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ATA DA TRICENTÉSIMA OCTAGÉSIMA SÉTIMA (387ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo primeiro dia do mês de maio do ano de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA SANTOS, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Professores substitutos: DIOGO GOMES, EURIDIANA SILVA SOUZA, GABRIEL STRAUSS BATISTA NOGUEIRA. Servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO, MARCOS FILIPE MORAES OLIVEIRA. Discentes GABRIEL RODRIGUES DE REZENDE, LEONARDO MARQUES DA SILVA, LUCAS VIDAL DONATO e TÚLIO FREITAS GUIMARÃES. Faltas justificadas dos professores: Adeilton Bairral, Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Edson Dias Carvalho, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, prof. Vadim iniciou a reunião as 16h após atingido quórum mínimo de votações de um terço (onze membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, o prof. Vadim cumprimentou a todos dando início a reunião. O professor Ebnezer e o professor Alciomar solicitaram inclusão de pauta para tratar de solicitação de antecipação de outorga do aluno Lucas Reis Vidal Donato, constante no processo 23106052171/2021-74. O professor Vadim colocou em votação o pedido de inclusão e que foi aprovado por unanimidade. O professor Alciomar explicou que o aluno Lucas Donato  solicitou o pedido em função de aprovação em mestrado na Universidade de Wyoming - EUA. Falou que o discente atende aos requisitos do pedido e que o aluno precisa cursar Contraponto e Fuga 3 e Canto Coral 1 para integralizar o curso. O professor Vadim solicitou que fosse criada uma comissão de avaliação de outorga antecipada e sugeriu como membros os professore Edson Dias Carvalho, Alciomar Oliveira do Santos e Mário Lima Brasil, sendo o primeiro como presidente. Colocada em votação, a criação da comissão com e a composição  foram aprovadas por unanimidade. O professor Vadim deu boas vindas ao professor substituto Diogo Gomes, contratado para a área de trompete. Informou que o orçamento do exercício 2021  havia sido liberado para utilização do MUS. Informou que o orçamento recebido para este ano foi o mesmo de 2020. Houve breves esclarecimentos sobre utilização do recurso. O professor Vadim solicita a quem tiver propostas que as encaminhe para a comissão de orçamento para que sejam avaliadas. Passou-se aos itens de pauta: 1- Discussão de Organização e Estrutura Pedagógica do MUS conforme Documento Colaborativo. O professor Vadim inicia lendo sua sugestão sobre a visão e missão do Departamento de Música: "O Departamento de Música da Universidade de Brasília tem como visão o ensino, a pesquisa e a prática musical em todos os seus contextos, manifestações, culturas e formações. O Mus entende que a música é parte intrínseca do ser humano, contribuindo na sua formação, desenvolvimento e bem estar, além de ser um importante fator de aglutinação social e pertencimento. Ainda, considera a música como uma forma de expressão artística que combina sons e ritmos em diversas formas que representam uma grande variedade cultural, desde estruturas musicais simples até construções de alta complexidade, sem qualquer tipo de juízo de valores, respeitando a diversidade. O MUS também entende que a prática e estudo da música deve ser sempre incentivada, independentemente de faixa etária, posição socioeconômica, origem étnica, credo ou qualquer outra diversidade de seus praticantes, procurando sempre a integração social". E continua sobre a missão do departamento: "A missão do Departamento de Música da Universidade de Brasília traz em sua essência o desenvolvimento de competências para a formação de futuros músicos, educadores e pesquisadores em música para uma plena realização de suas atividades profissionais a fim de trazer um benefício para toda a sociedade. O MUS sustenta que a formação do músico/educador/pesquisador musical ocorre através do enriquecimento de seus conhecimentos e habilidades musicais, assim como especificamente, mas não somente ao educador musical, o desenvolvimento de capacidades pedagógicas para transmitir seus conhecimentos, habilidades e experiências musicais. Ainda, entende que a música deve ser vista como uma arte que exige de seus praticantes e educadores uma grande criatividade. Sendo assim, o MUS assume um papel instigador para que a criatividade seja utilizada em todos os sentidos, sendo composicional ou interpretativa, conectada a outros contextos artísticos ou não. A contextualização da música na sociedade é também uma grande parte da missão do MUS, que deverá apontar a seus discentes a grande diversidade de nossa sociedade, tanto no sentido cultural como socioeconômico, étnico etc., para que eles possam transformar a música em um fator de inclusão social com realizações artísticas/educacionais adequadas." O professor falou de uma pesquisa por ele realizada,  junto aos alunos, por meio de questionário online, que indicou problemas. Na oferta de disciplina cita alguns problemas na racionalização de ofertas de disciplina, alinhamento de conteúdos de disciplinas e cadeias de disciplinas. Falou sobre as dificuldades na designação de docente e de um  melhor aproveitamento em suas áreas de formação. Falou também da necessidade de se realizar um estudo de conexão interdisciplinar e na elaboração de programas detalhados das disciplinas. Quanto aos programas das disciplinas, comentou que devem ser