Timbre
 

ATA DA TRICENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA OITAVA (358ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo dia do mês de setembro do ano de dois mil e dezenove, às dezesseis horas, na sala Samambaia, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, FRANCINE KEMMER CERNEV, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, MAICO VIEGAS LOPES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MÁRIO LIMA BRASIL, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS , TATIANA OLIVIERI CATANZARO e da servidora Angela Maria Rogerio Fontes . Faltas justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Antenor Ferreira Correa, David Bretanha Junker, Ebnezer Maurilio Nogueira da Silva , Maria Isabel Montandon, Pedro Henrique Carvalho Bielschowsky, Renato de Vasconcellos, Ricardo José Dourado Freire, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. A vice-chefe do MUS, Profa. Flávia Narita iniciou a reunião  solicitando a aprovação do Colegiado para inversão de pauta , a pedido do Prof. Paulo Marins, sobre os informes do vestibular UAB e o ponto de nº 6 do qual é o relator. Solicitou ainda inclusão dos informes sobre a Semana Universitária. Aprovada. Ponto 6 -  Proposta de extensão (Relator Prof. Paulo Marins) – SEI nº 23106.112884/2019-80; Prof. Paulo Marins falou que o curso será para formação de tutores e específico para a área de Música, complementou dizendo que o curso é para formação de docentes que utilizarão a plataforma Moodle. Profa. Flávia questionou sobre a carga horária do curso e Prof. Vadim solicitou esclarecimentos sobre a formação desses tutores. Prof. Paulo informou  também do projeto da Profa. Francine, que está inserido no mesmo projeto de extensão. Aprovado. Ponto 2 – Assuntos de Coordenação; a ) Vestibular UAB/UNB – 2019 (relator Prof. Paulo Marins). Prof. Paulo Marins deu alguns informes sobre as inscrições para o vestibular da EAD. Disse que o prazo termina da data de hoje. Falou sobre o quantitativo de inscrições. Disse que a prova escrita será gerenciada pelo CEBRASPE em parceria com o CEAD.  Ponto 1)  Aprovação da Ata: 356ª de 09/07/2019; Profa. Irene solicitou a reconsideração do Colegiado para justificar  suas ausências tanto na Ata de nº 354 quanto na Ata de nº 356.   Aprovada a Ata 356 com a alteração para ausência justificada para a Profa. Irene Bentley. Na oportunidade o servidor Antônio deu alguns informes sobre a Semana Universitária . Falou como ficará  a utilização dos espaços no Departamento de Música nesse período. Profa. Flávia informou que seus alunos irão participar das atividades da Semana Universitária. Alguns professores ficaram em dúvida quanto a ministrar aulas nessa semana. Prof. Mário comentou que a Semana Universitária é uma oportunidade para que a comunidade fique inserida nas atividades da Universidade. Prof. Hugo sugeriu um planejamento para a Semana Universitária do ano que vem. Profa. Flávia leu um comunicado do DEX com orientações das atividades e sobre a suspensão das aulas nesse período. Prof. Vadim disse concordar com a sugestão do Prof. Hugo, para que seja feito um planejamento das atividades para o próximo ano. Prof. Maico comentou que a Semana Universitária faz parte do Calendário oficial do CEPE. Prof. Edson comentou que a maioria dos alunos não participam das atividades. O servidor Antônio solicitou uma posição dos professores para fazer um planejamento de ocupação das salas nesses dias. Disse que estará agendando as atividades que acontecerão nos Prédios do MUS.  