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ATA DA TRICENTÉSIMA SEXAGÉSIMA OITAVA (368ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo sexto dia do mês de junho do ano de dois mil e vinte, às dezesseis horas, na sala de reunião do Meet Google, por videoconferência, com a presença dos Professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, ANTENOR FERREIRA CORREA, BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO, DAVID BRETANHA JUNKER, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EDSON DIAS CARVALHO, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FRANCINE KEMMER CERNEV, HUGO LEONARDO RIBEIRO, IRENE BENTLEY DE CARVALHO E KESSEL, JOÃO PAULO MACHADO, KÉSIA DECOTÉ RODRIGUES, LUIZA AQUINO SALLES, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIA DÉBORA ORTIZ RODRIGUES, MARIA ISABEL MONTANDON, MARIA LUÍZA MESTRINHO SYLVESTRE, MÁRIO LIMA BRASIL, NÁDIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RENATO DE VASCONCELLOS, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, VADIM DA COSTA ARSKY FILHO, e dos servidores ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO e URIANE ALMEIDA OLIVEIRA. Faltas justificadas dos professores: Alessandro Borges Cordeiro, Alexandre Araújo Antunes, Bruno Rosas Mangueira, Gisele Pires de Oliveira Mota, Simone Lacorte Recova e Uliana Dias Campos Ferlim. O chefe do MUS, Prof. Vadim iniciou a reunião às 16:09, quando houve o quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. Com a palavra, Prof. Vadim iniciou a reunião cumprimentando todos e tão logo passou aos itens de pauta, comunicando ser o primeiro bastante extenso. Item 1 - Aprovação da oferta de disciplinas do MUS na situação de pandemia; Prof. Vadim agradeceu a colaboração e a participação dos professores que enviaram as ementas das disciplinas no prazo solicitado e pediu para que os que ainda não as haviam enviado, que o fizessem o quanto antes, pois mesmo não tendo uma data específica no documento emitido pela Reitoria, o IdA necessitava encaminhar esse levantamento no dia seguinte. Prof. Vadim ressaltou que as informações eram muito importantes, principalmente em relação à possibilidade das disciplinas que poderiam ser realizadas integralmente na modalidade remota, parcialmente (uma parte remota e outra presencial, por exemplo: 5 semanas remotas e 11 semanas presenciais), disciplinas a serem canceladas nesse semestre, disciplinas da área de performance (e a possibilidade de haver uma maior concentração, nesse semestre, na área técnica e semestre que vem na parte subjetiva de palco). Explicou que em reunião com o IdA e os coordenadores decidiram dividir as disciplinas em grupos, passou algumas orientações debatidas e acrescentou que a lista deveria ser aprovada ainda hoje, cabendo a cada área analisar as suas disciplinas em bloco. Prof. Vadim nomeou as áreas e os professores responsáveis pelo compilação dos dados de cada grupo. Em relação ao estágio supervisionado relatou não poderem ainda ser realizados por decisões superiores, visto não haver permissão devido a todo o contexto pandêmico do momento. Depois de listar todas as condições necessárias para viabilizar os estudos, Prof. Vadim explicou sobre as demandas necessárias para que aconteçam as disciplinas, por exemplo, piano suplementar. Se o aluno poderá ir ao departamento usar o piano e a equipe de limpeza desinfetar após o uso de cada aluno. Prof. Carlos Eduardo questionou a exposição e risco do aluno no trajeto de casa à UnB. Prof. Antenor disse não ter recebido o arquivo de ementa e análise das disciplinas. Profa. Maria Isabel comentou que não realizar o Estágio seria algo desfavorável, visto ter a possibilidade de realizá-lo remotamente já que a rede pública voltará também com restrições. Exemplificou a possibilidade de os alunos de estágio atuarem com os professores da rede pública na função de tutores, auxiliando aqueles na modalidade EaD. Prof. Vadim comentou ser bastante válido tal análise e sugeriu colocar como um adendo às ementas essas questões. Prof. Pedro também comentou sobre estágio em performance, exemplificou com a aluna dele, sugeriu um estudo à distância e questionou se seria possível. Prof. Vadim explicou sobre a situação de algumas matrículas que não foram efetivadas devido à interrupção do calendário, e que o professor poderia sugerir a aluna fazer outra disciplina. Prof. Daniel questionou sobre os alunos especiais, pois ele está com dois. E manifestou o desejo de que a chefia levasse o caso deles às instâncias superiores, uma vez que são alunos que montaram toda uma