Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA TRIGÉSIMA QUINTA (335ª) Reunião Ordinária do Colegiado do Departamento de Música da Universidade de Brasília, realizada ao quinto dia do mês de junho do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES, BEATRIZ MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO V. DE MELLO, DAVID BRETANHA JUNKER, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA,FRANCINE KERMMER CERNEV, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO C. DE AZEVEDO, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO A. MARINS,  ULIANA DIAS FERLIM. Foi justificada a ausência dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexei Alves de Queiroz, Antenor Ferreira Corrêa , Daniel Junqueira Tarquínio, Ebnezer Nogueira, Eustáquio Alves Grilo,  Maria Isabel Montandon, Ricardo José Dourado Freire,  Simone Lacorte Recôva. O Chefe do MUS, Prof. Renato de Vasconcellos, deu início à reunião para a discussão e deliberação dos seguintes itens de pauta: Item - 1 - Aprovação das Atas: Aprovação da Ata 333 de 8/05/2018 e 334 de 22/05/2018 - Prof. Renato informou que a Ata 333 deverá ser aprovada na próxima reunião, pois ainda não está pronta. Aprovada a Ata 334, com alterações.  Item 2 - Itens de Coordenação - a) Alteração de opção; Profa. Flávia informou sobre os processos de Mudança de Curso. Disse que o prazo para encaminhar é até o dia 15/06. Falou que esses processos deverão ser analisados pelos professores das áreas de bacharelado. Em seguida listou o nome dos alunos, que solicitaram mudança de curso: Rafael de Sousa Lima - mat.: 15/014562 -Licenciatura Diurno para Bacharelado em Composição;  Maxell Costa Barbosa- mat.: 15/0141912 - Licenciatura Diurno para Bacharelado em Trompete; Letícia Hammes Lehmkuhl - mat.: 15/0015208 - Licenciatura Diurno para Bacharelado em Composição;  Juliana Santos Santana - mat.:14/0054120 - Licenciatura Diurno para Bacharelado em Fagote;  Daniel Castenheira Pitta Costa - mat.: 13/0106437 - Saxofone para Composição. Alunos que solicitaram Dupla Diplomação: Arturo Alfonso Silva Sampaio - mat.: 14/0016821 - Piano e Composição; Thomaz Ribeiro Rocha - mat.: 12/0136970 - Licenciatura Noturno e Bacharelado em Viola. Profa. Flávia informou que os professores das áreas serão consultados para emitirem os pareceres. Comunicou que os processos deverão ser encaminhados em ad referendum, assim que estiverem com os pareceres e depois homologados em Colegiado. b) Lista de Oferta 2018/2; Prof. Edson relatou que a Lista de Oferta, aprovada na Reunião de Colegiado anterior, foi encaminhada com alguns reajustes que não comprometem a oferta das disciplinas. c) Contratação da Profa. Andréa (Educação Musical); Profa. Maria Cristina informou que a Profa. Andréa já foi contratada como professora substituta da Profa. Denise Scarambone em licença para acompanhar conjuge. Ela está atuando, principalmente, no turno noturno, ministrando disciplinas como  Prática de  Ensino e Aprendizagem Musical 2, Seminário de Educação Musical e Prática de Conjunto. Ela também está colaborando na disciplina Projeto de Estágio e Prática Docente com a Profa. Simone Lacorte. A professora explicou que as disciplinas Seminário e Prática de Conjunto estão sendo realizadas com carga horária dobrada para cumprir a exigência de 30h. Lembrou ainda que essas disciplinas foram incluídas na oferta do semestre para atender uma demanda dos alunos d) Esclarecimento sobre a disciplina Projeto Recital; Profa. Maria Cristina relatou que no último NDE do curso de Licenciatura os alunos do MUS que estão cursando Projeto de Recital solicitaram ponto de pauta para discutir o Regulamento das atividades desenvolvidos nessa disciplina. Anteriormente , os alunos haviam encaminhado um pedido de esclarecimento sobre alguns itens do regulamento que estavam causando dúvidas e questionamentos. Na ocasião, os alunos questionavam principalmente: o percentual de participação  externa nos recitais e a obrigatoriedade da realização de apresentação em espaços escolares. A professora explicou que após ouvir e conversar com os alunos presentes, o NDE decidiu flexibilizar as exigências do regulamento de acordo com o item 18 e solicitou que apresentassem justificativa baseados no item 18 como também sugestões para o Regulamento que deverão ser discutidas no NDE e depois aprovadas em Colegiado. Prof. Bruno lembrou que uma proposta de regulamento da disciplina Projeto Recital foi levada à apreciação do Colegiado ao final de 2017, tendo havido diversas sugestões de modificações por parte dos professores do MUS, e que a