Após discussão o Colegiado decidiu acatar o calendário já aprovado pelo CEPE. Ponto 2 – Assuntos de Coordenação;  b )Aprovação das disciplinas Instrumento Canto Principal – 1, 2, 3 e 4 e Instrumento Principal Trompete 1, 2, 3 e 4 – SEI nº 23106.085431/2019-73 (Relatora: Profa. Maria Cristina);Profa Maria Cristina explicou que as disciplinas Instrumento Principal Canto 1 e Instrumento Principal Trompete 1 tiveram o número de créditos alterados de zero para dois créditos. Isso foi necessário porque  as disciplinas estavam com zero crédito e não podiam ser ofertadas na Lista de Oferta de 2019/2. A alteração foi aprovada ad referendum, a SAA fez a alteração e para finalização devemos encaminhar a Ata com a homologação no Colegiado. Nessa mesma situação estão os outros níveis das disciplinas citadas e a profa Maria Cristina propôs também a alteração de créditos para oferta subseqüente. O Colegiado solicitou esclarecimentos e discutiu a situação. O prof Carlos Eduardo comentou que  as disciplinas Instrumento Principal têm nome distinto das disciplinas de instrumento do curso de Bacharelado porque os objetivos são diferentes e os estudantes devem ter atendimento de acordo com o seu desenvolvimento no instrumento: não há equivalência entre as disciplinas dos dois cursos.  A profª Maria Cristina esclareceu que as disciplinas Instrumento Principal atendem à especificidade do curso de Licenciatura e são Obrigatórias Seletivas nesse curso. As disciplinas de instrumentos do curso de Bacharelado, atualmente, também compõem Cadeia de Seletividade do curso de Licenciatura e também  podem ser cursadas como disciplinas optativas pelos alunos que atenderem aos pré-requisitos necessários e exigidos na HE para o curso de bacharelado. Aprovado. c ) Aprovação da criação das disciplinas de Instrumento Principal Flauta Doce 1, 2,3 e 4 – SEI nº 23106.113295/2019-19 (Relatora: Profa. Maria Cristina);  Profa. Maria Cristina fez um breve relato do processo e passou a aprovação do Colegiado. Aprovado. d ) Alteração dos nomes das disciplinas: Prática de Ensino e aprendizagem da Música 1, 2 e 3 – SEI nº 23106.113312/2019-18 (Relatora: Maria Cristina); Profa. Maria Cristina informou que acrescentou a palavra "Arte", para que facilite aos alunos a atender as exigências quando da participação de concursos públicos. Aprovado. e ) Outorga Antecipada do aluno Fernando Rosa Almeida SEI nº 23106.112979/2019-01; Profa. Maria Cristina informou sobre o pedido do aluno e sobre as disciplinas que ainda terá que cumprir. Disse que entrou em contato com a Profa. Maria Isabel, orientadora do aluno. Foi instituída uma comissão para analisar o pedido do aluno. A comissão será composta pelas professoras; Maria Crinstina, Maria Isabel e Delmary de Vasconcelos. Aprovada. f ) Residência Pedagógica – equivalência com disciplinas (Relatora: Profa. Maria Cristina); Profa. Maria Cristina solicitou a retirada do assunto de pautaInclusão de Pauta solicitada pela Profa. Maria Cristina - A professora comunicou sobre o processo de alteração de opção. Falou que sugeriu o quantitativo de 50% das vagas para a Dupla Habilitação e 50% para Mudança de curso. Prof. Alciomar comentou que talvez esse quantitativo não atenderia a outras formas de entrada. Prof. Carlos Eduardo sugeriu que seja dividido entre 40% , 40% e 20% para atender a demandas de outras atividades. Profa. Maria Cristina falou que seria possível deixar vagas ilimitadas dentro da demanda das vagas remanescentes. Aprovado. Ponto 3 -  HE – modificações para o Edital 2019-2 (relatora Profa. Maria Cristina); Profa. Maria Cristina solicitou a todos que encaminhem com antecedência as alterações que deverão constar para o próximo Edital da prova de Habilidade Específica. Ponto 4  -  Afastamento da Profa. Beatriz Magalhães Castro (Relatora Profa. Delmary Vasconcelos) – SEI nº 23106.106157/2019-83; Profa. Delmary procedeu a leitura do parecer que foi favorável ao pedido de afastamento da Profa. Beatriz Castro. Aprovado. Ponto 5 -  Renovação de PEAC "Pedagogia e Performance dos Metais: produção, documentação e difusão" (Relator Prof. Maico Lopes) - SEI/UnB 23106.104603/2019-15; Prof. Maico falou sobre a renovação do Projeto. Disse que serão realizadas algumas oficinas ,workshop  e será integrada com as disciplinas do MUS. Informou ainda que vários professores de outras instituições estarão envolvidos. O professor fez o relato das atividades que aconteceram no período de duração do Projeto.  