Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA SEXAGÉSIMA QUINTA (365ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao terceiro dia do mês de março do ano de dois mil e vinte, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos professores: ADEILTON BAIRRAL, ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, DAVID BRETANHA JUNKER, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO e do servidor Antonio Martins Neto. Faltas justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Francine Kemmer Cernev, Gisele Pires de Oliveira Mota, Renato de Vasconcellos,  Simone Lacorte Recova, Uliana Dias Campos Ferlim. O prof. Vadim iniciou a reunião informando que o quórum mínimo já havia sido atingido. Disse que a pauta desta reunião era extensa, mas que ele gostaria de falar um pouco do que a nova chefia pretende fazer neste primeiro ano de gestão e também sobre o trabalho por ele realizado durante o doutorado. Iniciou a reunião apresentando a aluna intercambista Paula Pinzon, vinda da Universidad de Condinamarca – Colômbia, que permanecerá durante um semestre na UnB. O Prof. Vadim explicou que a aluna é pianista popular e também afinadora de pianos e acenou para a possibilidade de se realizar um curso de extensão em afinação de pianos aproveitando os seus conhecimentos. Com a palavra, a aluna Paula falou brevemente sobre sua formação como estudante de piano e como afinadora, sobre suas certificações e sobre seus objetivos na realização desse curso e também quanto às suas expectativas no intercâmbio. O prof. Vadim informou que o curso seria voltado para professores e alunos de piano, que essa ação seria benéfica ao departamento e finalizou agradecendo a presença da aluna. O prof. Alciomar aproveitou para acrescentar a explicação de que o intercâmbio ocorreu via Assessorias de Assuntos Internacionais da UnB (INT). Comentou que o MUS também estava recebendo outra aluna de intercâmbio, dessa vez uma estudante da Coreia do Sul. A profa. Maria Cristina aproveitou para informar que, no caso do MUS, o INT fez consulta para identificar quais disciplinas poderiam ser ofertadas para cada aluno antes da aceitação do intercâmbio. O prof. Vadim pediu licença ao colegiado para apresentar um resumo do trabalho feito por ele durante o doutorado. Disse que em sua tese realizou análise comparativa entre estudantes do primeiro ano de música da Universidade de Brasília e da Universidade da Flórida – EUA. O estudo foi uma análise comparativa causal onde levou em consideração as experiências musicais que os dois grupos de alunos tiveram durante o ensino médio, e sua influência no seu autoconceito musical que foi medido em dez parâmetros abrangendo questões técnicas, aspecto social, emocional, físico envolvido etc. Os dados para o trabalho foram colhidos por meio de questionário aplicado a estudantes das instituições citadas. A intenção era medir aspectos importantes como habilidade, reação corporal ao ritmo, expectativa de aprendizagem bem como crescimento pessoal, ambição, aspecto emocional e espiritual. A análise indicou que estudantes de música na Universidade da Flórida tiveram mais oportunidade de aprender música na escola regular durante o ensino médio, além de maior suporte da família e amigos. Porém, não houve uma diferença significativa na diferença entre a oportunidade de aprender música fora da escola e o esforço pessoal para aprender música. Ressaltou que no Brasil a maioria das experiências musicais ocorrem fora do ambiente escolar. Falou ainda que estudantes da Universidade da Flórida tiveram mais oportunidades de tocarem em grandes grupos, com membros de diferentes níveis, o que permitiu estabelecer correlação entre aprender música nas escolas e uma maior consciência de habilidade e ambição dos alunos. Concluiu dizendo que os dados foram levantados junto a um grupo específico de alunos (alunos do curso de música) contudo, se a pesquisa pudesse envolver alunos de outros cursos do Brasil e do mundo esse mapeamento seria mais efetivo indicando outras situação não contempladas nesse trabalho. Item 1 - Informes da Chefia do MUS (Prof. Vadim Arsky); O Prof. Vadim disse que sua gestão será voltada para o âmbito acadêmico em função da melhoria na formação dos alunos, muitos