Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA SEXAGÉSIMA QUARTA (364ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo dia do mês de dezembro do ano de dois mil e dezenove, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, RENATO DE VASCONCELLOS, TATIANA OLIVIERI CATANZARO e da servidora Uriane Almeida Oliveira. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, David Bretanha Junker, Gisele Pires de Oliveira Mota, Pedro Henrique Carvalho Bielschowsky, Simone Lacorte Recova, Uliana Dias Campos Ferlim e Vadim da Costa Arsky Filho. O chefe do MUS, Prof. Renato iniciou a reunião às 16:14, quando houve o quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, Prof. Renato iniciou a reunião dizendo que se tratava do último colegiado da atual gestão e explicou que ele e a Profa. Flávia iriam exonerar todos os nomeados para que a nova chefia tivesse a liberdade de nomear quem quisesse, com exceção do NDE e da coordenação por conta do curso de verão e da continuidade do trabalho em andamento em relação a avaliação do MEC (Prof. Alciomar). Passou-se então à discussão e deliberação dos itens de pauta: Item 1 – Aprovação da Ata: 90ª Reunião Extraordinária do Colegiado do MUS, de 03/12/2019; Prof. Renato explicou que os pedidos de ajustes já estavam sendo realizados. Colocada em votação, a ata foi aprovada (com os ajustes) com 10 votos favoráveis e 1 abstenção. Item 2 – Assuntos de Coordenação; a) Criação das disciplinas: Projeto Acadêmico e Formação Docente 1, obrigatória e Projeto Acadêmico e Formação Docente 2, optativa. Ambas para o novo currículo da Licenciatura em Música e currículo vigente. SEI nº 23106.146289/2019-48 - Relatora: Profa. Maria Cristina; Profa. Maria Cristina explicou sobre a concepção das disciplinas, Projeto Acadêmico e Formação Docente 1, obrigatória, e Projeto Acadêmico e Formação Docente 2, optativa. Disse ainda que elas visam efetivar a orientação e acompanhamento acadêmico dos discentes pelos seus professores orientadores. Profa. Maria Cristina explanou que segundo Regimento da UnB, cada discente deve ter um professor orientador que o acompanhe e o oriente durante o seu curso. As disciplinas visam tornar essa orientação mais sistemática e, assim, melhorar os índices de evasão. Prof. Renato perguntou se o fato de ser obrigatória não comprometeria o currículo. Profa. Maria Cristina esclareceu que não, pois a carga horária de 30h estava condizente com a carga horária do curso e o percentual de 70/30 entre disciplinas obrigatórias e optativas. Profa. Maria Cristina afirmou que a criação destas disciplinas já tinham sido apresentadas juntamente com o currículo do novo curso de Licenciatura em Música e estava voltando ao colegiado porque o DEG exige que as disciplinas a serem criadas, juntamente com seus formulários de criação, sejam aprovadas em Colegiado de Curso. Colocada em votação, a criação das disciplinas foram aprovadas com 10 votos favoráveis e 5 abstenções. b) Alteração de modalidade de oferta das seguintes disciplinas: Canto Coral 1 e Prática de Conjunto 1, 2 e 3, de obrigatórias para obrigatórias seletivas. As alterações visam a transição do currículo atual para o novo currículo. SEI nº 23106.146321/2019-95 - Relatora: Profa. Maria Cristina; Profa. Maria Cristina explicou que as disciplinas Canto Coral 1 e Prática de Conjunto 1, 2 e 3, no novo Currículo, são obrigatórias seletivas conforme foi aprovado em Colegiado de Curso. Essa alteração no currículo vigente visa aproximar os dois currículos. Acrescentou que essa alteração não compromete o currículo vigente e possibilitará maior fluidez no atual fluxograma do curso. Colocada em votação, as alterações foram aprovadas com 14 votos favoráveis e 3 abstençõesc) Alteração do fluxograma do curso de Licenciatura em Música - Diurno e Noturno - SEI nº 23106.146327/2019-62 - Relatora: Profa. Maria Cristina; Retirado da pauta a pedido da relatora. d) Dados: evasão dos cursos de graduação presenciais - Relatores: Prof. Alciomar, Profa. Maria Cristina, Prof. Alexei; Retirado da pauta. e) Inclusão de pré-requisitos para as disciplinas Instrumento Principal 2 a 4 - Piano, Fagote, Trompa, Flauta, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Clarineta - Relatora: Profa. Maria Cristina - SEI nº 23106.147183/2019-61; Profa. Maria Cristina esclareceu que na 361ª Reunião de Colegiado foi aprovada a alteração de 0 créditos destas disciplinas para 2 créditos. Contudo, ao concluir o processo para encaminhamento ao SAA, foi verificado que as disciplinas a partir do nível 2 não tinham pré-requisitos, o que prejudicaria a progressão técnico-musical de um nível para outro. Assim, o processo retornou ao Colegiado para apreciação e aprovação da inclusão de pré-requisitos. Somente o nível 1 se mantém sem pré-requisito. Essa necessidade foi complementada pelo Prof. Renato que informou que esse tipo de ajuste já tinha sido realizado anteriormente para as disciplinas de Instrumento Principal Piano Popular 2 a 4. Colocada em votação, as inclusões foram aprovadas por unanimidade. f) Pedido de reintegração dos alunos Caetano Rojas (Matrícula: 14/0133186) - Sei nº 23106.151783/2019-24, Misael Silvestre (Matrícula 11/0133579) - SEI nº 23106.103584/2019-18 e Mikael Lopes (Matrícula 16/0022215) - SEI nº 23106.103584/2019-18 - Relatora: Profa. Maria Cristina; Profa. Maria Cristina relatou cada caso, explicando que os alunos têm poucos créditos para concluir o curso e o poderiam finalizar no Verão de 2020. Colocada em votação, a reintegração do aluno Caetano Rojas foi aprovada com 15 votos favoráveis. Colocada em votação, a reintegração do aluno Misael Silvestre foi aprovada por unanimidade. No caso do aluno Mikael Lopes, o prof. Alciomar explicou que o assunto já tinha sido incluído na pauta da 363ª Reunião de Colegiado, de 26/11/2019, mas como a ata ainda estava em elaboração, a Coordenação achou prudente trazer o processo para ratificar a reintegração do discente. Colocada em votação, a reintegração do aluno Mikael Lopes foi aprovada com 14 votos favoráveis. Profa. Maria Cristina solicitou a palavra para incluir um breve informe sobre a resposta da SAA em relação à questão de inclusão de correquisito de Canto Coral para Regência 1 a 3. A solicitação foi indeferida pela SAA, que informou a inviabilidade de efetivar correquisito no novo sistema de oferta de disciplina da UnB. Além disso a SAA informou que no sistema atual esse tipo de inter-relação entre disciplinas não é previsto. Da mesma forma a oferta de disciplina com vaga 0 (zero) também não será possível. Profa. Maria Cristina deixou a seguinte sugestão: para a próxima gestão, convidar os técnicos da SAA para explicar sobre como funcionará o novo sistema da UnB e discutir com o Colegiado do MUS como atender às peculiaridades dos cursos do Departamento. Item 3 – Parecer da Comissão que Analisa a Indicação de Representante do MUS para o Conselho do IdA; Prof. Hugo leu na íntegra o parecer emitido pela comissão eleita na 363ª Reunião de Colegiado do MUS, realizada em 26/11/2019, com a finalidade de analisar a pertinência formal para a indicação de representante para o Conselho do IDA, presente no processo SEI n. 23106.153090/2019-76. A conclusão da comissão foi a recomendação ao Colegiado do MUS para que se proceda à exoneração do atual representante, para, somente então, realizar procedimento para a eleição de seu substituto em conformidade com os protocolos administrativos. Colocada em votação, a proposta da comissão foi aprovada com 11 votos favoráveis e 6 abstenções. Profa. Maria Isabel complementou que o Prof. Vadim  ressaltou a importância de se dar ciência e anuência ao atual