Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA QUINTA (345ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo terceiro dia do mês de novembro do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas e cinco minutos, na sala Samambaia. Contou com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOSALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXANDRE ARAÚJO ANTUNES, ANTENOR FERREIRA CORREABEATRIZ MAGALHÃES​BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, GISELE PIRES MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, RICARDO JOSÉ DOURADO FREIRE, RENATO DE VASCONCELLOS, TATIANA OLIVIERI CATANZARO e ULIANA DIAS CAMPOS FERLIM. Ausência justificada dos professores : Adeilton Bairral, Alexei Alves de Queiroz, Ebnezer M. Nogueira da Silva, Edson Dias Carvalho, Eustáquio Alves Grilo, Francine Kemmer Cernev, Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo,Maria Isabel Montandon, Maria Luiza M. Sylvestre,Mário Lima Brasil e Sérgio Nogueira Mendes. Como secretário o servidor Antonio Martins Neto. O Professor Renato deu boas vindas aos membros do colegiado. Informou que o último item de pauta da reunião passada, que era a apresentação do Relatório do Fórum de Guitarras organizado pelo Prof. Bruno Mangueira,  não entrou na pauta encaminhada, sendo portanto assunto de inclusão de pauta dessa reunião. Item 1) Apresentação das correpetidoras nomeadas pela UnB (Relator: Renato de Vasconcellos); O Prof. Renato informou ao colegiado que as candidatas Elaine Milazzo e Luciana Mittelstedt Leal de Sousa, aprovadas em 2ª e 3ª posição, respectivamente, no Concurso FUB 1/2016 para o cargo de músico, foram nomeadas pela reitoria. Informou que após a reunião de colegiado ele se reuniria com as aprovadas para  iniciar discussões sobre como o serviço seria prestado e convidou os membros do colegiado que tivessem interesse a participar. Aproveitou para agradecer a Profa. Márcia Abraão pela atenção dada ao departamento e informou ainda que havia sido ela a dar a notícia da nomeação das duas candidatas. Após a devida recepção, as candidatas se retiraram da sala para retornarem ao final desta reunião.​​ Item 2)  - Assuntos de Coordenação:  a) Oferta de Verão - O Prof. Alciomar iniciou falando sobre as disciplinas ofertadas no curso de verão de 2019, informou que todos os professores substitutos estavam envolvidos na oferta e que também o Prof. Ricardo ministraria disciplinas de Clarineta, após alguns questionamento foi colocado em votação.  Aprovado por unanimidade (15 votos). b) Solicitações de dupla diplomação - O Prof. Alciomar continuou informando  sobre os pedidos de dupla diplomação que haviam chegado à coordenação. Sendo: Alex William Carrasco Castro, aluno de Bacharelado em Trompete solicitou dupla habilitação  cursar Regência. Informou ainda que o aluno cumpre os requisitos necessários para cursar a habilitação. O Prof. Renato falou que devido à licença do Prof. David, o Prof. Edson será o responsável pela área de Regência, portanto, seria dele a decisão. Lembrou ainda que o Professor não compareceu a  reunião por motivos de ordem médica. Sugeriu então que houvesse apreciação condicionada à anuência do Prof. Edson. O Prof. Maico sugeriu que tentassem contato telefônico para informar do prazo; Daniel Ferraz Paulino, aluno de Licenciatura em Trombone solicitou dupla diplomação  em Regência. Trata-se do mesmo caso de aprovação condicionada a anuência do referido professor. O Prof. Alessandro Cordeiro pediu para relatar a solicitação de duplo curso do aluno Nilson de Melo Vieira. Trata-se de aluno de Bacharelado em Composição que pediu dupla habilitação para Licenciatura em Música Noturno.  Em seguida Profa. Flávia Narita leu  o parecer, que foi favorável ao pedido.  Profa. Maria Cristina informou sobre o pedido de dupla diplomação de Emanoel Camarão Costa, aluno de Bacharelado em Violão. Solicitou pediu dupla habilitação para Licenciatura. O Prof. Alciomar informou que todos os pedidos estavam de acordo com os critérios estabelecidos pelo regulamento da Universidade. Colocado em votação, aprovado por unanimidade (20 votos favoráveis). c) Alteração de pré-requisitos para as disciplinas PEAM 2 e PEAM 3 (Relatora: Profa. Flávia Narita): A Profa. Flávia argumentou que PEAM2 e PEAM 3 são ofertadas nos turnos diurno e noturno de mode alternado. Assim, a alteração de pr´-requisitos para PEAM3 possibilitará que estudantes que tenham cursado PEAM1 possam fazer PEAM2 ou PEAM3, de acordo com a oferta em seu turno de ingresso. A professora justificou que tal alteração vai trazer mais fluidez ao curso. Colocado em votação a alteração do pré-requisito da disciplina, aprovado por 19 votos favoráveis e uma abstenção.