aprovação do regulamento foi então feira com a ressalva de que uma versão revisada pelo NDE da Licenciatura fosse novamente levada à apreciação do Colegiado, o que não aconteceu. Esclareceu que o semestre foi iniciado sem que os professores responsáveis pela disciplina houvessem recebido o regulamento, o qual, a pedido destes professores, só foi encaminhado pelo núcleo de Licenciatura no mês de abril de 2018, e ainda assim em versão datada de agosto de 2017, portanto anterior à reunião do Colegiado onde se decidiu por revisar a minuta em questão. O Prof. Bruno informou que questionou o fato de a versão apresentada não ser revisada, tendo sido informado pela Profa. Delmary de que o NDE da Licenciatura optou por não realizar as modificações sugeridas, ao que o Prof. Bruno sugeriu então que tal decisão fosse levada à apreciação do Colegiado do MUS. A Profa. Flávia informou que o núcleo de Licenciatura havia , sim, levado novamente a questão ao Colegiado do MUS, ao que o Prof. Renato informou que também não se recordava de tal reunião, e solicitou que fosse apresentada a data para que se pudesse consultar a ata da mesma. Profa. Flávia esclareceu que o Prof. Alessandro já havia sistematizado esse regulamento inclusive o percentual relativo à participação externa. Profa. Maria Cristina disse que foi discutido o assunto no NDE e que a questão do percentual de participação externa foi flexibilizada de acordo com cada caso. Profa. Irene disse que tem uma aluna que vai ser acompanhada por um conjunto e que tem dúvidas quanto à exigência de apresentação em escolas. Falou que precisa de mais esclarecimentos sobre o assunto. Profa. Maria Cristina esclareceu que já foi discutida com os alunos a exigência de apresentação em escolas. O que se decidiu foi que: quem não pudesse tocar nas escolas teria que apresentar uma justificativa. Comentou que é um compromisso social para os alunos e uma forma deles educarem para a formação de platéia. Prof. Mário falou que o Departamento tem que se expandir suas atividades musicais para outros espaços e  que os alunos precisam ter uma oportunidade de divulgar o que está sendo produzido, sendo uma questão de sobrevivência para a própria atividade musical. Prof. Renato sugeriu que sejam revistas as Atas onde o assunto foi levantado. Profa. Flávia falou que vai haver uma reformulação nesse regulamento e posteriormente, ele será passado em Colegiado juntamente com a reforma curricular da licenciatura. Profa. Irene sugeriu que seja feito um documento em que fique registrado o que foi decidido no NDE das licenciaturas. Prof. Paulo realizou a leitura da Ata do NDE com as deliberações sobre o assunto. Prof. Renato sugeriu que cada caso seja tratado especificamente com cada aluno. Prof. Bruno sugeriu que uma versão revisada do regulamento seja apresentada ao Colegiado em tempo hábil de análise para que possa estar vigente ao início do próximo semestre. Profa. Flávia solicitou que os professores enviem suas sugestões por escrito. Prof. Renato sugeriu o seguinte encaminhamento: anular o regulamento atual e instruir que cada professor decida casa a caso com seus alunos e que o regulamento seja discutido e aprovado para o próximo semestre. Aprovado com 3 abstenções. e) Reintegração de alunos. (Relator Prof. Edson Dias)  . Prof. Edson fez um breve relato e passou a leitura do parecer sendo deferido o pedido do aluno Bruno Patrício Leite, mat.: 14/0133038. Aprovado com 3 abstenções.  Em seguida falou sobre o pedido do aluno Celso Mendes Lobato- mat.: 11/0026802 - Profa. Gisele fez um relato do processo do aluno, sendo deferido o pedido. Profa. Flávia falou sobre a importância de acompanhar esses alunos. Aprovado com 1 abstenção.  Item 3 - Representante de Licenciaturas do MUS para compor a Comissão de Estágio Supervisionado Docente da CIL (SEI nº 23106.039349/2018-96); Foi aprovado o nome da professora Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo para a Comissão de Estágio, sendo a  Profa. Francine Kermmer sua suplente. A Profa. Uliana Dias é a suplente da Profa. Flávia Narita, como representante das Licenciaturas na CIL. Aprovado com 1 abstenção.  