deles, futuros professores. Informou ter preparado uma lista de assuntos a tratar e iniciou falando sobre a redução do quadro de servidores do departamento, em função de aposentadorias, comentou também sobre a fusão entre secretaria e coordenação. Mencionou a reunião entre a chefia e os servidores dos dois setores e que o encaminhamento resolutivo foi pela união de todos em um espaço comum. Disse que o MUS teve 3 (três) aposentadorias recentes, e que a única reposição se deu na vaga do Técnico de Som Wladimir, aposentado em 2018. Comentou que antigamente as aposentadorias tinham reposições automáticas, mas que atualmente não havia cenário para novas contratações e que esse era um momento de adaptação. Comentou também que a servidora Uriane e o servidor Alex estavam em licença capacitação e só voltariam em abril. Informou que a servidora Marly Barros havia sido aprovada na Habilidade Específica para música e que já iniciaria o semestre como aluna especial e, eventualmente, se tornaria aluna regular. Esclareceu que a Marly atualmente lida com sistemas acadêmicos, mas que sua condição de aluna a impediria, por questões éticas, de ter acesso a tais sistemas. Além disso, informou que a servidora ocupa o cargo de Técnico em Instrumentos, mas que está em desvio de função há muitos anos trabalhando na coordenação em atividades administrativas. Prof. Vadim relatou a preocupação da universidade em impedir situações desse tipo. Após reunião entre o DGP e a Direção do IdA, a solução encontrada foi que se a servidora assumisse a função de Secretária do MUS, desse modo, as atividades exercidas pela servidora estariam dentro da legalidade. Acrescentou ainda que, com a junção das equipes, alocadas agora na secretaria (AT-12/5), a antiga Sala da Coordenação (AT-12/9) voltaria a ser uma ser a Sala de Professores. Mencionou também que tratou com a  profa. Delmary da troca da mesa da sala do PPG-MUS por mesas menores, recém adquiridas pelo MUS no final da gestão do prof. Renato. A professora levou a proposta aos membros do colegiado do PPG-MUS, sendo acordada a troca. O prof. Vadim informou que das 9 (nove) mesas que chegaram, 7 (sete) ficaram no PPG-MUS e 2 (duas) foram para a nova sala de professores junto com a mesa retirada do PPG-MUS. Comentou que Sala dos Professores conta atualmente com dois computadores disponíveis e que seria providenciado a instalação de uma Smart TV. Além disso anunciou que o departamento ganhou da Direção uma cafeteira industrial instalada nessa sala. Relembrou que o SAT foi alocado na ante-sala do Estúdio de Gravações (AT 60/3), juntando assim os servidores Ivo Ragazi e Roberto Guerra, em regime de flexibilização, permitindo assim atendimento dos dois espaços durante os três turnos. Com a saída do SAT para SG-4 houve as seguintes mudanças de espaço físico: a Sala de Saxofone foi transferida para a sala AT-18/5. A Sala de Contrabaixo para a Sala AT-64/8. A sala AT-47/5 deveria receber o Laboratório de Piano, contudo, a sala necessita de serviços para poder abrigar qualquer tipo de atividades. A mudança do Laboratório de Piano e, consequentemente a criação de mais uma sala coletiva, depende, portanto, de reformas na sala AT-47/8. Por último, falou que a Sala da Chefia (AT-10/6) estava funcionando como uma espécie de depósito temporário, mas que as coisas guardadas nesse espaço serão removidas, de modo a possibilitar o empréstimo da sala à profa. Tatiana para realizar as orientações com alunos de composição. Sobre seleções simplificadas, o chefe informou que o ano havia se iniciado com a notícia de que não se poderiam mais fazer contratações ou renovações de professores substitutos em função de determinação do governo, mas que a Reitoria se posicionou contra tal determinação e garantiu que as contratações ocorressem bem como as renovações. Falou que estava aberto o período de inscrições para seleção simplificada para a área Contrabaixo. Que, em virtude de seleções anteriormente sem candidatos inscritos, e também pelo fato de os alunos de contrabaixo já estarem sem aula há bastante tempo, essa seleção foi aberta em nível de graduação, com carga horária de 20 horas semanais. Prof. Vadim explicou que a redistribuição do prof. Maico, a princípio, não geraria vaga, mas que após reunião