Aprovado.Ponto 7 -  Proposta de extensão “ PAS/ENEM em foco: ouvir e compreender música” (Relatora Profa. Maria Cristina) - SEI nº 23106.113288/2019-17; Profa. Maria Cristina relatou o projeto , disse que está voltado para trabalhar com os estagiários. Preparar os alunos do CESAS para participar do ENEM. Aprovado. Ponto 8 -  Orientações sobre a utilização do material do Estúdio de Gravações (Relator: Prof. Hugo Leonardo); Prof. Hugo informou a todos sobre as atividades do Estúdio de Gravação. Disse que fez um levantamento de todos os equipamentos existentes no Estúdio e sobre a situação de cada um. Falou sobre as normas para a utilização do Estúdio e da necessidade para aquisição de equipamentos. Comentou sobre uma mesa de som que está sub utilizada. Sugeriu que a mesma seja disponibilizada para um outro setor e trocada por outro equipamento. Prof. Vadim deu alguns esclarecimentos sobre o equipamento. Prof. Edson sugeriu que a mesa fosse doada para ser usada no Anfi 9. Ponto 9 -  Relatório da atividade da orquestra de cordas do Departamento de Música da UnB e Orquestras da Escola de Música de Brasília (Relator: Prof. João Paulo); Prof. João Paulo informou a todos sobre a sua experiência com o trabalho da Orquestra. Falou sobre as atividades desenvolvidas. Disse que aconteceram 4 concertos em parceria com a Escola de Música de Brasília. Falou que teve um envolvimento de 86 pessoas. Falou que com esse projeto verificou que é possível a criação da orquestra. Informou sobre a programação e convidou a todos os professores que estiverem interessados em participar. Comentou sobre alguns problemas estruturais. Na oportunidade o Prof. Edson parabenizou o Prof. João Paulo sobre a iniciativa. Falou sobre a atuação da Comissão da Orquestra e dos problemas que ocorreram ao longo do ano. Comentou que o trabalho do Professor João Paulo foi feito a parte da comissão. Prof. João esclareceu que houve um esforço individual e contou com o apoio da EMB, porém nada foi institucionalizado.  Prof. Edson disse que a comissão deveria atuar junto com a chefia e falou da importância desse projeto para o Departamento. Profa. Flávia parabenizou o trabalho do Prof. João Paulo e irá registrar sobre a necessidade da participação da comissão nesse projeto. 10 – Informes: a ) Mostra de cursos (Relatora Profa. Maria Cristina Carvalho); Profa. Maria Cristina informou a todos sobre a participação do Departamento na mostra de cursos. Disse que será no pavilhão João Calmon. Falou que  vai abrir inscrição para participação dos alunos. Ressaltou a importância de acontecer a Mostra de curso. b) Polo de interação das Licenciaturas: ações e apoio ao projeto coral no CEMEB (Relatora: Profa. Flávia); Informe será discutido na próxima reunião. c) Programa e avaliação das disciplinas 2019/2 para atualização no site (Relatora: Profa. Flávia). O assunto será tratado na próxima reunião de Colegiado. Nada mais havendo a tratar, às dezoito horas e dez minutos, a Profa. Flávia Motoyama Narita deu por encerrada a reunião, da qual eu, Angela Maria Rogerio Fontes,  lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pela Vice Chefe do Departamento de Música - Profa. Flávia Motoyama Narita.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Maria Rogerio de Miranda Pontes, Chefe da Secretaria Administrativa do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 30/10/2019, às 10:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Flavia Motoyama Narita, Vice-Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 02/12/2019, às 23:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.029624/2019-44 SEI nº 4382360