​ Item 3)  – Proposta de Regulamento para Afastamentos (Relatora: Profa. Flávia Narita): O Prof. Renato informou que a proposta de regulamentação foi encaminhada a todos via e-mail e que, por conta disso, a discussão seria breve. A Profa. Flávia iniciou sua exposição falando que o trabalho foi pensado em função de aprimorar os mecanismos de afastamento em prol do departamento. Comentou sobre os afastamentos que ocorreram ao longo do 2018/1º e 2018/2º e falou que alguns dos critérios já estavam sendo utilizados pela comissão de afastamento, mas que seria importante que fosse apreciado pelo colegiado. Ressaltou a importância dos professores, ao final de seus afastamentos, apresentarem um relatório no retorno.O Prof. Hugo fez alguns comentários sobre os itens propostos e informou que teve licenças negadas por falta de orientação. A Profa. Beatriz Castro falou que a proposta era louvável, mas que o texto deveria contemplar somente aquilo que ainda não estava regulado. O Prof. Paulo Marins parabenizou a Profa. Flávia pelo trabalho, mas informou que não poderia votar algo dessa natureza sem conhecer melhor o texto. O Prof. Carlos Eduardo propôs que fosse feita mais uma rodada de discussão sobre esse assunto e levantou a possibilidade serem feitas revisões no texto apresentado. O Prof. Alexandre também parabenizou a Profa. Flávia pelo trabalho, falou ainda que sua percepção sobre a parte administrativa da UnB, em comparação com outras instituições, era uma das mais duras que ele conhecia e que isso poderia ter um caráter prejudicial dado que a regulamentação, quando excessiva, poderia gerar prejuízos para o cotidiano do MUS. Seguiu-se ainda breve debate sobre o assunto, de modo que se concluiu que já existia uma regulamentação dentro da universidade sobre afastamentos e que essas regras funcionavam relativamente bem, portanto, a tentativa da professora, embora louvável, poderia trazer mais complicação aos processos de afastamentos. O Prof. Bruno comentou que a proposta apresentada pela profa. Flávia era quase uma réplica da Circular nº 18/2017/ DCADE/DGP / GAB/DGP, e que já havia solicitado anteriormente por e-mail que fossem apresentadas apenas as exigências adicionais as quais se propunha incluir. Questionou qual seria a finalidade de se incluírem tais exigências adicionais para os professores do MUS, dificultando a concessão de afastamentos. Observou que a licença para capacitação é um direito do servidor, e que, portanto, não há sentido em exigir oferta no verão como forma de compensação por usufruir desse direito. O Prof. Flávio comentou que tal proposta era desnecessária dado que já existe um conjunto de regras estipulado pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) que ditam o funcionamento da universidade, ressaltou ainda que não era competência do MUS fazer esse tipo de regulamentação uma vez que cabia ao DGP a análise técnica e ao MUS o exame do mérito,  sugeriu que houvesse mais divulgação sobre os critérios que já funcionavam dentro da universidade. A Profa. Flávia encerrou dizendo que essa tinha sido uma demanda solicitada ainda pela chefia antiga, comentou que teve o cuidado de procurar as orientações passadas pelo DGP. Fez então uma complementação das regras de afastamento e finalizou dizendo que essa deveria ser uma decisão do departamento. ​Após breve discussão, colocado em votação, a proposta de novas regras para afastamento foi rejeitada por 2 votos favoráveis, 14 votos contra e 9 abstenções. ​​Item 4) – Declaração de presença em colegiado (Relatora: Profa. Flávia Narita): A Profa. Flávia informou que o procedimento para pedidos de declaração de frequência nas reuniões de colegiado seria alterado, conforme decisão em colegiado anterior, e informou que ao final do semestre será feita uma declaração padrão para os todos os professores que tiveram, no mínimo 75% de presença nas reunião colegiadas. Esclareceu que o documento ficaria disponível no SEI para acesso. ​Os professores questionaram se esse tipo de prática não poderia ocorrer da mesma forma que vinha ocorrendo,  essa documentação seria emitida a partir do momento que fosse requisitada à Secretaria do MUS. O Prof. Alciomar alertou ao colegiado sobre um problema que já é recorrente na coordenação que é a situação de alunos que  acreditam estar matriculados em disciplinas, mas que na verdade não estão e que só descobrem isso após o decorrer  do semestre, nesse sentido ele pediu para que os professores ficassem mais atentos às  listas de presença e não deixassem ficar em sala quem não estivesse matriculado. ​​A Profa. Irene corroborou com o Prof. Alciomar falando que não existe na UnB a modalidade de aluno ouvinte, o Prof. Renato também alertou que a situação de um aluno ouvinte pode gerar um pleito futuro pelos créditos, com a argumentação de que o aluno tem direito aos créditos por ter cursado a disciplina, portanto, a recomendação é que os professores conferissem suas listas de chamada no início do semestre e qualquer situação de disparidade fosse levado ao conhecimento dos coordenadores.