com o Diretor de Provimento e o Decano do DGP, ficou sabendo que a vaga permitiria sim a abertura de uma seleção, pois as troca das vagas se deram de tal modo que era como se o professor da UNIRIO tivesse se aposentado pela UnB (fato que permitiria abertura de seleção). Informou que o processo de abertura do edital já havia sido encaminhado e devia ser publicado em breve. Mencionou também que essa seleção seria realizada em nível de graduação, com caga horária de 20 horas semanais. Quanto à seleção de Educação Musical, o chefe explicou que as inscrições finalizaram com 2 (duas) candidatas inscritas e relembrou a necessidade de se criar uma banca examinadora para o processo. As indicações para a composição da banca foram: Membros: profa. Francine Cernev (presidente), profa. Maria Isabel Montandon e prof. Vadim Arsky, Suplente: profa. Delmary de Abreu. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. Prof. Vadim relatou sobre a reunião realizada no IdA e sobre a distribuição do recurso para 2020. Informou que o MUS teria direito ao total de R$ 140.384,44, desse valor, R$ 18.400 é recurso destinado ao Coro Sinfônico. Informou que a divisão do recurso obedeceu o cálculo feito com base em um conjunto de critérios para se chegar à Matriz Orçamentária de cada departamento, como, por exemplo, produção acadêmica, quantitativo de alunos ingressos e egressos etc. Comentou que outros departamentos tiveram melhores resultados e concluiu que o MUS não estava funcionando bem no coletivo. O chefe explanou sobre a necessidade de sistematização e uniformização de procedimentos, inclusive nos cursos ministrados. Comentou que durante o doutorado, ele desempenhou variadas funções na universidade, inclusive administrativa; que cada uma dessas funções era orientada por um programa disponibilizado, com antecedência, pela própria Universidade da Flórida; ressaltou a importância de as informações estarem disponíveis aos alunos com, pelo menos, um mês antes do início das aulas. Informou que a disciplina Teoria e Prática de Gravação (TPG 1), a ser ministrada por ele durante o semestre, foi montada tendo esse tipo de organização em mente. Comentou brevemente sobre a construção do programa e destacou alguns critérios importantes como procedimentos, objetivos, instrumento de avaliação e plataformas de aprendizagem etc. O prof. Vadim explicou ainda que o Moodle é uma plataforma muito interessante e que deveria ser mais utilizada pelos professores. Finalizou dizendo que compartilharia com os professores seu programa via e-mail, que achava muito importante o departamento agir de forma mais coordenada e esperava a contribuição de todos para aprimorar o trabalho desenvolvido no MUS. A profa. Maria Cristina falou que a profa. Flávia vem tocando nesse assunto algumas vezes, que a LDB determina que esse planejamento aconteça de fato e concluiu dizendo que na EAD esse programa é obrigatório, que não tem como fazer nada sem esse ponto de partida. Na oportunidade, a professora Flávia relembrou que a obrigatoriedade de os programas e critérios de avaliação das disciplinas estarem frequentemente atualizados e divulgados no site com pelo menos 1 mês de antecedência ao início das aulas está no Art. 47, § 1º da LDB. Item 2 – Informes de Coordenação do PPG-MUS (Profa. Delmary Abreu); A Profa. Delmary iniciou falando da delicada situação em que o PPG-MUS se encontra, disse que o programa será avaliado em breve. Se a nota da avaliação for inferior a 4 o Programa será fechado. Informou que a próxima avaliação, quadrienal, está prevista para ser realizada em janeiro de 2021. O relatório de 2019, informa, já aponta ações de reestruturação que orientarão a avaliação em conformidade com as mudanças sugeridas pela CAPES na avaliação de meio termo, realizada em 2018. Informou que na visita dos avaliadores da CAPES houve um incentivo para tais mudanças, apontando para a reflexão acerca da identidade do programa e sua importância para o Centro-Oeste. Atualmente, o PPGMUS-UnB é a única pós-graduação em Música do Centro-Oeste em funcionamento, o que aumenta mais ainda a importância do empenho em impedir um futuro fechamento. Corroborou com a fala do prof. Vadim de que os esforços individuais não estavam sendo efetivos, que a reestruturação