logística de deslocamento para cursarem especificamente essas disciplinas. Prof. Alciomar e Prof. Alexei falaram sobre a suspensão dos alunos especiais como recomendação superior para diminuírem o fluxo de pessoas no contexto atual. Prof. Vadim orientou o Prof. Daniel a fazer um requerimento explicando as especificidades dos casos, encaminhar ao SAA e aguardar a resposta das instâncias superiores. Prof. Daniel perguntou sobre a prova de Habilidades Específicas - HE; e o Prof. Alciomar explicou que, por enquanto, está tudo suspenso. Quanto à pergunta se os representantes dos discentes estavam recebendo as convocações para as reuniões, Prof. Vadim afirmou que as convocações seguem o rito normal. Prof. Daniel acredita não ter tido novas eleições para o CAMUS e não sabe se os antigos teriam interesse em continuar na liderança durante a excepcionalidade da situação pandêmica, mas se dispôs a falar com a aluna Maria Luisa. Prof. Renato perguntou sobre os recitais, como ficariam nesse momento de exceção. Se há um consenso de que a interação com o público/presença de palco é essencial. Prof. Vadim sugeriu aprovação das disciplinas em bloco. Profa. Francine indicou a possibilidade dos recitais em lives, não sendo possível produção gravada, mas ao vivo, com horário marcado, data prévia e interação com o público. Informou que esse tema foi debatido no âmbito da licenciatura, especialmente nesse momento de novas descobertas de apresentações. Prof. Edson comentou que essas apresentações seriam apenas individuais. Acrescentou que ele desconhece uma tecnologia de live simultâneas para quando os músicos não estão juntos no mesmo espaço e isso seria um complicador, pois a performance se dá também pela interação dos músicos no palco. Prof. Pedro concordou com a colocação do prof. Edson e afirmou que o recital é crucial para a vida acadêmica do aluno (preparação para concursos, orquestras, aulas etc), uma vez que trabalha questões de ansiedade, organização, preparo psicológico etc. Prof. Pedro manifestou o desejo de ter a autonomia para decidir tal assunto quanto a área dele. Prof. Alciomar corroborou que nem todos os instrumentos podem ser colocados em uma sala sem apresentar perigo de contágio. Profa. Maria Isabel chamou à reflexão quanto aos alunos que precisam se formar, explicou que as colocações são para a situação ideal e não é a nossa situação atual. Apontou que pode ser que a aula presencial só retorne em 2021 e questionou como ficarão esses alunos até lá. Prof. David comentou que compreende a preocupação da professora, contudo, sobre o recital na área de Regência afirmou ser inviável porque precisaria da presença das pessoas. Prof. Edson explanou que nenhuma situação é ideal, levantou a questão não só de modos diferentes de se fazer música, mas do fato de descaracterizar alguns procedimentos. Comentou que a situação é delicada para todo mundo. Prof. Vadim relatou a leitura de artigos de profissionais da área de saúde com conhecimento em música sobre o grau rápido de contaminação dos espaços. Prof. Vadim ressaltou a importância das discussões, mas também da necessidade de se aprovarem em bloco as disciplinas e nesse primeiro período sugeriu que a questão da disciplina Estágio fosse deixada para cada professor decidir se ofertaria ou não, mas futuramente precisaria haver uma uniformidade entre os grupos. Prof. João Paulo deu suas contribuições sobre o que acha do assunto e colocou como pensou os estágios na sua área. Prof. Vadim colocou em votação a proposta de os professores terem liberdade para definirem como ou se devem ofertar Estágio Supervisionado ou Recital de Formatura a partir da especificidade de suas áreas. Aprovado pela maioria, com 3 abstenções. Profa. Francine demonstrou na tela as disciplinas relacionadas à Licenciatura: totalmente onlines, parcialmente onlines ou que não seriam possíveis a realização na modalidade remota, todas em cores diferentes. Argumentou que a licenciatura gostaria de ofertar online a disciplina Estágio, se autorizado pelo MEC. Profa. Flávia disse ter enviado as ementas das disciplinas na madrugada do presente Colegiado e pediu desculpas pelo atraso, motivada pela grande quantidade de demandas, por fim, explicou sobre as disciplinas sob sua competência. Colocada em votação, a lista apresentada pela Educação Musical foi aprovada por unanimidade. Bloco de disciplinas teóricas: professores com as iniciais de A a J foram apresentados pelo Prof. Alexei (Parte 1) e professores com as iniciais de K a Z foram apresentadas pelo Prof. Bojin (Parte 2). Prof. Alexei fez