representante, Prof. Alexandre. Prof. Renato explicou que a saúde do prof. Alexandre é delicada e que está acompanhando junto à família e talvez levar questões de trabalho nesse momento não seja o recomendável. Profa. Maria Cristina sugeriu para a próxima gestão, quando houver indicação de um conselheiro ao IdA, que haja também a de um suplente, já para não ter reincidência desse problema. Item 4 – Reforma dos assentos do Auditório do MUS – SEI 23106.115902/2018-02; Prof. Renato relatou detalhadamente o processo das cadeiras do Auditório (SEI 23106.115902/2018-02), projetando os dados pelo datashow. Explicou que atualmente o processo se encontra na CCL para licitação, mas que infelizmente não sairá para esse ano. Como será provavelmente para o próximo ano, o prof. Renato explicou que não poderá utilizar os recursos da Emenda Parlamentar para custeá-las e que era esse o planejamento para este ano. Diante disso e da necessidade real de reforma das cadeiras do Auditório, de uso para todo o Departamento, o Prof. Renato sugeriu o comprometimento do Colegiado para continuidade do projeto, de modo que o Colegiado autorize o pagamento da reforma das cadeiras com o recurso da matriz orçamentária do ano de 2020 (valor aproximadamente de R$ 26.000,00). Profa. Maria Isabel perguntou sobre o material a ser utilizado, prof. Renato explicou que inicialmente queria o couro natural, mas a arquiteta sugeriu o couro ecológico com um forro de lona por dentro que é mais resistente. Colocada em votação, a proposta foi aprovada com 15 votos favoráveis e 2 votos de abstenções. Prof. Daniel perguntou como estava o dinheiro da Emenda Parlamentar. Prof. Renato explicou que parte foi usada para a afinação de piano e a outra parte será usada para reparos pontuais nos prédios do MUS, uma vez que não pode ser usado para reforma, será utilizado com serviços da PRC. Prof. Daniel sugeriu um voto de louvor para o Prof. Renato ter utilizado o valor da Emenda Parlamentar. Item 5 – Afastamento para Licença Capacitação do Professor Flávio – SEI 23106.150915/2019-09 - Relatora: Profa. Delmary; Profa. Delmary leu o parecer presente no processo de afastamento com conclusão favorável. Profa. Beatriz questionou o fato de ser do próprio professor o grupo de estudo que certificaria a licença capacitação. Profa. Maria Cristina pediu para constar em ata problemas com a disciplina Contraponto e Fuga. Prof. Hugo disse que havia se prontificado junto com o Prof. Mário para atender às necessidades da área. Prof. Alciomar se manifestou no sentido de que haja um planejamento prévio, conforme orientado pela Diretora do IDA, Profa. Fátima, e que não impacte na lista de oferta. Profa. Maria Cristina falou do desfalque no noturno. Prof. Flávio relembrou que comunicou com antecedência o seu desejo de fazer a capacitação, por isso, não entrou na lista de oferta e que a licença capacitação não gera substituto nem antes e nem depois do pós-doutorado. Prof. Mário disse que a área se comprometeu a apoiar assumindo as turmas destinas ao professor Flávio. Profa. Beatriz questionou sobre a pesquisa no próprio grupo de estudo e disse entender que isso trata-se de autocapacitação. Profa. Delmary explicou a preocupação surgida com os pedidos e questionamentos e sugeriu incluir uma carta de São Paulo no processo de prof. Flávio. Profa. Flávia disse que a preocupação da Profa. Delmary é pertinente. Colocada em votação o pedido de afastamento do Prof. Flávio foi aprovado com 12 votos favoráveis e 5 abstenções. Item 6 – Edital de Seleção Simplificada para Professor Substituto na área Educação Musical – SEI 23106.146382/2019-52 - Relatora: Profa. Flávia; Profa. Flávia explicou sobre o edital, a importância, os professores afastados e quanto ao documento (projetado por meio do datashow), pontuou os itens formulados pela comissão e o que foi alterado