Timbre
 

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA DÉCIMA SÉTIMA (418ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao vigésimo oitavo dia do mês de março do ano de dois mil e vinte e três, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, CARLOS EDUARDO VIANNA DE MELLO, DANIEL JUNQUEIRA TARQUINO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, EBNEZER MAURÍLIO NOGUEIRA DA SILVA, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA,  FRANCINE KEMMER CERNEV, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, JÉSSICA DE ALMEIDA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIO LIMA BRASIL, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, SIMONE LACORTE RECOVA, THADEU DE JESUS E SILVA FILHO. Servidor: JORGE LUCAS COSTA SANTIAGO. Discente: LUCAS PINKE CAVALCANTE.  Ausências justificadas dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, RENATO DE VASCONCELOS, TATIANA OLIVIERI CATANZARO E VADIM DA COSTA ARSKY FILHO.  O Chefe do MUS, prof. Paulo Marins, iniciou a reunião às 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. 1 - Inclusão das pautas:  a) Reintegração dos seguintes alunos: Sarah Silva Goulart - 23106.029983/2023-88; Ennio Martins de Oliveira - 23106.025863/2023-10; Jade Heloisa Ferraz de Souza - 23106.028188/2023-72;  b) Inclusão da disciplina Estágio Supervisionado em Violino na Estrutura Curricular dos cursos de Música, Licenciatura Diurno e Noturno. SEI 23106.033374/2023-23; c) Inclusão na Cadeia 1 do curso de Música, Bacharelado, Diurno e Noturno, dos componentes:  MUS0026 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 1 ; MUS0028 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 2; MUS0031 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 3; MUS0034 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 4.  SEI 23106.025649/2023-55. A comissão aprovou a inclusão com 10 votos favoráveis, 1 contrário e 2 abstenções. 2 – Retirada de pauta das Atas 417 (14/02/23), 378 (2020), 395 (2021), 99 (2022). A professora Gisele Pires solicitou que a aprovação das atas ficasse para uma próxima reunião, a sugestão foi aprovada com 11 votos favoráveis, 2 contrários e 3 abstenções. 3 - Informes  a) Chefia do MUS;  O professor Paulo Marins informou sobre: a importância de checar os meios de comunicação institucionais (teams e e-mail); a orientação para fazer reservas de equipamento e espaço físico com no mínimo 48h de antecedência; a necessidade de informar a secretaria sobre bens quebrados para baixa; a proibição da abertura de eletrônicos para concerto por terceiros fora do meio institucional. b) Coordenação de Graduação (Bacharelado/ Licenciatura/ Licenciatura Noturna/ EAD); A professora Maria Cristina informou a licenciatura teve 18 alunos aprovados e o bacharelado teve 14 aprovados, em seguida informou sobre o início das matrículas de monitoria. c) CAMUS;  O aluno Lucas Pinke pediu aos professores que informem as datas dos recitais ao longo do semestre para facilitar a divulgação e informou que vários alunos ficaram com menções atrasadas e pediu mais atenção aos prazos nesse semestre. A professora Simone pediu que o CA avise sobre eventos com música alta com antecedência aos professores para não prejudicar as avaliações. d) PPG-MUS;  A professora Delmary relembrou sobre o edital de seleção aberto para brasileiros e estrangeiros até o dia 5 de maio. e) PROFARTES. A professora Maria Cristina informou que a nova turma irá utilizar sala da cênicas na primeira aula, mas que já foi solicitada a reserva da sala aquário para encontros posteriores. f) Extensão. O professor João Paulo perguntou se algum professor tem interesse em ser suplente e o Paulo Marins informou que em uma reunião futura algum professor seria selecionado para ocupar a posição. A professora Flávia Motoyama informou que não tem aparecido representantes da Extensão nas reuniões mensais do Conselho Curador do DEX para Conselho Curador da DDC/DEX. Informou ainda que a Diretoria de Difusão Cultural tem aumentado o número de projetos no Edital CUC, passando de 16 projetos, em 2022,  para 22 projetos em 2023. Agradece o prof. João Paulo, como membro do Conselho Curador da DDC, por ajudar na avaliação dos projetos CUC. A professora Jéssica de Almeida, atual suplente, informou que não foi avisada da ausência do titular nessas reuniões e por isso não compareceu, informou também que não seria possível participar das reuniões nesse semestre por conflito de horários. 