era um trabalho coletivo. Falou sobre as mudanças ocorridas no PPG-MUS, como alteração de categoria de professores permanentes para colaboradores por conta da produção intelectual. Mencionou também o credenciamento do prof. Antenor que veio somar como docente permanente do programa. Informou que, com a mudança de três docentes para a categoria colaboradores, o número de professores cadastrados como docentes permanentes foi reduzido para 10 (dez) professores, número mínimo para abertura do curso de  doutorado. A Profa. Delmary explicou sobre a alteração nos critérios da CAPES, que passou a levar em consideração um quantitativo maior da produção discente e egressos dentre aquelas que o programa deverá destacar no final do quadriênio. Sendo assim, há um foco maior na relevância da produção do corpo discente assim como na dos alunos egressos. Disse que estava fazendo um levantamento da produção dos egressos e aproveitou para parabenizar a Prof. Maria Cristina que fez um excelente trabalho no relatório de 2013, no que concerne ao levantamento da produção dos egressos do PPGMUS-UnB, o que contribuiu muito para o mapeamento da produção de egressos do relatório atual. A profa. Delmary continuou falando que o trabalho vem sendo desenvolvido com a importante colaboração do vice-coordenador, Prof. Flávio, que, junto com a comissão do PPGMUS, auxiliou na criação do novo regulamento, resolução de credenciamento e um novo processo de trabalho que foi a implementação de fóruns semanais com docentes do programa. Informou que os professores cujo credenciamento venceu ou novos que queiram integrar o PPG-MUS podem encontrar as informações necessárias para o credenciamento e recredenciamento no novo site do programa ppgmusica@unb.br . Lembrou que há uma discussão para renovação de todos os credenciamentos para o próximo quadriênio, mas que doravante os novos credenciamentos vão acontecer com base na nova resolução de credenciamentos, recredenciamentos e descredenciamentos. Isso favorecerá o programa a ter um corpo docente permanente de acordo com os parâmetros definidos dentro do processo de reestruturação. Informou que tem mantido conversas com avaliadores da área de Artes,  da CAPES e a coordenação do PPG-MUS da UFRGS sobre a necessidade do programa explicitar melhor a sua identidade, missão e objetivos, para a criação uma identidade bem definida. Em se tratando da identidade do Programa, informou sobre os estudos feitos nos fóruns de docentes, que levaram à mudança do nome do programa, agora denominado Programa de Pós-graduação em Música. A área de concentração passou a ser Criação e Formação, com duas linhas de pesquisa: Linha A - Processos de Criação em Música. Linha B - Processos de Formação em Música. A nova linha A permitirá o maior diálogo entre os projetos de pesquisa dos docentes nas áreas de Musicologia, Análise e Teoria. A nova linha B permitirá uma maior aproximação entre os campos da Educação e da Performance. Concluiu dizendo que esse processo de reestruturação está em consonância o PDI da Universidade de Brasília. O prof. David pediu a palavra para comentar que esse trabalho realizado pela profa. Delmary foi muito desafiador, que ela investiu bastante tempo, incluindo feriados, finais de semana e até as férias dela, de modo que o reconhecimento merece ficar registrado em ata. Pediu um voto de louvor pela dedicação da profa. Delmary. O Prof. David esclareceu que em setembro de 2019 houve reunião com os professores do programa e a Diretora do IdA, oportunidade na qual foi colocada uma série de questões que deveriam ser observadas para se reverter a situação atual do programa. Informou que a partir daí foram realizadas semanalmente reuniões em que tais questões foram discutidas e trabalhadas. O prof. Mário Brasil complementou dizendo que o Departamento de Música necessita do tipo de ação que a profa. Delmary tem feito com relação ao PPG-MUS, que é colocar o coletivo como prioridade.  