ainda, se existe a possibilidade de o curador captar artistas e se haverá recursos para fomentar a vinda de artistas externos em um período pós-pandemia. A profª. Flávia esclareceu que o trabalho do curador será realizado sob demanda. No que se refere ao tempo  o curador  terá um compromisso mensal com o Conselho, que tem previsão de se reunir na primeira quarta-feira de cada mês, das 16:00 às 17:00. Já com relação ao financiamento e as convocações de artistas, a ideia é que Conselho pense coletivamente em propostas e parcerias. Por fim, o prof. Pedro questionou sobre os espaços físicos disponíveis para apresentações de artistas e o tempo previsto para desempenhar a função de membro do Conselho Curador. A profa. Flávia disse que, geralmente, as representações são de 2 anos prorrogáveis por mais 2 anos. Com relação aos espaços, a professora afirmou que as atividades, neste momento, só ocorrerão remotamente. O prof. Vadim propôs que os candidatos a curadoria se manifestassem. O prof. Renato se candidatou como titular e o Prof. João Paulo como suplente. Colocada a proposta em votação, foi aprovada pela maioria, com 2 abstenções. O prof. Vadim agradeceu a profª. Flávia e aos novos membros do Conselho Curador e passou, então, para o próximo item de pauta. 3 - Reestruturação do Departamento de Música. O prof. Vadim apresentou um mapeamento a partir do organograma dos cursos ofertados pelo Departamento de Música: Licenciatura (diurno, noturno e educação a distância) e Bacharelado. Comentou sobre os diversos eixos dos cursos de música e volume de disciplinas presentes no SIGAA. Prof. Vadim explicou que é aconselhável a criação das áreas do Departamento de Música para uma melhor organização das disciplinas, conteúdos, bibliografia e objetivos de aprendizagem. Sugeriu  que cada área tenha um professor representante e que os demais professores se agrupem nas áreas a partir das suas especificidades como docente. Apresentou, ainda, um levantamento dos professores do Departamento de Música a partir dos dados disponibilizados pelos docentes no Curriculum Lattes e ressaltou a importância de manter as informações do curriculum atualizadas na Plataforma Lattes. O prof. Vadim ressaltou que a organização do Departamento de Música em áreas é importante, nesse momento, porque já existem pedidos e que há expectativa do direito de aposentadoria para alguns professores. Seguiu-se breve debate e alguns professores concordaram que há necessidade de discutir sobre a temática. A profª. Flávia sugeriu que a questão seja debatida também no Núcleo Docente Estruturante – NDE. A profª. Malu contou sobre sua experiência ao vir para o Departamento de Música e que, desde o começo, atuou mais em disciplinas que apresentavam lacunas de professores do que aquelas que tem relação com seu campo de pesquisa.  O Prof. Alciomar manifestou sua preocupação em relação ao excesso de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Música e disse que existe uma lista de oferta com aproximadamente 1130 disciplinas. Falou sobre a necessidade de o Departamento convergir em áreas independentemente de ser licenciatura ou bacharelato. O prof. Mario parabenizou o prof. Vadim pela proposta de discutir o futuro do Departamento de Música e propôs que o colegiado se reúna em encontros não deliberativos para tratar desse e de outros assuntos. O prof. Daniel contou positivamente sobre a experiência do Programa de Pós-Graduação na convergência dos eixos de Educação Musical e Performance; e que o debate na graduação é necessário para que se reflita também sobre a oferta da Pós-Graduação e do Departamento de Música como um todo. O prof. Alexei ponderou que cada professor de música tem seu instrumento de preferência e conhecimento, mas que é importante colaborar na oferta de outras disciplinas. Por fim, o prof. Vadim comentou sobre a necessidade de institucionalizar as ações do Departamento e disse que vai disponibilizar um arquivo no OneNote, de forma que os professores possam produzir um documento colaborativo acerca do assunto abordado. 4- Conclusão de afastamento para pós-doutorado do prof. Bruno Rosas Mangueira (SEI nº 23106.077781/2020-08). O prof. Bruno apresentou Relatório Final de Atividades de Pós-Doutorado e Certificação emitida pela City University of New York, referentes à conclusão do projeto “Composição em gêneros brasileiros para guitarra elétrica e big band e em quarteto”, realizado junto àquela instituição, entre março de 2020 e março de 2021. A profª. Delmary perguntou sobre perspectivas de atuação na pós-graduação a partir do pós-doutorado realizado e quais as repercussões no departamento. O prof. Bruno informou que os conhecimentos adquiridos têm aplicação direta e imediata em todas as disciplinas que leciona, bem como nas atividades de extensão e iniciação científica que coordena regularmente. Com relação à atuação na pós-graduação, o professor informou que, pelos editais de credenciamento publicados até o momento, não era elegível, e por isso não se candidatou; mas comunicou que tem interesse e que, tão logo isto seja possível, pretende se credenciar. O prof. Bruno recebeu os parabéns pelo trabalho.  Submetido à apreciação do colegiado, o relatório foi aprovado por unanimidade. 5- Proposta de Projeto de Extensão: Música Popular UnB: estudo, produção e difusão (relato prof. Bruno Mangueira). O prof. Vadim solicitou a palavra antes do prof. Bruno para esclarecer, dado o horário adiantado da reunião, que não havia mais quórum para votar a proposta, contudo informou sobre uma nova normativa institucional de que estabelece que os cursos de extensão agora são solicitados pelo SIGAA e não mais pelo SEI. A proposta passa a seguir diretamente para a Câmara de Extensão do IdA. Falou também que não há mais necessidade de apresentação da proposta e submissão para aprovação do colegiado. Concluiu dizendo que o departamento posteriormente deve se posicionar com relação à normativa. 6- Informes: O prof. Daniel informou que o periódico Música da Universidade de São Paulo -USP está com submissão aberta para reflexões e experiências de músicos(as) e professores(as) de Música, a respeito das atividades musicais (pedagógicas, artísticas e terapêuticas) realizadas durante a quarentena. Prof. Vadim agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18:25, encerrou a reunião, da qual eu, Priscilla Campos de Castro, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, Prof. Vadim Arsky. 


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 20/05/2021, às 11:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Priscilla Campos de Castro, Administrador (a), em 26/05/2021, às 12:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.021062/2021-13 SEI nº 6504293