4 - Apresentação do professor Thadeu de Jesus e Silva Filho. SEI: 23106.003482/2023-71 (relato: Prof. Paulo Marins). O professor disse que é uma satisfação estar no departamento, que é um prazer trabalhar com todos e que está disposto a ajudar no que for necessário. 5 – Inclusão do professor Thadeu de Jesus na presidência Comissão Artística e indicação para a presidência em substituição ao professor Pedro Bielschowsky. SEI: 23106.000272/2022-41 (relato: Pedro Bielschowsky). A pauta foi aprovada com 16 votos favoráveis e 1 contrário. O professor Pedro informou que outras mudanças na composição serão necessárias devido ao afastamento futuro dos professores Bojin e Nadia. O professor Paulo Marins informou que demais mudanças na composição seriam decididas em uma próxima reunião. 6 - Apresentação do novo site do Departamento, para substituição ao atual. SEI: 23106.020769/2023-66. (relato: Prof. Paulo Marins). O professor Paulo Marins passou os dados de acesso do novo site e solicitou que os professores encaminhem eventuais pedidos de mudança para o e-mail da secretaria. A professora Flávia Motoyama parabenizou o novo site, mas sugeriu que na parte das reuniões que não fossem postadas apenas as atas, mas também as convocações, como está no site atual. 7 - Renovação do afastamento da professora Maria Luiza Mestrinho Sylvestre. SEI: 23106.139186/2021-46. (relato: prof. Delmary Vasconcelos). Apresentou o parecer favorável feito pela Comissão de Afastamento. A pauta foi aprovada com 17 votos favoráveis, 1 contrário e 1 abstenção. 8 - Pedido de Reintegração seguintes alunos: Sarah Silva Goulart - 23106.029983/2023-88; Ennio Martins de Oliveira - 23106.025863/2023-10; Jade Heloisa Ferraz de Souza - 23106.028188/2023-72 Jorge Máximo - Bacharelado em Piano. SEI: 23106.033522/2023-18 (relato: prof. Gisele Pires e Maria Cristina). Explicaram a situação de cada aluno. A pauta foi aprovada com 19 votos favoráveis e 1 abstenção. 9 - Aprovação da ementa Estágio Supervisionado em Composição. SEI: 23106.078346/2022-54 (relato: prof. Gisele Pires). Após apresentação da ementa, a pauta foi aprovada com 12 votos favoráveis e 1 contrário. 10 - Visita in Loco MEC - Bacharelado Música Composição (curso 26040) e Bacharelado - Música (curso 26035). SEI: 23106.015851/2023-79 23106.028212/2023-73 23106.078346/2022-54 23106.025238/2023-60 (relato: prof. Gisele Pires). A profa. Gisele fez um breve resumo do histórico sobre quando assumiu a coordenação em Março de 2022 e que ficou a par que o  PPC do Bacharelado de 2019 ainda não havia passado pelo conselho do IDA e que havia a previsão da Avaliação in Loco do MEC já em Agosto ou Setembro de  2022. O NDE resolveu então em Maio que seria elaborado um PPC Piloto como referência para o curso já vigente. Também em 2022, visando a avaliação, foram atualizadas mais de 200 ementas, os Planos de Curso no SIGAA e  enviada uma lista de atualização de mais 900 referências bibliográficas para o SAA e para a BCE, tendo essa última,  elaborado uma lista de compra com os pedidos.  A professora também discorreu sobre o que já foi feito para a avaliação durante 2022 em relação à coordenação, à chefia, à secretaria, à criação do C.A. e à infraestrutura, especificamente, as salas  para Laboratório de Informática e para atendimento aos docentes e discentes pelos  coordenadores . Informou que em Janeiro de 2023 teve acesso à plataforma e-mec e  ao Formulário 1 da Avaliação (de 2019)  e que  descobriu então que o recredenciamento seria somente para o Curso de Composição.  