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ATA DA QUADRIGENTÉSIMA DÉCIMA SÉTIMA (417ª) REUNIÃO ORDINÁRIA DE COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, realizada ao décimo quarto dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, às dezesseis horas, na sala de reunião do Teams, por videoconferência, com a presença dos professores: ANTENOR FERREIRA CORREA, BOJIN ILIEV NEDIALKOV, BRUNO ROSAS MANGUEIRA, DANIEL JUNQUEIRA TARQUINO, DELMARY VASCONCELOS DE ABREU, FLÁVIO SANTOS PEREIRA, GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA, HUGO LEONARDO RIBEIRO, JÉSSICA DE ALMEIDA, JOÃO PAULO MACHADO, MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO, MARIO LIMA BRASIL, NADIA VASSILEVA NEDIALKOVA, PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY,  SÉRGIO NOGUEIRA MENDES, SIMONE LACORTE RECOVA e VADIM DA COSTA ARSKY FILHO. Servidores: ALEXSANDRO DE SOUSA BANDEIRA e JORGE LUCAS COSTA SANTIAGO. Discente: LUCAS PINKE CAVALCANTE e PEDRO HENRIQUE SILVA DE ISRAEL.  Ausências justificadas dos professores: ALCIOMAR OLIVEIRA DOS SANTOS, ALESSANDRO BORGES CORDEIRO, ALEXEI ALVES DE QUEIROZ, FLÁVIA MOTOYAMA NARITA, FRANCINE KEMMER CERNEV, MARIA LUIZA MESTRINHO SYLVESTRE, RICARDO JOSE DOURADO FREIRE, RENATO DE VASCONCELOS, TATIANA OLIVIERI CATANZARO, ULIANA DIAS CAMPOS FERLIM.  O Chefe do MUS, prof. Paulo Marins, iniciou a reunião às 16h após atingido quórum mínimo de votações de 1/3 (11 membros) referente à composição do Colegiado, excetuando-se os membros afastados, licenciados ou em férias. 1 – Aprovação das Atas 101 (24/01/23), 416 (31/01/23) e 409 (09/09/2022) com alterações e retirada de pauta da ata da reunião 393 (25/08/2021). Pauta aprovada com 14 votos favoráveis e 1 abstenção. 2 – Aprovação do pedido de apreciação Mérito Universitário servidor Antônio Martins Neto. SEI 23106.010510/2023-15 (relato Alexsandro Bandeira). Explanou sobre a resolução 70/2021 do conselho universitário, que trata da outorga de títulos honoríficos. Em seguida, ressaltou os elogios e reconhecimento que o servidor Antônio Martins Neto recebeu dos membros do departamento de música para fundamentar o pedido. A pauta foi aprovada com unanimidade (17 votos).  3 – Aprovação do parecer de afastamento dos professores Nadia Vassileva Nedialkova e Bojin Iliev Nedialkov. SEI 23106.007711/2023-27; 23106.007366/2023-21 (relato Prof. Antenor Ferreira Correa). Explicou que, devido a semelhança dos processos, seria mais eficiente que fossem apreciados em conjunto. Explanou sobre as atividades ligadas a pesquisa cientifica que seriam realizadas por ambos, sobre a carga-horária e sobre a análise de conformidade com as normas realizada pela comissão de afastamento e a decorrente aprovação pela mesma. A professora Jéssica de Almeida informou que a comissão vai trabalhar em uma minuta de resolução para o próximo semestre com o objetivo de alinhar os critérios para os afastamentos e que futuramente ela seria discutida no conselho.  Após deliberação, os afastamentos foram aprovados com unanimidade (16 votos). 4 – Aprovação do edital de seleção simplificada de violão. SEI 23106.009156/2023-78 (relato Prof. Simone Lacorte). Explanou sobre os critérios a serem adotados no processo seletivo e sobre as provas que os candidatos terão que fazer. O professor Flávio Santos questionou sobre a possibilidade de fazer um processo com doutorado como requisito. A professora Simone informou sobre a quantidade limitada de profissionais com doutorado na área para fundamentar a exigência de mestrado no processo seletivo. O professor Pedro Henrique sugeriu as comissões dos processos seletivos se reunissem para discutir os critérios a serem adotados para a seleção dos candidatos nas diferentes especializações para uma maior padronização. Após deliberação, o edital foi aprovado com 19 votos favoráveis e 1 abstenção.  5 – Aprovação das sugestões para reunião no dia 21/03 para resposta da pesquisa com as Unidades Acadêmicas. SEI 23106.007194/2023-96 (relato Prof. Paulo Marins). Explicou do que se trata a pesquisa e projetou as perguntas. Em seguida, sugeriu a realização de uma reunião no dia 21/03 entre a chefia, representantes dos cursos de licenciatura, bacharelado, EAD, pós-graduação, um representante da secretaria e um representante do CA para responder o questionário. A pauta foi aprovada com unanimidade (18 votos). 6 – Informes. A) Chefia do MUS; Informou sobre: a necessidade de fazer os pedidos de reserva de equipamento com mais antecedência para o servidor responsável poder se organizar; a interdição do banheiro feminino do SG-4 devido a torneira quebrada; o procedimento adequado para remarcação de férias em situações emergenciais. B) Coordenação de Graduação (Bacharelado/ Licenciatura/ Licenciatura Noturna/ EAD); A professora Gisele Pires informou que a visita virtual in-loco do MEC para recredenciamento será realizada ao departamento nos dias 10 a 12 de maio. A professora Maria Cristina informou que a consolidação das notas e das monitorias deve ser realizada até o dia 25 de fevereiro. Pediu que os professores marcassem as apresentações e ensaios preferencialmente no horário da própria aula ou em horários em que não há aula, de modo a evitar que os alunos se retirem de outras aulas para participar. Solicitou que os outros professores a informassem sobre alunos que estão próximos a serem reprovados por falta para a coordenação acompanhar os casos. C) CAMUS; O aluno Lucas Pinke agradeceu pela flexibilização que impediu o desligamento de diversos alunos. Questionou a falta de segurança no departamento durante o período noturno, por ter apenas um vigia. Pediu mais organização no que tange o controle patrimonial dos materiais do estúdio. Sugeriu que os professores fizessem anúncios das apresentações com mais antecedência para os alunos não perderem as datas. Pediu que os professores considerassem o tempo de montagem e desmontagem dos equipamentos no momento de fazer a reserva do auditório para prática de conjunto. D) PPG-MUS; A professora Delmary pediu para os professores divulgarem o edital de seleção para o mestrado. Informou que houve aprovação, pelo DPG, do credenciamento da professora Jéssica de Almeida no quadro permanente e do professor Bojin Iliev no quadro colaborador. E) PROFARTES; Não houve informe. F) Extensão. Não houve informe. Não havendo mais pautas, o prof. Paulo Marins agradeceu a todos pela presença e, nada mais tendo a relatar, às 17h55, encerrou a reunião, da qual eu, Jorge Lucas Costa Santiago, servidor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, lavrei a presente Ata, que, após lida e aprovada, será subscrita por mim e pelo Chefe do Departamento de Música, prof. Paulo Roberto Affonso Marins. 


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Documento assinado eletronicamente por Jorge Lucas Costa Santiago, Assistente em Administração do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 13/04/2023, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Affonso Marins, Chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes, em 14/04/2023, às 09:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


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Referência: Processo nº 23106.005508/2023-16 SEI nº 9441566