claros e específicos expondo ementas ou conteúdo das disciplinas detalhadamente, objetivos de aprendizagem bem definidos, metodologia de aprendizagem coerente com os objetivos a serem atingidos, validade e confiança dos instrumentos de avaliação, bibliografia compatível e acessível e um cronograma de aulas de todo o curso. O professor falou que, após leitura dos  currículos lattes dos professores, conseguiu agrupar os professores em áreas de atuação visando assim melhor delimitação das áreas para que melhor se estabeleçam as competências, organização e sequenciamento das disciplinas, seus conteúdos, objetivos de aprendizagem, bibliografia e avaliações.O professor Carlos Eduardo comentou que as conexões entre o curso não são tão facilmente estabelecidas, que é bom ter em mente a forma de organização com objetivo de otimizar a convergência entre as área de atuação.  Informou que há disciplinas que nem sempre aparecem na oferta como exemplo, algumas da área de tecnologia, cujas disciplinas não foram completamente descritas pelo pelo documento colaborativo que fundamenta a discussão. Concluiu falando que apoia a iniciativa e chama a atenção para as atribuição do NDE. O Professor Renato parabenizou o professor Vadim por trazer o assunto para discussão. Sugeriu criação de grupos, a começar por Linguagem e Estruturação Musical, para melhor análise sobre a disciplina. O professor Alciomar falou da importância de se manter as ementas e bibliografias das disciplinas atualizadas, em atenção às exigências do MEC. A professora Delmary parabenizou a iniciativa dizendo que os projetos pedagógicos do curso podem ser avaliado para traçar o perfil do departamento, em sua missão e visão, pelo que já está sendo referenciado pelos dos projetos pedagógicos dos cursos do departamento. Comentou que o departamento é mais focado na docência do que no perfil artístico do aluno e que a organização deve ter esse perfil em mente para a estrutura do departamento. A professora Maria Cristina reforçou que a organização do curso deve visar a formação e também dar oportunidade ao aluno em vivenciar a experiência proposta pelo corpo docente. O professor Mario Lima parabenizou a iniciativa e comentou a respeito do Projeto 20 30, que aborda o que o departamento e a universidade devem ser nos próximos trinta anos. Disse que a multidiciplinariedade é uma tendência que deve ser abordada,  que a nova geração funcionará de forma muito diferente,  e que o departamento deve ser  transdisciplinar para se ajustar a esse futuro. O professor Pedro Henrique comentou sobre a importância de se pensar no aluno que está ingressando na universidade  e como prepará-lo para o mercado de trabalho. O professor Hugo Leonardo sugeriu que as reuniões para a estruturação do departamento devam ocorrer em período letivo, que poderia ser inclusive durante o recesso, para pensar na estrutura das disciplinas e em como colaborar melhor com a universidade. O professor Ebnezer comentou que musica é arte e que o departamento deve refletir sobre isso e também sobre o  que espera o mercado de trabalho dos alunos. O professor Daniel propôs pensar em um experimento piloto para reunir os professores de teoria musical e história da música para discutir um pouco as disciplinas e como elas se relacionam.A professora Flávia destacou que a extensão está sendo mais valorizada e ressaltou a importância disso. Comentou também sobre o Projeto 20 30 e destaca a importância de projetos como o PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, possibilita aos alunos vivência no papel de professor de música em contato com as escolas. O professor Mario Lima falou sobre a importância de buscar certas coisas essenciais na fundação da universidade e dá exemplo de um livro, Linguagem da Música de Paulo Silva, que apesar de ser da década de 50, ainda é muito atual e aborda a transdisciplinaridade. O professor Flávio ressaltou a importância de se levantar o que é o departamento atualmente, considerando o novo currículo, e também da criação de grupos de trabalho: comprometidos com reuniões semanais e pelo menos uma mensal do colegiado não deliberativa, com discussões sobre questões  pedagógicas, didáticas e acadêmicas. A professora Maria Cristina aproveitou para que essa discussão também contemple a questão da carga horária docente em reunião posterior. O professor Alciomar informou a  todos os professores que na próxima reunião do NDE do Bacharelado, dia 18/05/2021, será debatida uma nova proposta para a prova de habilidade específica. Falou da importância de se ter presente de um representante de área para a discussão. A professora Francine solicitou que os professores avisassem seus alunos a respeito da Live com Coordenação de Licenciatura, marcada para 13/05/2021, às 19h.  A Live tem por objetivo  discutir o andamento das disciplinas durante o período de aulas remotas. Prof. Vadim agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18:00, encerrou a reunião, da qual eu, Marcos Filipe Morais Oliveira, servidor do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, Prof. Vadim Arsky.


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Documento assinado eletronicamente por Marcos Filipe Morais Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 19/08/2021, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 30/08/2021, às 11:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.021062/2021-13 SEI nº 6687134