Relata que  na época preencheu também o Formulário 2 para o referido curso. Informou que existem 3 códigos na plataforma emec para o curso de Bacharelado em Música da UnB, um para os instrumentos e canto, outro para o curso de composição e outro para o curso de regência. Ficou então decidido que seria elaborado um PPC somente para o curso de composição (que posteriormente foi aprovado em Colegiado) adequando os objetivos do curso, perfil de egresso e metodologia ao referido curso, esclarecendo também o caráter e natureza do Estágio Supervisionado no Bacharelado. Explicou os detalhes de como seria realizada a visita e as demandas documentais que o departamento deveria entregar ao MEC antes da avaliação. A professora Maria Cristina propôs a realização de uma reunião futura para dividir as tarefas para a visita. Como encaminhamento, o professor Paulo sugeriu que fosse realizada na semana seguinte.  11 - Marcação de reunião extraordinária no dia 04/04 às 16h sobre a visita in loco do MEC. Foi aprovada com 12 votos favoráveis e 1 abstenção. 12 – Responsáveis pelos PPCs de Musicologia (23106.137458/2022-54), Tecnologia Musical (23106.137460/2022-23) e Música Popular (23106.137461/2022-78) (relato: prof. Gisele Pires). A profa. esclareceu que, de acordo com o encaminhamento dado pelo colegiado em  2022 e considerando que os trâmites institucionais para criação de cursos e de reformulação de cursos são distintos, que além de encaminhar o PPC do Bacharelado atual com a reforma de 17 para 6 habilitações, a coordenação encaminharia também os  três PPCs para criação de três novas habilitações no curso de Bacharelado (Música Popular, Musicologia e Tecnoogia Musical). A profa. ressalta que a coordenação além das tarefas rotineiras da coordenação,  tem organizado a avaliação in loco para recredenciamento do curso, e está acompanhando o PPC relativo ao curso vigente,  que terá 6 habilitações. A profa. pede que esses três PPCs de novas habilitações tenham outras pessoas do NDE designadas para fazerem o acompanhamento no SEI desses processos e que esses designados trouxessem o andamento dos três processos ao NDE e Colegiado, visto que dois deles, Tecnologia Musical e Musicologia, já tiveram parecer emitido pelo Conselho do Ida e que as alterações solicitadas  devem ser feitas e encaminhadas.  Profa. Beatriz disse que já está dando andamento às solicitações do parecer do IdA  sobre o curso de Musicologia. O Prof. Paulo sugere os nome dos professores Carlos Eduardo, Bruno Mangueira além da professora Beatriz para acompanharem esses processos. A Prof. Gisele acrescentou que os números dos processos SEI já foram apresentados ao professores e que o curso de Música Popular era o único que ainda não tinha o parecer do Conselho do IdA. Foram sugeridos os seguintes nomes: Beatriz Duarte — Musicologia; Bruno Mangueira — Música Popular; Carlos Eduardo — Tecnologia Musical. O professor Bruno Mangueira informou que não conhecia o processo, e solicitou que o ponto fosse apreciado na próxima reunião, de maneira que pudesse tomar conhecimento do mesmo. O professor Paulo Marins definiu que os processos serão encaminhados aos professores indicados e que a questão seria votada na próxima reunião colegiada. 13 - Inclusão da disciplina Estágio Supervisionado em Violino na Estrutura Curricular dos cursos de Música, Licenciatura Diurno e Noturno. SEI 23106.033374/2023-23. Ficou para ser votada na reunião ordinária subsequente. 14 - Inclusão na Cadeia 1 do curso de Música, Bacharelado, Diurno e Noturno, dos componentes:  MUS0026 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 1 ; MUS0028 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 2; MUS0031 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 3; MUS0034 - INSTRUMENTO PRINCIPAL PIANO POPULAR 4.  SEI 23106.025649/2023-55. Ficou para ser votada na reunião ordinária subsequente. Não havendo mais pautas, o prof. Paulo Marins agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 18h15, encerrou a reunião, da qual eu, Jorge Lucas Costa Santiago, servidor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, lavrei a presente Ata, que, após lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música, prof. Paulo Roberto Affonso Marins.  


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Documento assinado eletronicamente por Jorge Lucas Costa Santiago, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 13/04/2023, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Affonso Marins, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 14/04/2023, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.005508/2023-16 SEI nº 9594526