no novo edital. Prof. Bruno perguntou sobre a vaga a ser substituída e questionou o ponto de instrumento e voz. Prof. Bruno acredita que a especificidade seria interessante para não haver problemas futuros. Profa. Flávia explicou que a intenção é respeitar as habilidades que o aprovado trouxer. Prof. Carlos Eduardo disse que devia constar alguma coisa de Estruturação Musical para promover um quadro de eficiência de fazer música com qualidade e não só ensinar, sugerindo uma prova prática. Profa. Maria Isabel explanou o que a área de educação deseja desenvolver com o novo profissional, porque, afinal, uma pessoa pode saber tocar e não saber ensinar. Profa. Maria Cristina complementou e reforçou a fala da Profa. Maria Isabel. Prof. Hugo questionou o nível de doutorado e não mestrado. Prof. Flávio sugeriu ter atenção ao perfil, corroborando a sugestão do Prof. Bruno. Prof. Carlos Eduardo sugeriu ajustar com prova prática. Colocada em votação, aprovado com 12 votos favoráveis, 3 abstenções e 2 contrários. Item 7 - Edital de Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Guitarra e Violão Popular: Estruturação Musical – SEI 23106.151816/2019-36 - Relator: Prof. Alciomar Oliveira; Prof. Alciomar apresentou as conversas com o prof. que será substituído, Prof. Bruno, quanto à especificidade Guitarra e Violão Popular. Prof. Alciomar apresentou, pelo datashow, o edital focado na vaga. Prof. Bruno falou sobre os tópicos de avaliação. Profa. Maria Isabel sugeriu colocar algum tópico sobre educação, ensino e didática. Profa. Delmary disse que a prova escrita está ampla e tem sido um problema os músicos não saberem escrever. Prof. Renato teceu algumas considerações. Profa. Maria Cristina sugeriu colocar mais pontos para sorteio. Prof. Daniel disse que 1 ponto serve para simplificar e ajuda a avaliar com o mesmo parâmetro. Colocado em votação, aprovado com 13 votos e 5 abstenções. Item 8 – Renovação do afastamento para doutorado da Profa. Uliana Ferlim - 23106.144387/2019-41 - Relatora: Profa. Flávia; Profa. Flávia leu o parecer favorável à renovação presente no SEI. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade.  Item 9 - Projeto para contratação de professor visitante e professor colaborador – SEI 23106.145819/2019-31 - Relator: Prof. Alciomar; Com a palavra, Prof. Alciomar relatou a proposta da Profa. Tatiana e falou sobre a redação do parecer quanto a professor visitante ressaltando que é importante aproveitar a oportunidade. Prof. Carlos Eduardo perguntou sobre a área de atuação do profissional e se tinha algo da área de tecnologia. Profa. Tatiana disse que não e explicou que a área seria para Composição. Profa. Maria Cristina disse que não há edital no processo SEI. Profa. Tatiana disse que há 2 tipos de professores visitantes. Profa. Maria Cristina explanou sobre a necessidade de instruir melhor o processo. Prof. Daniel disse para verificar direitinho sobre as vagas e sugeriu pesquisar. Profa. Flávia explicou sobre a montagem do projeto de pesquisa feito pela Profa. Tatiana. Profa. Maria Cristina sugeriu acrescentar no parecer a vaga cedida pela vice-reitoria de modo a não onerar o departamento. Prof. Flávio explicou como funcionava. Colocado em votação, o projeto foi aprovado (com a alteração do texto para esclarecer o não ônus ao departamento quanto à vaga) com 16 votos favoráveis e 1 abstenção. Prof. Alciomar relatou sobre o processo SEI 23106.152166/2019-46 que trata sobre Prof. Colaborador sugerido pelo Prof. Ebnezer. Alguns professores discutiram que o perfil trata-se de voluntário, uma vez que colaborador está ligado à pós-graduação. Colocado em votação, o projeto para professor colaborador/voluntário foi aprovado (com ajuste no título) com 13 votos favoráveis e 5 abstenções. Profa. Maria Cristina sugeriu incluir memorando e matérias que