Item 3 – Informes da Coordenação de Graduação MUS (Prof. Alciomar dos Santos); O prof. Alciomar lembrou a todos que esta era uma semana de ajustes na matrícula e pediu que os professores ficassem disponíveis para atendimento aos alunos. Falou ainda que as matrículas que dependiam da anuência do professor seriam realizadas com base na autorização de matrícula devidamente assinada pelo professor. Explicou sobre os pedidos de reintegração que tiveram ad referendum em virtude de não ter havido colegiado no período das férias. O primeiro caso foi da discente Eliza Cristina Célis Corrêa (SEI 23106.003938/2020-51), que alegou razões de natureza pessoal como ocasionadoras do seu jubilamento, sendo esse o seu primeiro desligamento. A discente Maria Luisa da Silva Colusso (23106.138068/2018-15) argumentou que por algum motivo cursou um número maior de disciplinas do que exigido pelo curso, mas faltaram suas disciplinas obrigatórias. O último caso foi o do discente Matheus Reis Vidal Donato (SEI 23106.008765/2020-67), aluno cujo desconhecimento do funcionamento do curso e a inação na busca de orientação à época causaram seu desligamento. Falou ainda sobre os pedidos de mobilidade acadêmica internacional. O primeiro foi o da aluna Paula Andrea Pinzon Maldonado ( SEI 23106.139229/2019-79) que se apresentou no início da reunião; O segundo caso foi o da discente Chaeyoung Jean, vinda da Coreia do Sul, que pretende cursar disciplinas relacionadas ao canto. Prof. Alciomar informou também que o departamento vai contar com mais um aluno PNE, que tem limitação visual, atualizando que o departamento agora tem 2 (dois) alunos e, como eles tem prioridade na matrícula, pediu aos professores que eventualmente fossem procurados por um dos dois, que informasse à coordenação para que fosse disponibilizado o material necessários para as aulas. Questionada sobre como seria para o aluno assistir uma aula coletiva, a profa. Maria Cristina esclareceu que esses alunos teriam direito a um monitor. Explicou também que geralmente os monitores já cursaram o disciplina, mas nesse caso a monitoria poderia ser feita por um aluno que estivesse cursando também. O Prof. Alciomar relembrou também sobre a importância de se fazer um programa de disciplina que deve ser entregue no primeiro dia de aula. Comentou sobre a reunião de atividades complementares, que dão ao aluno a possibilidade de integralizar até 14 créditos a partir de outras atividades como: apresentações, participação em eventos etc. Possibilitou ciência aos professores sobre o prazo de que os pedidos devem ser formalizadas antes do último semestre de permanência do aluno no curso para que dê tempo desses créditos serem contabilizados. Falou ainda sobre alunos em risco de desligamento e lembrou a figura do professor orientador. Acrescentou que geralmente os alunos tem mais acesso aos professores com quem tem aulas, que no caso do bacharelado o professor da habilitação escolhida geralmente é o orientador, e, por isso, podem ajudar a coordenação orientando os alunos para evitar futuros desligamentos. O assunto deverá voltar em reuniões futuras. Prof. Alciomar aproveitou também para informar que no dia 04/03/2020 a Coordenação terá uma reunião com os alunos nos 3 (três) turnos para explicação sobre o funcionamento do curso, procedimentos de matrícula, riscos de desligamento etc. Informou que muitos alunos, mesmo depois de algum tempo no curso, alegam desconhecimento sobre os procedimentos de como administrar suas vidas acadêmicas. Por fim, para falar da avaliação que o Bacharelado em Música está passando para ser recredenciado, Prof. Alciomar afirmou que essa avaliação acontece em 3 (três) etapas. A primeira com a inserção das informações relativas ao curso no e-MEC. Aproveitou para falar que o relatório feita pela profa. Maria Cristina durante a avaliação da Licenciatura em Música foi crucial para dar um direcionamento. A segunda etapa foi a verificação dessas informações pelos técnicos do MEC. A última parte é uma visita in loco para conhecer a estrutura, ter acesso aos documentos do curso e até conversar com alunos, professores e servidores, contudo, essa visita ocorreria em uma data futura. Concluiu explicando o modo de construção das respostas embasadas no histórico de fundação do curso, no trabalho desenvolvido e no NDE do Bacharelado em Música. Com a palavra, o prof. Alexei relatou o pedido de reintegração do discente Eduardo Lucchesi Scano (SEI 23106.017893/2020-00), que enfrentou problemas de saúde, com anexação de laudo médico no processo, indicando