Item 4 - Projeto de Extensão - "Festival de Jazz da UnB " - Coordenação do Prof. Alciomar Oliveira (SEI nº23106.058069/2018-87); Prof. Alciomar fez um relato do projeto e falou sobre o evento. Disse o que foi realizado também o ano passado. Convidou a todos para participar dessa atividade de Música Popular. Aproveitou a oportunidade para agradecer ao apoio, ao seu projeto pela Comissão de Orçamento. Aprovado. Item 5 - Reestruturação da Comissão da Orquestra Sinfônico para planejar e decidir finalidade deste grupo, metas para seu desenvolvimento e estratégias de realização dessas metas que sejam sustentáveis ( que possam ser realizadas de forma contínua) - (Relator Prof. Alexandre Antunes).; Prof. Alexandre disse que ocorreram algumas ações no sentido de se criar uma orquestra sinfônica na UnB, porém essas ações não produziram uma orquestra sinfônica que funcione de forma contínua. Falou sobre a importância de instituir uma comissão para que sejam definidas metas, fazer um planejamento, programar, e organizar uma orquestra sinfônica do Departamento de Musica da UnB . Esta Comissão da Orquestra Sinfônica, formada pelos professores das áreas de instrumentos sinfônicos, Regência e Canto Erudito poderiam definir conjuntamente ações estratégicas e sustentáveis para a implementação de uma orquestra sinfônica de funcionamento permanente durante os dois principais períodos letivos anuais. Falou ainda sobre os cronogramas dos eventos, que as vezes se sobrepõe, dividindo o contingente de músicos envolvidos nas apresentações. Portanto, como forma a otimizar os recursos humanos e materiais do Departamento de Musica, a Comissão da Orquestra Sinfônica decidiria a programação anual, cronograma de ensaios e apresentações da Orquestra Sinfonica do Departamento de Musica da UnB. Prof. Carlos Eduardo sugeriu que tenha representação de todos os segmentos e dos instrumentos. Foi instituída a comissão, composta pelos seguintes professores: Alexandre Antunes (presidente), Nádia Vassileva, Bojin Nedialkov, João Paulo, Carlos Eduardo, Antenor Ferreira e Edson Dias. Aprovado.Item 6 - Projeto Canto Coletivo (Relatora Profa. Uliana Ferlim).; Prof. Renato comunicou ao Colegiado que esse item foi retirado da pauta. Item 7 - Informes;  1 - Prof. Renato informou sobre a representação no CONSUNI ; disse que o período  de inscrição é de 13 a 18/06/2018 a homologação será dia 26/6. Prof. Renato comunicou também que deverão convocar uma nova eleição para a Direção do IdA. A seguir,a Profa. Maria Cristina informou  sobre as representações do IdA. O representante no CAD: Prof. José Mauro Barbosa, titular e suplente Prof. Renato Vasconcelos. Como representante dos Coordenadores no Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE)  foi indicada como titular  a  Profa. Rosana, coordenadora de licenciatura no Departamento de Artes Visuais. O seu suplente será indicado entre os coordenadores de pós-graduação. Solicitou também a indicação de um representante para a CEX (Câmara de Extensão). Não houve indicação de representante. 2- Prof. David comentou sobre o caso da aluna que se suicidou, no campus Darcy Ribeiro. Falou que os alunos precisam de uma posição da Universidade. Prof. Renato falou que vai mandar uma nota à SECOM  e se manifestar em nome do Depto. Prof. Mário falou que foi procurado por um grupo de profissionais do HUB, que atendem aos casos de depressão. Falou que está se integrando ao grupo para trabalhar a parte musical com esses pacientes. Falou da importância da música como terapia. O projeto chama-se "Música do Bem". Convidou a todos que quiserem e puderem colaborar e  se integrar ao projeto. 3 - Profa. Gisele informou sobre os eventos organizados pela Comissão Artística do MUS,  divulgou o cronograma das apresentações.  4 - Profa. Beatriz Castro falou sobre a palestra que trata da cultura da paz.  5 - Prof. Renato informou ao Colegiado que foi negado o apoio para pagamento da afinação dos pianos do MUS. Falou que é preciso criar as demandas de Atas do Depto. Prof. Carlos Eduardo sugeriu que sejam feitas parcerias com empresas de venda  de instrumentos musicais e em contra partida seria feita a divulgação da marca. Prof. Renato informou que está preparando o processo  para criação da Ata específica para compra de instrumentos. Prof. Alciomar comentou sobre as péssimas condições em que se encontra a sala71/5 estando inadequada para aula. Na oportunidade Profa. Maria Cristina comentou também que será impossível ministrar aula  na sala Aquário no período do calor.  Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas e dez minutos, o Prof. Renato de Vasconcellos  deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Fontes, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Depto. de Música.

 

 

Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 2443711

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 23/08/2018, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 23/08/2018, às 13:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 2585756