contemplariam esse trabalho. Prof. Renato perguntou se o Colegiado ficaria mais tempo para deliberar ainda assuntos importantes, visto ser essa a última reunião de colegiado e o prof. Alciomar pediu inclusão de pauta com assuntos de alunos. A maioria se manifestou positivamente. Inclusão de pauta: a) Intercâmbio da estudante Paula Andrea Pinzon Maldonado, proveniente da Universidad de Cundinamarca, Colômbia para o 1º semestre de 2020, no Programa de Graduação em Música - SEI 23106.139229/2019-79. (Relator: Prof. Alciomar). Prof. Alciomar contextualizou sobre a solicitação de intercâmbio da aluna e das disciplinas. Colocado em votação, o pedido da candidata foi aprovado com 16 votos favoráveis. b) Criação da disciplina: Instrumento Principal Trombone 5 (Relator: Prof. Alciomar). Prof. Alciomar explicou o motivo da demanda. Colocada em votação, a criação da disciplina foi aprovado por unanimidade. Prof. Renato incluiu na pauta o item do Prof. Antenor que não teve tempo de passar na reunião anterior. c) Relatório final do Projeto desenvolvido com a Universidade de Örebro - Suécia (Relator: Prof. Antenor). Prof. Antenor apresentou um resumo dos resultados obtidos em seu projeto de parceria internacional com a Universidade de Örebro (Suécia) intitulado "Intercultural Processes of Teaching and Learning". Foi feito um relato dos objetivos, das produções geradas e sobre os pesquisadores participantes do projeto. Dentre as produções científicas advindas do projeto contam-se a publicação de um livro, quatro artigos em periódicos qualificados nos extratos superiores e publicações em Anais de eventos científicos. Dentre as produções artísticas contam-se o lançamento do CD Ethno Sweden 2018 e apresentações musicais. Ao final da exposição, foi proposto um voto de louvor ao trabalho do prof. Antenor Ferreira, o que foi aceito por unanimidade pelo colegiado. 10 – Informes: a) Habilidade Específica - Relator: Prof. Alciomar; b) E-MEC - Relator: Prof. Alciomar; c) NDE Bacharelado - Relator: Prof. Alciomar; d) Comissão de Afastamento: levantamento dos afastamentos 2018/2019 - Relatora: Profa. Flávia; e) Relatório das atividades do Prof Christopher Bochmann - Relator: Prof. Flávio; f) Relatório do Simpósio de Pesquisa em Música, com o tema 100 anos do nascimento de Claudio Santoro - Relator: Prof. Flávio; g) Informe sobre pedido da capacitação da Profa. Irene Bentley - Relatora: Profa. Irene Bentley. Prof. Renato leu todos os informes e pediu para serem feitos por e-mail visto o avançar da hora. Prof. Renato apresentou o Prof. Lucas (substituto) e todos deram as boas-vindas. Prof. Carlos Eduardo passou breves avisos sobre apresentações de sua área para os próximos dias. Prof. Renato disse que daria continuidade à sua gestão até o último dia, acompanhado pela Profa. Flávia. Os dois agradeceram a colaboração e o apoio do MUS nesses dois anos. Prof. Renato falou sobre a exigência, reconheceu dificuldades, ressaltou as vitórias, explanou as grandes demandas e desejou uma boa gestão para a próxima chefia. Prof. Renato mostrou ainda o vídeo da montagem dos pianos digitais realizada naquela manhã de terça. Profa. Flávia também agradeceu a todos como vice-chefa e Profa. Maria Cristina, como coordenadora, e nada mais tendo a relatarem, às 18:30, foi encerrada a reunião, da qual eu, Uriane Almeida Oliveira, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Renato de Vasconcellos.


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Documento assinado eletronicamente por Uriane Almeida Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 25/05/2020, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Professor(a) de Magistério Superior do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 01/06/2020, às 23:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.029624/2019-44 SEI nº 4782424