​​Inclusão de PautaResultado do I Fórum Brasileiro de Guitarra UnB (Relator Prof. Bruno Mangueira).O Prof. Bruno iniciou sua apresentação comentando que essa foi a primeira vez em que se realizou no Brasil um evento desta natureza, reunindo professores de guitarra de um número representativo de diferentes instituições públicas de ensino superior. Informou que o evento contou também com a participação de professores da Escola de Música de Brasília, observando que a cidade é referência no cenário nacional da guitarra elétrica. Comunicou que o evento foi viabilizado através do Edital Interno de Alocação de Recursos 2018 do MUS, tendo sido realizado como ação vinculada ao Projeto de Extensão "Música Popular UnB", no âmbito do Laboratório de Guitarra e Música Popular, entre os dias 22 e 24 de outubro. Informou que houve 65 inscrições, sendo que 47 pessoas compareceram ao evento, das quais 30 obtiveram a frequência mínima de 75%, necessária à emissão de certificado pelo Decanato de Extensão. Comunicou que o evento contou 10 comunicações sobre questões de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao contexto do Ensino Superior no país, e também com ensaio aberto, mesa-redonda e concerto de encerramento. Falou ainda da importância da participação dos dois monitores do evento, alunos de guitarra da Graduação em Música e participantes do PEAC Música Popular UnB, João Paulo Nery e Lucas Marques, que foram responsáveis pelo apoio logístico, documentação, postagens na internet e controle de frequência dos participantes. ​Item 5) – Proposição de Projeto de Extensão: Série Escutas - André Ribeiro sobre a música de Salvatore Sciarrino (Relatora Profa. Tatiana Catanzaro - SEI 23106.125313/2018-24). A Profa. Tatiana Catanzaro falou sobre o projeto , esclareceu tratar-se de uma série de palestras sobre criação composicional atual sob o ponto de vista dos próprios compositores. Falou que esse projeto recebe o nome de "Composição Musical, Século XXI, Brasil" e  tem por objetivo promover aproximação acadêmica com o pensamento mais recente de técnicas e estéticas da composição dita atual ou contemporânea - século XXI, que é muito reduzida por conta da grade curricular. Falou da dificuldade de acesso a esse tipo de trabalho, e de falta de material escrito a respeito dos compositores desse período. Informou que através desse projeto tem por interesse estabelecer estratégias para possibilitar o acesso das diferentes formas de abordar a composição musical de autores atuais da música de invenção aos alunos e à comunidade não acadêmica. O Prof. Alexandre comentou que esse projeto poderia se tornar um projeto de ação contínua e que projetos menores poderiam estar vinculados ao projeto 'guarda-chuva' e que isso poderia facilitar o trâmite burocrático no futuro. Colocado em votação, Aprovado por unanimidade (25 votos favoráveis). ​Item 6)Projeto InoMusE e 1º Simpósio de Práticas Musicais em Contextos Educacionais (Relator: Prof. Paulo Marins): O item será analisado na próxima reunião de Colegiado. ​Item 7) - Informes. a) O Prof. Ricardo Dourado, informou que até o dia 23/11/2018 o PPG estaria recebendo inscrições para credenciamento dos interessados em atuar no programa de pós-graduação de Música em Contexto/ MUS. b) A Profa. Flávia falou da Roda de Conversa sobre Saúde Mental na UnB, informou que mandou e-mail para obter mais detalhes e observou que há uma grande demanda por esse tipo de serviço. Falou que ao DSQVT não tinha condições de comparecer, mas que havia um link no e-mail de comunicação. Disse ainda que foi sugerido um treinamento a servidores para identificar e dar encaminhamento para o setor competente. O Prof. Alciomar falou que na semana passada aconteceu o Fórum de Metais, que contou com a presença de vários professores de outras universidades federais, estaduais e também da Escola de Música. Falou ainda que junto com os professores Maico, Carlos Eduardo  estão na coordenação do evento. Finalizou dizendo que foi algo muito positivo para o grupo de metais e também para os alunos do MUS. Nada mais havendo a tratar, às 18h, foi encerrada a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, Servidor do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música, Prof.  Renato de Vasconcellos.


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Documento assinado eletronicamente por Renato de Vasconcellos, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 08/04/2019, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 12/04/2019, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.051042/2018-63 SEI nº 3266707