uma explanação sobre a tabela. Disciplinas colocadas como possíveis ou parciais em âmbito remoto, com exceção de uma do prof. Adeilton (História da Música). Como o professor não estava presente à reunião não puderam sanar as dúvidas. Prof. Vadim disse que essa não manifestação em relação à possibilidade ou não em ser online é problemática porque todas precisam ser colocadas em votação hoje. Proposta: votação da planilha (Parte 1), com exceção da disciplina do Prof. Adeilton referente à História da Música, e da peculiaridade da disciplina do Prof. João Paulo quanto à diminuição do número de alunos da turma ou remanejamento para a turma da Profa. Maria Luíza Mestrinho (noturno). Colocada em votação, essa primeira parte foi aprovada pela maioria com 1 abstenção. Prof. Bojin apresentou a planilha da Parte 2, com a informação de que nenhum professor expôs desistência quanto a alguma disciplina. Profa. Tatiana afirmou que as matérias de Composição ela daria conta de ministrar. Especificou não conseguir ministrar TCM e Acústica Musical devido a atenção a ser dada ao filho lactante. Prof. Hugo perguntou quantos alunos estavam matriculados nas turmas ao que a professora explicou ser 9 (nove), prof. Hugo se colocou então à disposição para assumir as turmas da professora nesse período. Professores com alunos que necessitam de alguma atenção especial perguntaram como será o procedimento com eles(as), se contariam com o auxílio do PPNE - Coordenação de apoio às pessoas com deficiência, pergunta encaminhada ao administrativo da Coordenação de Graduação. Prof. Vadim pediu para cancelar a disciplina TPG 1. Colocada em votação, a Parte 2 foi aprovada por unanimidade. Prof. Alciomar falou sobre as disciplinas práticas-coletivas, projetou a planilha com todas as correspondentes e explicou que as coloridas em vermelho não seriam possíveis de serem ofertadas (Canto Coral, por exemplo). Profa. Irene argumentou sobre a impossibilidade de oferecer Ópera Estúdio 1 e 2 relembrando as características debatidas nas últimas reuniões. Colocada em votação, com os ajustes a serem realizados, o bloco de disciplinas práticas-coletivas foi aprovado por unanimidade. Prof. Vadim relatou sobre as disciplinas práticas-individuais. Foram realizadas algumas discussões, cada professor explicitando as peculiaridades relacionadas às disciplinas de suas competências, inclusão, retirada. Colocada em votação, com os ajustes, a lista foi aprovada. Prof. Vadim explicou que ainda no dia de hoje seriam feitos todos os ajustes debatidos para que o documento completo, com a versão final, fosse encaminhado ao Instituto de Artes - IdA no dia seguinte (amanhã). Profa. Késia questionou sobre as ferramentas a serem utilizadas nas aulas remotas. Ela não havia colocado direito no formulário e perguntou se teria problema. Prof. Vadim explicou o que seria encaminhado ao IdA. Prof. Daniel falou sobre os pedidos de inclusão de disciplinas. Prof. Vadim agradeceu de coração o esforço de todos nesta lista de oferta, de modo especial aos professores responsáveis de cada grupo pela compilação dos dados e apresentação no presente Colegiado. Pediu desculpas pelas interrupções, contudo, explicou que todas visavam otimizar os espaços e tempos de fala. Diante da hora avançada os demais itens de pauta ficaram para reuniões futuras. Item 2 - Situação do Coro Sinfônico; e Item 3 - Informes; repassados para os próximos colegiados. Prof. David pediu a palavra e se manifestou quanto à importância de se discutirem, o quanto antes, o Item 2 dessa pauta, uma vez que já era a terceira reunião sem uma definição que dizia respeito a ele e manifestou preocupação quanto ao avançar do tempo para sanar as pendências. Diante disso, prof. Vadim perguntou ao Colegiado e agendou reunião extraordinária para sexta-feira, dia 19/06/2020. Por fim, o chefe agradeceu novamente a todos e nada mais tendo a relatar, às 18:30, foi encerrada a reunião, da qual eu, Uriane Almeida Oliveira, servidora do Departamento de Música de Brasília, lavrei a presente Ata, que, depois de lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo chefe do Departamento de Música, prof. Vadim Arsky. 


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Documento assinado eletronicamente por Vadim da Costa Arsky Filho, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 21/07/2020, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Uriane Almeida Oliveira, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 10/08/2020, às 10:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.042532/2020-93 SEI nº 5360942