melhora e que o aluno tem interesse em concluir o curso, portanto, o parecer dado foi favorável para a reintegração. A profa. Maria Cristina apresentou o pedido de reintegração da discente Raiane Santana da Silva (SEI 23106.007575/2020-22), que foi desligada por não conseguir completar o número de créditos no semestre, por problemas de natureza pessoal. Esclareceu que a aluna tem condições de concluir o curso, pois está faltando apenas a realização do TCC. O prof. Vadim informou que os processos de reintegração foram encaminhados com aprovação por ad referendum da chefia, uma vez que não houve reunião de colegiado durante o período das férias e os processos precisavam correr antes do início das aulas para não haver prejuízo aos alunos. Colocado em votação, aprovado por unanimidadeO prof. Paulo explanou a criação para a EAD das seguintes disciplinas: Práticas Musicais Coletivas 1, Fundamentos da Arte Musical e Práticas de Canto 1. Prof. Paulo informou que para a criação dessas disciplinas obteve o ad referendum da chefia e precisa que sejam homologadas. Comentou ainda que os professores que atuarão na EAD esse semestre foram selecionados via edital. Comentou que do quadro de professores do MUS, apenas ele e as professoras Maria Cristina, Flávia, Francine e Delmary participaram da seleção e ainda as professoras em licença Denise Scarambone e Simone Lacorte foram os inscritos. Mencionou ainda que as aulas da EAD começarão a partir do dia 23/03/20 devido a um curso introdutório aos novos alunos e professores. A profa. Maria Cristina acrescentou que essas disciplinas também tinham sido aprovadas no PPC da Licenciatura. Colocado em votação, aprovado por unanimidade a homologação ad referendumA profa. Flávia informou que também precisava homologar junto ao Colegiado sua participação no Edital CAPES PIBID n. 02/2020, como coordenadora de área. Explanou que o edital foi circulado via e-mail para os professores do departamento, que ela foi a única a apresentar projeto; que sua participação foi aprovada pelo IdA, por meio de ato que a nomeava para elaborar o projeto. Colocado em votação, aprovado por unanimidadeItem 4 – Aula Inaugural do Departamento de Música (Prof. Vadim Arsky); o item será trata em uma próxima reunião. Item 5 – Composição das Comissões do MUS (Prof. Vadim Arsky); o item será tratado em uma próxima reunião. Item 6 – Composição da Comissão Elaboradora do Edital de Concurso Público para a área de Trompete; o item será tratado em uma próxima reunião. Item 7 – Informes gerais. A profa. Maria Cristina pediu a palavra novamente para avisar que está saindo da Coordenação de Licenciatura em Música Diurna e que será substituída pela profa. Francine. O prof. Vadim aproveitou para agradecer e elogiar o excelente trabalho realizado. O chefe pediu que ficasse registrado em ata o volto de louvor por toda a dedicação e profissionalismo no trabalho desempenhado pela profa. Maria Cristina. Falou também que os professores Alexei, Paulo e Alciomar continuariam ocupando as mesma funções na coordenação. O prof. Vadim mencionou também sobre o problema dos vigias nos prédios do MUS, explicou que os encaminhamentos seriam dados pelo IdA, relatou que a direção tem ciência dos problemas que o MUS e outros departamentos vem enfrentando com essa situação, em especial, com relação aos cursos noturnos, e que a profa. Fátima está marcando uma reunião direta com a Reitora em busca de solucão. O prof. Alexei perguntou se até o início das aulas a situação dos vigias noturnos estaria normalizada. A profa. Maria Cristina também falou dos problemas com a iluminação pública. O prof. Vadim informou que esse problema também está sendo discutido pela Direção do IdA e sobre os serviços que estavam sendo realizados pela Prefeitura do Campus. Nada mais tendo a relatarem, às 18:00, foi encerrada a reunião, da qual eu, Antonio Martins Neto, servidor do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim da Costa Arsky Filho. 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Martins da Silva Neto, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 23/06/2020, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 21/07/2020, às 11:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.042532/2020-93 SEI nº 5285528